sábado, 5 de outubro de 2013

Lilian e Evandro - uma História












Hoje - dia 5 de outubro - é um dia especial para Lilian Müller, Evandro Nardelli e seus amigos e familiares.
Lilian e Evandro são coralistas do Coro Misto do C.C. 25 de Julho de Blumenau e estarão se casando hoje na tarde de hoje, às 17:00h.

O casal idealizou seu casamento, como se faz em algumas regiões da Baviera, onde o traje usado pelos noivos e convidados é o legítimo traje bávaro. E assim será. Alertaram os seus convidados, aos que quiserem, poderão estar  trajados na cerimônia e festa, sem medo de errar. Muitos de seus convidados, e mesmo testemunhas, são da Baviera e já se encontram em Blumenau para o enlace.

O noivo, contando um pouco da história do casal, explica que o nome é de sua família italiana - Nerdelli, descendência que junto com os alemães, ajudaram a construir Blumenau dos primeiros tempos, é o nome da família de seu pai é da terceira geração, nascida no Brasil. Italianos e alemães conviviam e praticavam suas respectivas culturas com respeito mútuo como se faz atualmente em alguns segmentos e centros culturais de atividade alemãs e italianas na cidade de Blumenau.

Conhecendo a História dos noivos...

Nas casa dos Nardelli´s, explica Evandro, falando de sua mãe e de seu pai...Seu pai, tinha o hábito de acordar cedo e tomar café ouvindo músicas do programa "Alemanha Musical" na antiga rádio União FM, hoje Antena 1. Sua mãe, que falava alemão, explicava a letra das músicas ao seu pai. Relações muito comuns dentro da história de Blumenau, onde aconteciam casamento entre filhos e descendentes das duas nacionalidades.

Lilian falava o idioma alemão que aprendera na casa dos pais. Estudou música no teatro Carlos Gomes. Participou do culto infantil na mesma igreja que irá se casar hoje - Igreja Luterana da Paz.

Evandro foi um dos primeiros integrantes do Grupo Folclórico Alemão, da FIC de Indaial até o ano de 1995. Com seu grupo, se apresentou em um dos pavilhões da Oktoberfest Blumenau no mesmo ano que se apresentou a banda Die Odenwälder. Guarda com carinho, o caneco de chope da Oktoberfest Blumenau deste ano. Mesmo gostando muito da festa, entre os amigos, não tem muito hábito de beber cerveja. Mas, explica Evando, a medida do copo servia bem para encher de café com leite e comer as tradicionais cucas de farofa, nata, banana e doces de polvilho ou docinhos de Natal (tudo em quilo)...

Quando tinha 19 anos se alistou no serviço militar - Aeronáutica, em Curitiba-PR. em Curitiba participou do Grupo Folclórico Alte Heimat. Mais tarde participou do Grupo Folclórico do Clube Concórdia, com o qual participou de inúmeras apresentações até o ano de 2007.

Na mesma época, explica Evandro, a Lilian participava dos cultos na igreja luterana do bairro da Velha, onde o pai era o organista até pouco tempo. O Sr. Osmar Muller tocou o órgão da igreja durante 45 anos. Seguindo o gosto pela música e ter tido estudado música, Lilian ingressou no coral da igreja e em 2010, no Coro Misto do C.C. 25 de Julho de Blumenau, onde fez muitos amigos continua a cantar até hoje.

Evandro conta que um concurso trouxe a oportunidade de trabalho e ele foi transferido para trabalhar no Sul do Chile, onde trabalhou de junho de 2007 até março de 2009. Evandro conta..."onde entre árvores centenárias e montanhas com neve, também havia algum traço da cultura alemã, na cidade de Valdívia. Com uma bicicleta e muita vontade de conhecer a região, visitou as pequenas cidades próximas e a cordilheira, onde vilarejos, o povo simples e as construções em madeira lembravam aquelas imagens de calendários ou capas de discos de bandas europeias.".

Lili, continua contando Evandro, após sair da confecção, na qual trabalhou por 15 anos, construiu uma pequena casa de madeira ao lado da casa dos pais e viajou para Europa. Visitou a Alemanha e amigos de deste os tempos da adolescência.

Em 2010, quando retornou para trabalhar em Blumenau, Evandro ingressou no Grupo folclórico Grünes Tal. e reencontrou amigos de outros tempos conhecidas nos bailes típicos germânicos, nos Clubes de Caça e Tiro e festas, como: Festa Pomerana, Sommerfest e a Oktoberfest.


" Foi nesse meio, onde antigos amigos e muitas pessoas que estão envolvidas de uma ou de outra maneira com essa tradição acabaram formando um grupo que através de encontros programados se reúne e se organiza para manter alguns hábitos e lembrar alguns costumes de seus antepassados."

Lilian e Evandro se encontraram em 2011, neste grupo de amigos de gosto comum pela tradição e cultura germânicas. ..."O namoro veio depois de um tempo, graças ao empurrãozinho de um bondoso coração da madrinha Luciana que disse: “Olha ela é uma boa moça... Ele um bom rapaz e vocês têm tanta coisa em comum que nem imaginam...” E foi num baile tradicional, onde dançaram juntos e depois de uns dias começaram a namorar." Evandro.

Evandro diz...
..."Pensando no casamento tradicional do Sul da Alemanha, onde os noivos usam trajes típicos e na existência de muitos elementos simples da vida no campo, lembrando nossos pais e avós, decidimos optar por relacionar estes elementos sem deixar de lado o respeito, a consideração e a religiosidade deste acontecimento.
Pedimos autorização ao pastor e faremos um casamento pouco convencional para os dias de hoje.
Iremos casar trajados tipicamente e quase a totalidade do que se verá na decoração, foi idealizado por nós e confeccionado junto com os amigos próximos, padrinhos e madrinhas. Horas e horas desenhando e recortando papéis para elucidar convites, depois os enfeites, as forminhas de brigadeiros, os detalhes das mesas, como seriam e como poderiam ficar organizados os corais na igreja... Serão 3 corais que cantarão músicas religiosas e antigas canções alemãs. A grande maioria dos convidados deverá vir com traje típico."
Dois, dos 3 coros, que irão cantar no casamento de Lilian e Evandro, são: Coro Masculino Liederkranz e o Coro Misto, do qual os dois são coralistas. Evando, neste ano de 2013, trazido pelas mãos de Lilian, começou e já está muito bem integrado, no Coro Misto do C.C. 25 de Julho de Blumenau.


Tomamos emprestadas algumas imagens do seu álbum de casamento, que já vem sendo feito há algum tempo para ilustrar este momento de amor, aqui no Blog do C.C. 25 de Julho de Blumenau.

















Ao longo desta semana, buscaremos em nossos arquivos, registros do casal dentro das atividades do C.C. 25 de Julho de Blumenau, para sua História.

Desejamos ao lindo casal, um lar cheio de amor, com a certeza de estar nascendo um linda família. Felicidades aos dois e à sua família, através dos filhos e filhos de seus filhos, que possam nascer desta união baseada no amor.



 Felicidades e um abraço carinhoso aos noivos...
Equipe.




2 comentários:

Unknown disse...

Querida Angelina. Só somos felizes porque Deus nos uniu e nos aproximou de pessoas tão especiais como você e tantas outras. A festa é uma comemoração pela amizade, lealdade, compromisso e respeito, que se confirmam no amor que nos transforma. Sementes de felicidade!!!! Obrigado a todos que fazem parte dessa história.

Angelina Wittmann disse...

Foi um momento mágico e especial, sentido por todos os sentidos, que possuimos. Um momento atemporal, que permanecerá para sempre na memória de quem esteve presente. Por um segundo sentimos que a ternura entre os noivos é algo que servirá de luz para muitos que têm a sorte e o prazer em tê-los na companhia e em momentos do cotidiano. Serão Felizes, pois a base desta união é o amor, sem dúvida, pautado no respeito e na doação. Agradecemos pela oportunidade de testemunhar e participar. Aquece o coração. Abraços.