sexta-feira, 15 de abril de 2011

A Ferrovia no Vale do Itajaí

Na noite do dia 12 de abril último, foi apresentado o livro - A Ferrovia no Vale do Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Florianópolis.
O livro é o resultado de uma pesquisa de 10 anos efetuada pela Arq. Angelina Wittmann - participante da Comissão Pró Ferrovias no Vale do Itajaí e sócia, integrante de grupos culturais do C.C. 25 de Julho Blumenau.

Presentes no evento festivo estiveram, entre  representações políticas da região: o Vice Presidente e coralista do C.C. 25 de Julho Blumenau, Sr. Rolf Haas e sua esposa e  coordenadora da Dança Sênior 25 de Julho -  Sra. Herta Haas.


Sr. Wilson Wan Dall - Conselheiro do Tribunal de Contas  do Estado
de Santa Catarina, Sra. Herta Haas, Sr. Rolf Haas e  Sra. Angelina Wittmann

Deputado Estadual e Ex prefeito - cidade de Rio do Sul - Sr. Jailson Lima


Deputado Estadual -  cidade do Rio do Sul  - Sr. Jorge Teixeira















A boa música de nossa região esteve presente na noite de Florianópolis...


Sr. Ingo - Bandoneon e Sr. Rubens - Baixo e vocal
 Um dos principais objetivos do evento foi criar um contexto para oportunizar e fortalecer o diálogo sobre o projeto ferroviário, sua importância e o comprometimento do Estado de Santa Catarina  em direcionar suas ações  para o tema ferroviário, em sua pauta de transportes.  O tema ferroviário já é um fato concreto e prioritário em estados vizinhos, como Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul.

A Ferrovia da Integração, em  projeto, já é uma realidade e tem total apoio destes estados, sendo que o Estado de Santa Catarina está um pouco lento em suas ações.
É importante que os direcionamentos políticos e econômicos estaduais foquem, igualmente, a efetivação das trechos ferroviários: Litorânea (Três estados envolvidos: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e  Ferrovia do Frango .

Clicar para ampliar













Sr. Eldon Jung - Presidente da Comissão Pró Ferrovias -  na Assembléia
Legislativa do Estado de Santa Catarina , início do mês de abril último no ato 
da   apresentação da Frente  Parlamentar das Ferrovias no estado.

É preciso comprometimento e ação com consciência!

Última viagem do trem na EFSC em 1971 - Estação de Indaial
A Ferrovia é uma solução real para o conturbado trânsito de nossas cidades no Vale do Itajaí. Aproximadamente 100 anos após a sua efetivação em nossa região - Estrada de Ferro Santa Catarina, podemos  adotar o modal ferroviário, sem que haja sua paralização, algumas décadas após a sua inauguração, como aconteceu em nossa região.

Embarquemos neste trem!!





Nenhum comentário: