sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Um pouco de História - Uma fotografia de 1962 no C.C. 25 de Julho Blumenau


Os amigos da ACCTB - Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau, nos solicitaram a história da fotografia abaixo. Consultando materiais enviados pelo Sr. Wilfried Volkmann e outros, extraídos da História do C.C. 25 de Porto Alegre, elaboramos, resumidamente, a história da fotografia abaixo.

Resolvemos colocar a síntese aqui na página do Blog...

Liederktanz cantando no Natal de 1962
Primeira sede do C.C. 25 de Julho

Curiosidade : O menino que olha para trás é o Sr. Valdir Stahnke,
filho do coralista do Liederkranz que completou 90 anos
no último dia 15 - Sr. Hercílio Stahnke que
por certo, já fazia parte do Coro Masculino Liederkranz

Um pouco de História...
Natal de 1962 e o Coro Masculino Liederkranz.

Logo após o término da Segunda Guerra Mundial, em Porto Alegre, foi organizada uma ação de ajuda humanitária denominada: Socorro à Europa Faminta – SEF, através da quais muitas contribuições - alimentos e roupas -  foram enviadas para a Alemanha.

Em 1954, o Centro Cultural 25 de julho de Porto Alegre recebeu uma carta do 1º. Presidente alemão da então República Federal da Alemanha - Theodor Heuss - expressando o seu agradecimento e de todo o povo alemão pela ajuda prestada através da SEF.

Esta iniciativa inspirou outros imigrantes alemães e descendentes, de outras regiões, a se organizarem, e a exemplo do C.C. 25 de Julho de Porto Alegre, e fundaram outros centros culturais, surgindo o "25"  nas mais variadas cidades do sul do Brasil.

Em Porto Alegre, participaram dessa ação humanitária, integrantes de diversos grupos corais da cidade. Entre eles estava o antigo Coro Masculino da Sociedade de Canto Eintracht de Porto Alegre”, fundado em 1881, que encerrou suas atividades em 1940 com o início da guerra.

Em 1950, os coralistas formaram um novo coral, o Coro Masculino 25 de Julho. Esse novo coral deu a partida para a fundação do Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre, que ocorreu em 1951.

Seguindo o exemplo do grupo de amigos de Porto Alegre, também em Blumenau, imigrantes alemães e descendentes se organizaram para fundar seu C.C. 25 de Julho. Segundo uma ata encontrada entre as antigas atas do centro cultural, o C.C. 25 de Julho de Blumenau foi fundado em 1º de maio de 1954 com a iniciativa de 27 pessoas.

Em 1959, foi construída uma pequena casa na Rua Victor Konder, sede onde foram organizadas eventos de Natal, Páscoa e bailes.

Primeira sede do C.C. 25 de Julho de Blumenau
Como no C.C. 25 de Porto Alegre, também em Blumenau, os imigrantes de alemães e descendentes de alemães tinham como hábitos, cantar em seus momentos de lazer, músicas do folclore alemão, como também hinos das igrejas, nas religiões: protestante e católico.
O Coro Masculino Liederkranz existe desde 1907, que se uniu ao Grupo Musical Germânia e ao Grupo de Teatro Frohsin, dando origem à Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes. Nesta época, sob a regência do maestro Heinz Geyer, foi criado, um grande coro misto, absorvendo o Coro Masculino Liederkranz, que por um tempo, não mais existiria.

25 anos após o "término" do Coro Masculino Liederkranz, um grupo de senhores procurou o C.C. 25 de Julho Blumenau, este com pouco tempo de fundação, para estudar a viabilidade de resgatá-lo. E assim aconteceu. Ressurgiu o
Coro Masculino Liederkranz no C.C. 25 de Julho Blumenau, com uma nova formação, em 1962.  Empenhados nesta tarefa, estavam os senhores: Franz Brack e Emílio Rossmark O primeiro maestro regente do Liederkranz, nesta nova fase, foi o Sr. Eugen Seelbach.



A fotografia é o registro da apresentação do Coro Masculino Liederkranz na primeira sede do C.C. 25 de Julho, natal de 1962, sob regência do Maestro Sr. Eugen Seelbach.
A História é fundamental para comprendermos
e assimilarmos o presente.

Nenhum comentário: