quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Pessoas e a Ferrovia na região...


Fotografia dos idealizadores da EFSC publicada no Jornal de Santa Catarina JSC do dia 27 de setembro, terça feira. A EFSC foi a única ferrovia construída no Brasil com tecnologia alemã...


"Idealizadores e construtores da Estrada de Ferro de Santa Catarina, no início do século 20.
Sentados da esquerda para direita: Dr. Castilho, o engenheiro Musika, o alemão Werner, inspetor e auxiliar técnico Roepcke.
De pé, os técnicos Ludwig Muzika, Pfau, Gelbert, os engenheiro Hanz Meyer e Schwingt, Mike, Goldner, Schroeder, Otto Rohkohl, Wehlert e Otto Baumeier.
Sentados da esquerda para direita: Dr. Castilho, o engenheiro Musika, o alemão Werner, inspetor e auxiliar técnico Roepcke.
De pé, os técnicos Ludwig Muzika, Pfau, Gelbert, os engenheiro Hanz Meyer e Schwingt, Mike, Goldner, Schroeder, Otto Rohkohl, Wehlert e Otto Baumeier."





Manifestações e lembranças nas famílias diante de tão rica história. Depoimento do Sr. José Pfau ao ler o jornal JSC.

...Meu pai foi mecânico de trem na Estrada de Ferro, inclusive contava que fazia a manutenção do vapor Blumenau. Razão pela paixão por esta história do nosso trem. Meu vô Guilherme era funcionário da Rede, em São Francisco do Sul e foi transferido, com nove filhos, para Mafra. Meu pai era também atleta e jogava futebol pelo "Peri" de Mafra, que era o time dos ferroviários. O Dr. Antônio Vitorino Avila Filho, depois superintendente da EFSC, foi o padrinho de futebol e trouxe seu Osmênio Pfau para Blumenau, para jogar no Brasil e depois, no Palmeiras. De título ele tem, como "beque central", a medalha de campeão do Centenário. 
Sobre este técnico Pfau, acreditamos que seja irmão do vô Guilherme. (Veja o blog da familia Pfau) Um deles era Reynaldo Pfau - farmacêutico na Rua São Paulo, em Blumenau, próximo a fábrica de gaitas. Por outro lado, num site de localização de ruas, em São Paulo, temos um nome de rua dada a um cidadão de SC, de nome Pfau, que foi de profissão agrimensor. Pode ser ele. 

Zé Pfau


Muito bom receber os "ecos" diante de fatos e movimentações históricas de nossa região. Afinal, prosseguimos escrevendo seus capítulos no tempo presente a partir destes elos. Nosso agradecimento, pela manifestação Zé!

2 comentários:

Adalberto Day disse...

Angelina
Parabéns pela bela foto que também coloquei em meu blog, e como também a manifestação do José Geraldo reis Pfau, publcitário em Blumenau.
Recordar sobre nossa EFSC e tantas histórias é emocionante.
Abraços Adalberto Day cientista social e pesquisador da história

Centro Cultural 25 de Julho disse...

Oi amigo Adalberto...
Elos que nos ligam, ao longo da régua do tempo, também apresentada através de elos. Elos que nos possibilitam encontrar pessoas, personagens, no cenário da história presente, ligadas à pessoas, que viveram em outros tempos, outros cenários ...ou não?
A sequência é permanentemente escrita ou "escrita"...Estamos ligados com ou sem o noms consentimento.


Abraços da Equipe do Blog do C.C. 25 de Julho de Blumenau