sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Hitoshi Nakamichi - Folclorista do Blumenauer no Santa



Folclorista do grupo folclórico do C.C. 25 de Julho de Blumenau  - Blumenauer Volkstanzgruppe - Hitoshi Nakamichi foi o Personagem de uma matéria do Jornal de Santa Catarina - edição de hoje. 

Segue:


PERSONAGEM


Fritz de olhos puxados

Integrante do Grupo Folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe, Hitoshi Nakamichi se destaca no meio da alemãozada
No vai e vem na roda de Fritz e Fridas, ele passa quase despercebido. Um olhar mais atento e...ops! Tem um japa na roda de alemão! Há mais de 20 anos morando em Blumenau, o japonês Hitoshi Nakamichi faz parte desde 1995 do Grupo Folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe, do Centro Cultural 25 de Julho.
Não fosse pelos olhinhos puxados e pelo cabelo castanho escuro, Hitoshi se passaria por alemão. Na dança, não perde em nada para os Fritz do grupo. Apaixonado pela cultura germânica, estudou por mais de 10 anos a língua alemã. O problema está no português, que ainda teima em sair arranhado.
O professor de yoga, terapeuta e professor de japonês conta que é apaixonado por dança de salão. A vontade de participar do grupo surgiu quando viu uma apresentação num baile de aniversário do clube. Tímido, esperou quase dois anos para tomar coragem para perguntar se um japonês poderia fazer parte do grupo. O alívio veio quando o coordenador disse que as únicas exigências para entrar na dança germânica eram vontade e coordenação motora. Os dois itens o nipônico-blumenauense tinha, e ainda tem, de sobra.
Em 2008, Hitoshi teve de voltar ao Japão, após a morte do pai. Mas não aguentou de saudade da terra do chope e da dança trazida pelos imigrantes ao Vale do Itajaí. Voltou para continuar fazendo taco-ponta com os pés e roda de cá e lá durante a Oktoberfest.
– Isso é a minha paixão. Não tenho como viver sem – define o japonês mais blumenauense que a Oktoberfest já viu.

Foto: Patrik Rodrigues

Nenhum comentário: