terça-feira, 5 de abril de 2011

Die Tanzelmusi - grupo musical do C.C. 25 de Julho

Atualmente existem cinco grupos culturais no C.C. 25 de Julho Blumenau:
Coro Masculino Liederkranz;
Coro Misto;
Dança Sênior 25 de Julho;
Grupo folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe;
Grupo de Harmônicas Blumenau.


Isto era até Hoje! Daqui para diante, podemos afirmar que o C.C. 25 de Julho Blumenau tem seis grupos culturais.

Temos o grande prazer e alegria de apresentar aos amigos e sócios do C.C. 25 de Julho, o sexto grupo cultural: o grupo musical Die Tanzelmusi.

Sra. Roswhita Ziel e Sr. Stefan Ziel
O Die Tanzelmusi já participou de atividades do C.C.25 de Julho, somente não havia sido batizado.
Sr. Stefan Ziel, líder do grupo, explica que o principal objetivo do trabalho é resgatar a sonoridade original da música tradicional germânica. O repertório é composto por músicas originais do sul da Alemanha e da Áustria pouco conhecidas no Brasil, por não dizer, inéditas. Geralmente, são canções com características para aproveitamento na dança folclórica germânica.
 A Volksmusik (música popular da raiz alemã) foi a base para a inspiração de compositores clássicos conhecidos, como: Mozart, Schubert, Brahms, Strauss e muitos outros. Segundo Sr. Ziel, a Volksmusik é preservada com muito zelo no sul da Alemanha e na Áustria.


Os grandes responsáveis pela  intermediação e divulgação destas melodias geralmente, eram os organistas e professores escolares, que apresentavam a música através de suas partituras, que até então, somente eram feitas de maneira empírica, ou seja, informalmente, na tradição oral de geração em geração.
No século XIX, este estilo começou a ser pesquisado academicamente. As músicas foram estudadas e classificadas e muitos foram os pesquisadores, até mesmo, membros da família real. Citamos, entre alguns: M. Ziska e J.M. Schottky, e pesquisadores das casas reais: os Herzog Max Joseph na Bavária e Herzog Johann na Áustria.
Este movimento se consolidou no início do século XX, com coleções de Anton Anderluh, Walter Deutsch, Karl Horak e do famoso Paul Kiem.


Também aqui, na região de Blumenau, os cantos e as melodias da Volksmusik estiveram presentes até meados do século XX. Relembramos que os primeiros imigrantes alemães chegaram à região na metade do século XIX.
Músicos imigrantes e descendentes alemães, no
Alto Vale do Itajaí
 Atualmente, aqui na região, poucas pessoas sabem cantar e tocar estas canções.
Diante deste fato, o Sr. Ziel lamenta e diz:

 “É um patrimônio que infelizmente está se perdendo no tempo e ainda não foi alvo, para tema de pesquisas - até meados do século XX. Poucas pessoas idosas hoje ainda sabem cantar as melodias. Um patrimônio que infelizmente esta se perdendo no tempo”.


Sr. Ziel explica que a mistura da música popular (principalmente jazz e rock) com a Volksmusik formou a base do estilo “música típica alemã” atual (conhecida como Volkstümliche Musik), ofuscando as primeiras expressões do verdadeiro folclore alemão.
Esta ausência, fez com que o grupo folclórico do C.C. 25 de JulhoBlumenauer Volkstanzgruppe viesse a desenvolver um trabalho de Volksmusik, para acompanhar suas danças. Este esforço culminou na realização de três edições da Volkstanzfest, que nada mais é, do que o encontro de vários grupos de músicos amadores com grupos folclóricos que passam uma tarde dançando, tocando, cantando e ouvindo Volksmusik- um sarau musical.

Die Tanzelmusi em Julho de 2010 no C.C. 25 de Julho Blumenau, durante a III Volkstanzfest.



Durante a aplicação do projeto “Dançando na Praça”, houve uma consolidação do novo grupo musical, agora batizado como Die Tanzelmusi, cuja tradução para o português significa:
 “A música para dançar”.


Composição do Die Tanzelmusi:
Stefan Ziel - Tuba / Flauta / Canto
Beethoven Marques Jr. - Violino
Joel Luciano Hass - Clarinete
Arildo Borck - Trompete
Fabio Espig - Trompete
Jair Hass - Bombardino
Wilson Schaade – Harmônica

Beethoven Marques Jr. e Sr. Ziel na Praça Dr. Blumenau



















Sr. Schaade e Harmônica


Registremos esta data: abril de 2011, mês que apresentamos o Die Tanzelmusi – grupo musical do C.C. 25 de Julho.
Com ações isoladas de pessoas com iniciativas, focadas na preservação cultural e na sua manutenção no grande grupo, nos é possível e permitido experenciar e perceber as pequenas diferenças dentro das frações históricas  da grande linha do tempo! 

Sucesso Die Tanzelmusi!





Um comentário:

Dieter Berner disse...

Parabéns aos seus integrantes por mais um belíssimo grupo cultural, que pela qualidade de seus integrantes, já nasce grande. Este gesto só faz engrandecer e enriquecer a cultura em nosso meio. O trabalho desempenhado pelo Sr. Stefan Ziel em muito contribui pela qualidade e fidelidade das tradições germânicas em nossa cidade. Precisamos valorizar.