quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Harmônicas Blumenau no 3° Desfile Oficial

Antes de mostrarmos as Harmônicas Blumenau em seu desfile, pela terceira vez na Rua XV de Novembro, vamos comentar um pouco sobre esta integração festiva, quase um ritual,  na principal rua da cidade - Desfile.

O desfile tem origem nas festas tradicionais e folguedos em algumas regiões da Alemanha e em outras  regiões de outros países da Europa (herança dos povos que viviam na região antes da chegada do cristianismo). Estes desfiles da cultura em foco não tem o mesmo perfil dos desfiles carnavalescos do Brasil, por exemplo. 

Em um primeiro momento, os desfiles destas regiões tem origem nos  rituais religiosos - pagãos, os quais posteriormente foram adotadas e assimilados nos festejos do cristianismo. Após algum tempo tornou uma prática sócio cultural comum  em todos os meios, abrangendo todas as "tribos" em torno de uma tradição, algumas vezes um pouco modificada e sem o verdadeiro conhecimento de sua História de origem pela grande maioria - que participa do desfile, ou mesmo, assistindo seu cortejo, como acontece aqui na cidade de Blumenau, quando se reportam ao Desfile Oficial do Oktoberfest  Blumenau.

Esta tradição não foi trazida pelos imigrantes alemães somente para o Brasil, mas também para os Estados Unidos, país que igualmente recebeu muitos imigrantes e  comprovadamente  é sabido ser a maior etnia naquele país. Geralmente são desfiles musicais, dançantes, com bandas, pessoas da comunidade com muitas flores e fitas.
Grupo Folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe - Oktoberfest 2012


Pretendemos fazer  uma pesquisa mais detalhada sobre o assunto.
É preciso repensar...Quando ouvimos ou lemos expressões como "carros alegóricos", fantasias, destaques, presentes na narrações do Desfile do Oktoberfest...Algo está destoando...

Falando em desfile, mais uma vez, o grupo cultural do C.C. 25 de Julho de Blumenau esteve presente no  Desfile Oficial da Rua  XV de Novembro, principal e tradicional rua da cidade de Blumenau.

Vamos olhar as imagens enviadas pela Cynthia...deste grupo do 25 assim carinhosamente conhecido - as Harmônicas, coordenado pelo Sr. Wilfried Volkmann. As Harmônicas é uma das atrações dos  Desfiles do Oktoberfest Blumenau.

Sr. Wilfried Volkamann sendo entrevistado

















Isto é C.C. 25 de Julho de Blumenau!


Neste Domingo...
Oktoberkeffee no seu salão principal...





Nenhum comentário: