segunda-feira, 7 de março de 2011

O Oktoberfest na passarela Nego Quirido – Carnaval de Florianópolis

Culturas interagindo e nossas percepções...



Carro Harmônicas Blumenau - C.C. 25 de Julho
em seu segundo desfile na rua XV de Novembro

Rua XV de Novembro - Desfile Oktoberfest Blumenau 2010
Desfile na XV de Novembro - 2010



Rua das Palmeiras - Stadtplatz - Antes do desfile



















Estivemos, como já postamos aqui no Blog do C.C. 25 de Julho, no desfile das Escolas de Samba da capital de Santa Catarina - Florianópolis - 2011. Participamos do desfile da escola que homenageou o Oktoberfest de Blumenau - Protegidos da Princesa - Ala do Chopp em Metro.



















Aguardamos, fora da “Arena”, juntamente com os demais integrantes da escola, o momento do início do desfile. A Protegidos da Princesa foi a terceira escola a desfilar.
Observamos, que o cenário do desfile, a passarela, foi isolado, daqueles que aguardavam para desfilar. O isolamento era feito por grandes painéis que bloqueavam o acesso físico e o, visual do que acontecia na Passarela Nego Quirido (Negro Querido). Os membros das escolas, pessoas das inúmeras comunidades que fazem a manutenção cultural durante o ano, na cidade – pessoas de importância vital na realização desta festa, convidados e mesmo clientes que adquirem o direito de desfilar mediante pagamento, tinham seu acesso impedido ao interior do "cercado", local onde existia uma infraestrutura. As pessoas que faziam o carnaval adentravam neste espaço, quando estavam desfilando, e assim mesmo, somente de passagem ou então, pagando.
Passarela Nego Quirido
 
Toda a comunidade aguardava fora desta arena, sem direito a água, banheiros e locais para depositar o lixo, durante toda a madrugada, até o momento de seu desfile.

Protegidos da Princesa - Foto de Alvarélio Kurusso - Clic RBS
Aguardamos em torno de 4 horas. Fomos a um dos portões que acessava o “mundo encantado”, perguntar onde existia um banheiro. Tivemos como retorno, olhares surpresos diante de nossa “ousadia”! As pessoas que guardavam a entrada para impedir qualquer tentativa de “invasão” por algum membro da comunidade, que tentasse adentrar o local, onde visitantes pagantes estavam para assistir o espetáculo nos responderam com risos contidos: “Procurem um matinho”! Nesta altura das horas, não desistimos de encontrar o almejado banheiro e em um momento nos informaram que existiam banheiros químicos, no início da concentração, em torno de 5 banheiros para todas as pessoas que entrariam na avenida - eram 2:30h da madrugada. Chegando lá, encontramos filas e já sentíamos o odor, resultado do uso contínuo dos mesmos sem a limpeza necessária. Não comentaremos o que vimos, após o uso de um dos banheiros, por respeito aos leitores.
A organização interna de cada uma das escolas era maravilhosa – existia um planejamento visível. As pessoas tinham um brilho no olhar, mesmo diante de estrutura precária que lhes destinavam. Não davam conta que a festa era eles que faziam, para uma elite pagante. Eram os atores principais!
As Estrelas.

Coliseu - Roma
Lembramos, e a comparação foi inevitável, do grande Coliseu de Roma, onde a elite do Grande Império assistia as lutas entre os condenados - gladiadores, que lutavam por suas vidas. No carnaval, igualmente, são pessoas simples das comunidades que mantém viva sua cultura e que lutam, igualmente, por suas vidas, no dia à dia. No carnaval, dão sua vida ao "mundo encantado", no qual é acessível somente àqueles que podem pagar.
Percebemos que durante o desfile, alguns até se digladiavam pelo pseudo holofote, momentâneo, diante da oportunidade, de um retorno melhor à sua condição diária dentro da sociedade.

Foi uma experiência diferente!

Quanto ao samba enredo da escola de samba - "Ein Prosit" Oktoberfest - Cerveja, o pão líquido dos deuses, samba da escola na qual participamos (Ala do Chopp em Metro), sentimos, que não houve clareza e ousadia para mostrar e enfocar determinados elementos da grande festa de Blumenau.


Clicar para ampliar - Camisa da Escola de Samba
 A cidade de Blumenau não é tão distante assim da capital de Santa Catarina (140km). Poderia-se ter sido mais explorado a presença viva de personagens reais da Oktoberfest Blumenau, ou seus famíliares mediante suas ausências.
Sr. Antônio Pedro Nunes - Idealizador da Oktoberfest Blumenau
Sangria do primeiro barril de chopp no primeiro Oktoberfest - 1984


Vovô e Vovó Chopão

O resultado do enredo no desfile, em nossa opinião, foi algo, um pouco “aguado”, sem maior profundidade e sem muito compremetimento com o tema principal do samba enredo - a cerveja, que em nossa opinião, não deveria ter espaço, mas sim o chopp.

Clicar para ampliar - Samba Enredo

Agradecemos a oportunidade e esclarecemos, que o objetivo dos comentários é contribuir, para que, as interações culturais primam pela melhoria, principalmente, no que tange o ser humano em suas interações sociais dentro do espaço físico democrático.



Ein Prosit!


Postado por Angelina Wittmann


Um comentário:

Anônimo disse...

mulher demente. querida aqui é Brasil e não Alemanha. você não é alemã vc é brasileira e latina. você só é descdente de alemães. e talvez só da parte do seu pai ou da sua mãe. vamos ver se a Alemanha que tanto vc venera aceitaria você ir morar lá. rs. e tem uma grande chance de vc ser descdente de retirantes e ou foragidos da alemanha.