terça-feira, 13 de novembro de 2012

Coros ensaiam para o Concerto de Advento

Concerto de Advento 2011



Ontem a noite aconteceu o segundo encontro para o ensaio dos dois coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau, com as presenças do regente  - Sr. Roberto Rossbach, do Tenor - Sr. Marcos Liesenberg e do arranjador e compositor - Sr. Gustavo Mafra Leite para o concerto de Advento - Edição 2012.
Antes do início do ensaio foi feita a distribuição das partituras, estas com com o novo arranjo feito pelo Sr. Mafra Leite, que esclareceu:

" O Arranjo para o Concerto de Advento 2012, o qual  já tem um repertório conhecido, recebeu uma nova roupagem, a partir de uma Orquestra enxuta, que também contará com uma abertura inédita..."

Antes do ensaio, todos aguardavam conversando, alguns comentando sobre o 1° Encontro da Cultura Alemã em Dr. Pedrinho, sobre a qual aguardamos envio de registro fotográficos, para que possamos postar aqui e também deixar o registro deste importante evento e iniciativa, o qual contou com a presença do Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau.

Na sequência, imagens que comunicam por si só....






Sr. Gustavo Mafra Leite, apresentando o novo arranjo ao
 Maestro dos Coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Sr. Oechsler









Maestro e Solista - Sr. Rossbach e Sr. Liesenberg - Foto de celular


Em primeiro plano - O Pianista dos Coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau: Sr. Hans Jürgen Jopp
 O Tenor/ Solista: Sr. Marcos Liesenberg e o Maestro: Sr Roberto Rossbach
















Sr. Müller - Do Liederkranz  conversando com Sr. Rossbach:
..... "Seu avô foi meu colega de escola!"
Os quatro solistas do Concerto de Advento 2012, serão: Sra. Ruth Klein, Sra. Paula Tessarolo, Sr. Marcos Liesenberg e Sr. Douglas Hahn, sendo que o Sr. Liesenberg esteve acompanhando e participando do ensaio de ontem, com os coros do centro cultural.
Sr. Roberto Rossbach - Regente e Sr. Marcos Liesenberg - Tenor/Solista

O concerto acontecerá nos 4 domingos de Advento - mês de dezembro.

Para conhecer um pouco mais...
Marcos Liesenberg - Tenor 

Tenor, natural de Blumenau (SC), bacharel em Letras, estudou flauta doce, violino e regência coral. 
Em 1995 transferiu-se para Curitiba para estudar canto com Neyde Thomas. Em 1996, passou a integrar a Camerata Antiqua de Curitiba, na qual atuou como solista em diversas cantatas e oratórios de compositores barrocos, como Bach, Schütz, Buxtehude, entre outros. 
Desde 1998 vem atuando como solista junto a diversas orquestras brasileiras e nos principais teatros brasileiros. 
Em Curitiba, participou das montagens das óperas Il Barbiere di Siviglia de Rossini, Bastien und Bastienne, Così fan Tutte e Die Zauberflöte de Mozart e L’Elisir d’Amore de Donizetti. 
Em 2003, participou do espetáculo Barroco! no CCBB de Brasília. No Rio de Janeiro, solou a Nona Sinfonia de Beethoven com a Orquestra Sinfônica e Coro do Theatro Municipal do RJ e a Paixão de São João de Bach com a Cia. Bachiana Brasileira, na Sala Cecília Meirelles. Participou ainda do espetáculo O Último Dia, sobre a vida e obra do Padre José Maurício, no CCBB-RJ, da montagem da ópera “O Barbeiro de Sevilha”, no papel do Conde Almaviva, no Palácio das Artes de Belo Horizonte (MG) e do “Réquiem”, de Mozart, com a Orquestra Sinfônica Brasileira, no Teatro Municipal do RJ, além de se apresentar em recitais de música de câmara em diversas salas de concerto. 
Em janeiro de 2004, atuou no papel de Mozart, na ópera Mozart & Salieri, de Rimski-Korsakov, em Curitiba e no papel de Herr Vogelsang, da ópera “Der Schauspieldirektor”, de Mozart, em temporada no SESC Copacabana – RJ. 
Conquistou o terceiro prêmio no V Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão em abril de 2004. 
Ainda em 2004, atuou nas óperas “Turandot”(Pang), de Puccini, no Palácio das Artes de BH, “Zaira” (Orosmane), de Queiroz, em Juiz de Fora, além de solar no papel do Evangelista, na “Paixão segundo João”, de Bach, em Porto Alegre, com a Orquestra de Câmara da ULBRA. 
Em 2005, abriu as temporadas das orquestras da UNISINOS, solando a Missa de São Sebastião, de Antonio Carlos Gomes, e da Orquestra do Theatro São Pedro, de Porto Alegre, como Evangelista, na Paixão Segundo João, de Bach. Na Sala São Paulo, solou a “Messe Solennelle”, de Charles Gounoud. No Theatro Municipal do Rio de Janeiro, interpretou Malcom em Macbeth, de Verdi. No Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília, interpretou Antônio, na ópera Aquiry , de Mário Brasil, “Die Zauberflöte” (Tamino) de Mozart e “Magnificat” de J.S.Bach no Festival Aldo Baldin, em Florianópolis e “A Viúva Alegre” (Camille) de Franz Lehar, em Ipatinga (MG), “Weihnachts-Oratorium” de Bach (Evangelista e árias) com a Camerata Antiqua, em Curitiba e “The Messiah”, de Handel, com a Orquestra de Câmara de Blumenau, em Blumenau. 
Em 2006 foi solista de obras como ”Die Sieben Letzten Worte des Erlösers am Kreuze”, de J. Haydn com a OSESP ,”Christus am Ölberge”, de Beethoven, abrindo a temporada do TMRJ, com a OSTRJ “Stabat Mater”, de Gioachinno Rossini, com a Orquestra Sinfônica do Paraná,“Don Giovanni” (Don Ottavio), de W.A. Mozart, no Teatro Guairá e no Teatro Comunale di Adria na Itália.Ainda em 2006 atuou na estréia mundial da ópera “O Cientista”, de Sílvio Barbatto, no TMRJ, entre outros. 
Mudou-se para Salzburg, na Áustria em janeiro de 2007, onde destacam-se elogiosas atuações como na Johannes Passion ( de Johann Sebastian Bach, com a Salzburger Konzertgesellschaft na Grosse Universitatsaula em Salzburg, cuja crítica elogiou sua performance, destacando a plasticidade de sua articulação e propriedade da sua interpretação dramática do texto como evangelista”. O Requiem, de W. A. Mozart, Cantata do Café, de J.S.Bach, Dido e Enéas, de Henry Purcell, Jubelmesse, de Carl Maria von Weber, entre outras. Em junho de 2007, atuou como Ferrando na ópera Cosi fan tutte, de W.A. Mozart, numa produção do Mozarteum de Salzburg, com a Orquestra do Conservatório de Moscou, na cidade de Salzburg. 
No Brasil em 2007 foi solista em obras como Eine kleine Freimaurerkantate, de W.A.Mozart, Nelson Messe, de J. Haydn; Les Illuminations, de Benjamin Britten e On Wenlock Edge, de Ralph Vaughn Williams, com a orquestra da Camerata Antiqua de Curitiba, em dezembro de 2007. 
Desde setembro de 2007 é solista contratado do Theater Nordhausen / Loh-Orchester, na Turíngia, Alemanha. Neste teatro nas temporadas de 2007/2008 e 2008/2009 atuou nos papéis de Jaquino, da ópera Fidelio, de Ludwig van Beethoven; Conde Boni Kancsianu, na opereta Die Csárdasfürstin, de Emmerich Kalman, por cuja atuacao recebeu elogiosas críticas. Em estréia mundial, foi solista do balé Die Heilige, de Renée Hirschfeld. Na temporada 2008/2009, atua em Eine Nacht in Venedig, de Johann Strauss, no papel de Caramello; no musical On the Town, de Leonard Bernstein, no papel de Chip; na ópera Os Contos de Hoffmann, de Jacques Offenbach, nos papéis de Andreas, Pitichinaccio, Franz e Cochenille; na ópera Don Giovanni, de Mozart, no papel de Don Ottavio e na opereta Im weissen Rössl, de Ralf Benatzki, no papel de Leopold. 
Em dezembro de 2008, foi solista no Oratório de Natal, de J.S.Bach, com a OSUSP e em Die Schöpfung, de Haydn, com a Camerata Florianópolis. 
Em 2009, cantou o papel do Conde De Almaviva, da ópera “O Barbeiro de Sevilha”, em Florianópolis e a Nona Sinfonia de Beethoven,; com a OSMG, em Belo Horizonte, Die Jahreszeiten, de Haydn, entre outros. 
Em 2010, solou a Paixão segundo João, de Johann Sebastian Bach, com a Camerata Florianópolis, em Blumenau e Florianópolis. Entre outros, foi solista no Theatro São Pedro de SP dos concertos Gala Rossini e da opereta A Viúva Alegre, de Franz Lehar. 
Em 2011, foi solista de obras como A Cantata do Café, de Johann Sebastian Bach; A Viúva Alegre, de Franz Lehar, Paixão segundo João, de Bach, com a Orquestra do Theatro Municipal de São Paulo,9ª. Sinfonia, de Beethoven, com a Camerata Florianópolis, entre outras. 
Em 2012, sua agenda conta compromissos na Europa e no Brasil, destacando-se a ópera Idomeneo, de Wolfgang Amadeus Mozart, no Theatro Municipal de São Paulo e a opereta Die Fledermaus, em Würzburg, na Alemanha, a opereta A Viúva Alegre, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e no Palácio das Artes, de Belo Horizonte, entre outras. 
Tem gravados quatro CDs de música colonial latino-americana, Matinas de Natal de João de Deus Castro Lobo e Novenas, do Padre José Maurício Nunes Garcia, Missa de San Ignácio, de Domenico Zipoli e De Capella, do Padre José Maurício Nunes Garcia, além de um registro em cd do Oratório de Natal de Bach, com a Camerata Antiqua de Curitiba, como o Evangelista. 

C.C. 25 de Julho, já no clima de Natal.





Nenhum comentário: