quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Dia da Língua Alemã em Blumenau - Dia da Unidade Alemã na Alemanha - Tag der deutschen Einheit


Hoje, dia 3 de outubro, é o dia que é comemorado dia da língua alemã, no Brasil. Língua - um dos elementos que mantem viva a tradição e a cultura que são praticadas distante da Alemanha, na cidade e região, país de onde veio, e ainda vem, muitos imigrantes.
Nesta mesma data, dia 3 de outubro, na Alemanha, é comorada  a data da Unidade Alemã - a reunificação das duas Alemanhas - Ocidental e Oriental - que aconteceu no dia 3 de outubro de 1990, reflexo da queda do Muro de Berlim que aconteceu no dia 9 de novembro de 1989

A data de  9 de novembro poderia ter sido a data escolhida para comemorar este processo de Reunificação das Alemanhas, na qual também é comemorado o aniversário da Proclamação da República da Alemanha, que aconteceu em 1918. Mas houve controvérsias. Em 1923, nesta mesma data, aconteceu  a tentativa de Golpe de Estado, por Adolf Hitler e também é o aniversário do primeiro pogrom nazista contra os judeus conhecida "Noite dos Cristais", em 1938. Por conta disto, decidiu-se que não era uma data apropriada para o  feriado nacional, definindo que este feriado - da Reunificação das Alemanhas seria comemorado, então, de maneira definitiva, no dia 3 de outubro.

Antes da Reunificação da Alemanha Oriental com a Alemanha Ocidental, o Dia da Unidade - Tag der deutschen Einheit, na Alemanha Oriental, era comemorado no dia 17 de junho, em homenagem a frustrada Revolta de 1953 contra o Stanilismo.


Após a queda do Muro de Berlim e inúmeros empasses, ficou então definido que a a comemoração da reunificação da Alemanha - Deutsche Wiedervereinigung - aconteceria no dia 3 de outubro. Na Alemanha, a data  é conhecido como Deutsche Wiedervereinigung - data, na qual comemora-se a incorporação do território da antiga República Democrática Alemã (RDA) à República Federal da Alemanha (RFA).

Em 18 de março de 1990 aconteceu as primeiras eleições livres na RDA - Alemanha Oriental. Em 31 de agosto, do mesmo ano,  é assinado o Tratado de Unificação. Em 12 de setembro, os 4 países: Estados Unidos, França, Reino Unido e União Soviética assinam o Tratado Dois mais Quatro, outorgando a independência plena do Estado Alemão unificado.
O novo estado da Alemanha Unificada continuou a fazer parte da Comunidade Européia, mais tarde, denominada, União Européia. A expressão "Reunificação" é usado para identificar todo este processo, diferentemente da formação do estado alemão, em 1871

Para saber mais sobre 1871 - clicar sobre: 
Um pouco de História - A Unificação da Alemanha
Um pouco de História...Império Alemão



Em Blumenau, no dia 03 de outubro de 2012 passou a ser comemorado o dia da Língua Alemã. O principal objetivo, foi de resgatar parte da história de Blumenau, além de estimular a reflexão e o intercâmbio de idéias sobre o idioma e no idioma, que faz parte da cultura local. A partir de 2012, a data passaria a ser comemorada e assim será durante todos os anos, sempre no dia 3 de outubro. Por exemplo, hoje está acontecendo apresentações culturais,  relacionados a data, na FURB, promovido alunos da Licenciatura em Alemão - parte do Programa do Comitê Alemanha + Brasil.

De acordo com o Verein Deutsche Sprache, o Dia da Língua Alemã tem como objetivo:
  • Dar publicidade para o uso da língua alemã de boa qualidade e compreensão falada e escrita;
  • Lembrar a igualdade entre todas as línguas;
  • Criar uma conexão de parceria entre todos os amigos da língua alemã tanto na Alemanha quanto também no exterior;
  • Estimular uma vez por ano a reflexão e o intercambio de idéias pessoal e público sobre a língua alemã.
Hoje, também no dia 3 de outubro, inicia o 30° Oktoberfest Blumenau, com a participação do Coro Masculino Liederkranz e Grupo de Harmônicas Blumenau. 


Isto é C.C. 25 de Julho de Blumenau.


Nenhum comentário: