terça-feira, 16 de novembro de 2010

Como se comemora o aniversário entre os integrantes do grupo folclórico.

Os integrantes do grupo folclórico do C.C. 25 de Julho, Blumenauer Volksdanzgruppe, tem uma maneira tradicional e peculiar de comemorar os aniversários de seus integrantes, entre si.
É uma prática que foi inspirada nos grupos floclóricos que atuam na Alemanha e Áustria e com os quais Blumenauer Volksdanzgruppe tem intercâmbio cultural e alguns dos quais, foram visitados pela Coordenadora do grupo folclórico do C.C. 25 de Julho, Sra Roswitha e pelo Sr. Stefan Ziel, ainda neste semestre. 
No ensaio do último domingo, dia 14 de Novembro, houve um aniversário e foi feito um pequeno filme com a aniversariante.

A comemoração assim procede: O aniversariante ou a aniversarinte, escolhe um dos amigos(as) para iniciar a dança de uma valsa, tocada pelo músico: Sr Wilson. A dança será feita com todos os colegas, moços ou moças dependendo do aniversariante. Se for uma moça, dançará com todos os moços e se for uma moça, dançará com todas as moços. Em cada um intervalo de tempo, um dos participantes da roda, interrompe e continua a valsar com o(a) aniversariante. No final da valsa, o (a) aniversariante é ovacionado, e elevado em uma cadeira...sob os aplausos de todos, quando  é cantado o tradicional "Parabéns..."

E não tem como "escapar". Presenciamos uma comemoração no  domingo, após o ensaio.


O ritual da comemoração tem como objetivo trazer bons ares, sorte e felicidades ao  amigo(a) que aniversaria.
Após este momento de integração, geralmente, após o ensaio, é marcado uma hora em outro momento, onde todos visitarão o(a) aniversariante em sua residência, levando "comes e bebes" e confretarnizando, também com a família.





Estes momentos fazem com que o grupo tenha muito mais sintonia e amizade, refletindo isto, de maneira positiva, na sincronia dos passos de danças no grande conjunto.



Isto é C.C. 25 de Julho!




Postado por Angelina Wittmann


Nenhum comentário: