sábado, 10 de novembro de 2012

Um clic....Muro de Berlim em 2 tempos


23 anos após o início da demolição do Muro de Berlim, que separou as Alemanha´s Oriental e Ocidental, por durante 28 anos, circula pela internet esta linda foto.


A queda do muro, iniciou simbolicamente na tarde do dia 9 de novembro, após uma conferência com imprensa, a qual foi transmitida ao vivo na televisão alemã-oriental. 
O repórter brasileiro Pedro Bial fez a cobertura do local, com imagens para o Brasil
Isto aconteceu depois do anuncio da TV da Alemanha- Oriental. Com o anúncio, a multidão marchou para a fronteira e pediram a abertura do muro, este que separou famílias por muito tempo. Por conta da pressão da multidão, fato inusitado para a guarda de fronteira, que não sabiam o que fazer, abriu-se o posto de Bornholmer Strasse, às 23:00h, que sucedeu a abertura de outras partes do muro no centro de Berlim e na fronteira ocidental. 
No momento, muitos acompanharam a abertura da fronteira pela televisão, dos quais, muitos rumaram para o local, tornando-se uma grande festa cívica. No dia 10, aqueles que não acompanharam, sabendo do fato...se deslocaram para a fronteira, desejando atravessar...depois de mais de duas décadas separados dentro de suas partes da Alemanha. Os reencontros foram emocionados. Os alemães da Alemanha oriental foram recebidos com euforia na Alemanha ocidental...muitas casas, serviam cerveja gratuita e houve grande festa na Rua Kurfürstendamm. Contam, que pessoas que nunca tinham se visto antes, se cumprimentavam-se felizes. Muitos alemães orientais passaram as Portas de Bradenburg, até esta data, somente acessível aos alemães ocidentais

Algo que aconteceu pacificamente, em um momento de maturidade política e cívica o qual culminou com uma grande festa e reencontros. 

Bela Fotografia...Bela idéia...






Nenhum comentário: