sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Apresentação do Blumenauer Schuhplattler - Hoje

Mais um Grupo Cultural do C. C. 25 de Julho de Blumenau se materializa. O novo grupo será apresentado hoje no 30° Oktoberfest de Blumenau - Blumenauer Schuhplattler - Ao meio dia estarão, ao vivo, no Jornal do almoço da RBS TV.

Em 2010, a Equipe do Site/Blog do C.C. 25 de Julho de Blumenau ouviu falar sobre o Schuhplattler. Resolvemos pesquisar sobre o tema. Você que ainda não leu, poderá ler ou mesmo, se já leu e quiser reler, basta clicar sobre: Um pouco de História...Schuhplattler.
O Schuhplattler pode ser a dança mais antiga praticada na Europa. Sua origem remonta ao período Neolítico (3.000 AC), onde a execução de sapateado nas danças dos ilíricos e celtas possuía um valor religioso.E assim, como explica a leitura, teve algumas mudanças na essência e no sentido, mas a coreografia da dança permaneceu quase a mesma, até os dias atuais.

Em 2011, um grupo de Schuhplatter - Original Altenberger Schuhplattler da Áustria esteve em Blumenau e participou do Oktoberfest - com algumas apresentações, também em outros espaços da cidade. Os dançarinos do Plattler austríaco foram hóspedes de folcloristas do Grupo Folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe e com o grupo do centro cultural, organizaram um Workshop de Plattler convidando  os interessados da cidade.

Momentos do Altenberger Schuhplattler em Blumenau

Grupo de Plattler convidado do Blumenauer Volkstanzgruppe no Oktoberfest de  Blumenau 2011


Sr. Stefan Ziel (camisa branca) do Blumenauer Volkstanzgruppe e
 do Die Tanzlmusi acompanha o grupo na cidade de Blumenau




Também, o grupo dançou na Praça Dr. Blumenau, no  centro da cidade de Blumenau.





Também coordenaram o Plattler Woekshop no C.C. 25 de Julho de Blumenau.

No dia 14 de outubro de 2011, no salão principal do C.C. 25 de Julho de Blumenau,  aconteceu o Wokshop de Schuhplattler
Sr. Stefan Ziel e Sr. Harald Pühringer coordenaram as trabalhos.
 
Sr. Stefan Ziel e Sr. Harald Pühringer




Sr.Michael Landl mostrando a sequência da dança aos folcloristas
Após este intercâmbio e de conhecer o Shuhplattler do Original da Áustria, um grupo de jovens do Grupo Folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe, e outros que também se interessaram, sentiram curiosidade pela técnica da dança, atualmente conhecida na Áustria e no Sul da Alemanha e tiveram a iniciativa de buscar mais detalhes e até mesmo ensaiar passos do sapateado.
Em junho de 2012, movidos pelo vontade de dançar o Schuhplattler iniciaram os ensaios e batizaram o novo grupo de Blumenauer Schuhplattler. É formado exclusivamente por rapazes e é  mais um grupo cultural do C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Parte do novo grupo, esteve, junto com o Blumenauer Volkstanzgruppe e Die Tanzelmusi, neste mês de julho último, retribuindo  a visita ao grupo Original Schuhplattler da Áustria.
Coincidentemente, esteve visitando o C.C. 25 de Julho de Blumenau e o ensaio do grupo de Plattler - Der Dritte Präsindent  Republik Österreich ou o Terceiro Presidente do Parlamento da Áustria - Sr. Martin Grafno dia  9 de agosto. 
Registros Históricos
Sr. Asperl - seu assessor registrando o ensaio do  Blumenaur Schuhplattler 

Blumenaur Schuhplattler



Sr. Asperl registrando o ensaio do Blumenaur Schuhplattler
 Hoje, ao meio dia, o Grupo Blumenauer Schuhplattler estará participando, ao vivo, do jornal do Almoço da RBS TV, falando sobre o Schuhplattler e a história do novo grupo. Á noite, o grupo estará sendo apresentado no 30° Oktoberfest de Blumenau. Caracterizando, portanto, o dia 11 de outubro com a apresentação oficial do Blumenauer Schuhplattler do C.C. 25 e Julho de Blumenau.

A apresentação do Blumenauer Schuhplattler acontecerá, hoje à noite, às 21:15h, no Biergarten da Vila Germânica.
Der Dritte Präsident Republik Österreich - Herr Martin Graf und Blumenauer Schuhplatler
Parabéns a todos os envolvidos pela  iniciativa e vamos acompanhar e prestigiar, hoje, sua apresentação formal - Blumenauer Shuhplattler.

Isto é C.C. 25 de Julho de Blumenau!



Nenhum comentário: