quarta-feira, 20 de abril de 2011

Parte III - Landesjugend-Akkordeonorchester Bayern

e Coros do C.C. 25 de Julho Blumenau


Os coros do C.C. 25 de Julho fazem parte da História da Cidade de Blumenau. O Coro Masculino Liederkranz existe desde o ano de 1907 e o Coro Misto desde 1972.


Coro Masculino Liederkranz

Fundado em 1907 - o C.C. 25 de Julho Blumenau foi fundado em 1 de maio de 1954.
Como é possível o Coro Liederkranz existir a mais tempo que o C.C. 25 de Julho Blumenau?
Vamos conhecer um pouco sobre estes dois coros que tiveram uma participação especial na segunda parte do Concerto da Orquestra Juvenil de Acordeões da Bavária, no Teatro Carlos Gomes na noite do dia 17 de abril que passou.
De acordo com a pesquisa efetuada pela Sra. Renate Rossmark, os Gesangvereine (Corais) foram trazidos para à região, pelos primeiros imigrantes alemães, que tinham por hábito, cantar em seus momentos de lazer, músicas do folclores alemão, como também hinos das igrejas, nas religiões protestante e católico. Em 1907, foi fundado o Coro Masculino Liederkranz, iniciativa a partir do hábito destas primeiras pessoas.

No ano de 1937, o Coro Masculino se uniu ao Grupo Musical Germânia e ao Grupo de Teatro Frohsin, que deu origem à Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes (aniversariante que propiciou o momento para a vinda da Landesjugend-Akkordeonorchester Bayern). Nesta época, sob a regência do maestro Heinz Geyer, foi criado, um grande coro misto, absorvendo o Coro Masculino Liederkranz, que por um tempo, não mais existiria.

A alma do Liederkranz permaneceu e ficou viva.


25 anos após ao "término" do coro masculino, um grupo de senhores, que já haviam conversando sobre a possibilidade de resgatar o Coro Masculino Liederkranz, procuraram o C.C. 25 de Julho Blumenau. E assim aconteceu. Foi oficializado a nova formação do Coro Masculino Liederkranz no C.C. 25 de Julho Blumenau, através de uma iniciativa dos senhores Franz Brack e Emílio Rossmark e como primeiro maestro regente - Sr. Eugen Seelbach, em 1962.

Natal de 1962 - Primeira Sede



Liederkranz - 1976
 


  O Coro Masculino Liederkranz teve como regentes, após o Sr. Seelbach, os senhores: Heinz Geyer, Manferd Bubeck, Werner Arnold, Telmo Locatelli, Antônio Mueller, Franz Brack, Avelino Korbes, Erwin Knaesel e o atual regente, Sr. José Carlos Oechsler.

Natal 2010

Coro Misto

Em 1972, se inspirando na Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes, o então Maestro do Coro Masculino Liederkranz - Sr. Heinz Geyer, estimulou a formação do Coro Misto, também no C.C. 25 de Julho Blumenau. A idéia teve a adesão imediata de alguns casais e principalmente do Sr. Manfred Bubeck e da pianista Íris Ramers que assumiram a regência e o acompanhamento musical respectivamente.
Em outubro de 1972, com 17 cantores, foi formalizado o início do Coro Misto do C.C. 25 de Julho Blumenau.


No ano seguinte, junto com o Coro Masculino Liederkranz, e o apoio do C.C. 25 de Julho, o Coro Misto (Já com 30 cantores) organizou o Encontro Internacional, evento que se repetiu em 1975, 1977, 1979 e 1981.

Os regentes do Coro Misto do C. C. 25 de Julho Blumenau, além do Sr. Bubeck foram os senhores: Sergio Westrupp, Acácio Santana, Sérgio Westrupp e o atual regente, Sr.José Carlos Oechsler.







Estamos providenciando a lista dos nomes dos cantores, dos dois coros do C.C. 25 de Julho Blumenau - Misto e Liederkranz, para efetuar o registro, aqui no Blog do C.C. 25 de Julho, de suas participações no Concerto da Landesjugend-Akkordeonorchester Bayern, parte das comemorações da fudação de 150 anos de fundação da Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes.
Estes nomes fazem parte desta história.

Algumas imagens destes momentos.

Foto de Aneliese Schwertl
Foto de Aneliese Schwertl



Os regentes da noite no final do espetáculo



Landesjugend-Akkordeonorchester Bayern presenteando a
Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes com dois exemplares
  de acordeon Hohne
 






Após o concerto, os cantores e músicos, jantaram no salão nobre do Teatro Carlos Gomes, para terminar a noite em uma grande confraternização.











Isto é C.C. 25 de Julho Blumenau!

Dados Históricos, gentilmente enviados pelo Sr. Wilfried Volkmann que escreve um livro sobre a História do C.C. 25 de Julho Blumenau e também, enviados pela Srta Cynthia Emmendoefer.
Nossa gratidão!

Abraços da Equipe do Blog do C.C. 25 de Julho!

Nenhum comentário: