quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Tradição e História

Dois personagens -  em comum: a gaita.

Conhecemos e tivemos o prazer de conversar com o primeiro personagem, personagem anônimo da História de nossa cidade e sua esposa.
Casados há mais de 60 anos
Sr. Carlos Krueger, ex torneiro da  Estrada de Ferro Santa Catarina, filho de ex agente ferroviário. O ex ferroviário, ainda conta muitas histórias de uma Blumenau que não tivemos oportunidades de conhecer e os desafios que os descendentes de imigrantes enfrentaram nas primeiras décadas de história da cidade.
O que muito nos emocionou foi quando pegou sua velha companheira de música - a gaita e fez a melodia que aprendera com os antigos, com o mesmo vigor de outros tempos, mesmo com os dedos um pouco traídos pela idade.

Sr. Carlos Krueger reside no Bairro da Vila Nova desde que nasceu, na década de 20 do século passado, e acompanhou todas as transformações da cidade e principalmente, de seu bairro,  por mais de 8 décadas. 



O segundo personagem... Ao acaso, descobrimos este vídeo, revelando também o gosto pela música e a melodia da gaita, instrumento muito usado no folclore germânico. Sr. Germano Roberto Weise, coralista do Coro Misto, sócio do C.C. 25 de Julho e frequentador assíduo de todas as atividades culturais do centro cultural.





Personagens vivas  de nossa História e cultura!!

Para saber mais sobre gaitas e bandoneon acesse :
(Clicar sobre)Centro Cultural 25 de Julho: Um pouco de História - Bandoneon ...




Nenhum comentário: