terça-feira, 24 de abril de 2012

União Europeia elogia resíduos da Alemanha


Deutsche Welle

Resíduos pode ser rentável, diz a Comissão Europeia. Este retornaria para a Alemanha e outros cinco países da UE. Que poderá ser  modelo para a reutilização mais eficiente dos recursos. Mas os ambientalistas discordam.

A Comissão Europeia está otimista -  A Alemanha é, na sua opinião, um dos seis Países-Membros da  União Europeia mais eficiente, para lidar com os seus resíduos. O relatório do dia 16 de Abril mostra: "Pode gerar recursos a partir de resíduos". O Comissário do Ambiente da UE, Janez Potocnik destacou a importância econômica e o exemplar tratamento de resíduos. "Atualmente os Seis Países-Membros combinam zerar o sistema aterro e aumentar as altas taxas de reciclagem, não apenas porque gera dinheiro, mas porque também  gera empregos. "
De acordo com os dados do gabinete europeu de estatísticas Eurostat, foi reciclado na Alemanha, em 2010, quase metade de todo o lixo municipal. A média europeia, foi de apenas 25% e a Europa, de 38 %. Os demais resíduos são depositados em aterro e na Alemanha é  "zero".
Coleta de lixo regular
De acordo com a Comissão Europeia, são produzidos na Alemanha, kg 583 anos de resíduos urbanos. Assim, a Alemanha está acima da média europeia, que produz 502 kg. Valor significativamente trás do estado que produz  maior volume de resíduos: 760 kg - Chipre resíduos urbanos por pessoa.

Grandes diferenças na gestão dos resíduos

Todos os resíduos são tratados por autoridades locais na Alemanha: 45% são reciclados, compostagem - 38% e incineração 17%. Os números do Eurostat mostram grandes diferenças entre os vários países da UE. Terrenos baldios Sul na Bulgária é de 100%. O valor da Roménia e da Lituânia são  ligeiramente inferior. Líderes da UE no processo de compostagem de lixo: Áustria - 40% de todos os resíduos reutilizam novamente para a terra e adubo.

Negócios com o lixo
Isso pode render muito dinheiro para os resíduos. Os números mostram a indústria de reciclagem de resíduos na UE. Segundo o Eurostat, cerca de dois milhões de pessoas na Europa participam do programa de tratamento de resíduos. Em 2008, o Instituto identificou um volume de negócios de 145 mil milhões €. Isto é pouco para a Comissão. Com a plena aplicação da política comunitária de resíduos no interior da UE, pode-se criar mais 400.000 postos de trabalho e as vendas anuais pode subir de 42 bilhões de euros.

Ambientalistas na mídia

Incinerador da cidade de Colônia
Muitos ambientalistas não podem compartilhar os louvores da Comissão da UE para a política de resíduos alemão. Claudia Baitinger da Federal do Meio Ambiente e Conservação da Natureza Alemanha -BUND, diz que os números da Comissão Europeia é muito significativo e poderia ser enganoso. O fato de que a Alemanha incinera tanto lixo não é positivo. Em entrevista à Deutsche Welle, ela diz: "A hierarquia no tratamento dos resíduos pode ser rentável e gerar recursos através de uma  prevenção ordenada: reutilização, reciclagem e, finalmente, a eliminação, na prática, é vice-versa.".. A queima de lixo, portanto, diz Baitinger, deve ser apenas parcialmente utilizado para "utilização térmica", antes deve ser utilizada para produzir embalagens e outros resíduos de combustível, mesmo que isto represente custos com energia, "Aqui, os recursos são destruídos."

Aterro continuará

A Alemanha não elimina resíduos de aterros sanitários, como disse Baitinger: "Incineradores  - Muitos utilizam  uma proporção de 2:1 de resíduos" Ou seja, de duas toneladas, que seriam utilizados como combustível, continua a ser uma tonelada de resíduos hochpotenzierter que faz uma disposição especial necessário.
A moda a partir do lixo
Além disso, as estatísticas oficiais mostram que a tendência é de que continua a aumentar a produção de garrafas de plástico descartáveis ​​ao contrário da produção de embalagens ecologicamente correto. O ajuste com o louvor não coincidem. A classificação dos países da Comissão Europeia em relação à reciclagem e deposição em aterro é fundamentalmente correto, mas ainda injusto. Países como a Bulgária e Roménia são simplesmente pobres demais para aplicar mais dinheiro em proteção ambiental.

O ponto mais importante, segundo o ambientalista: "A Comissão dirige o foco na área de lixo errado "Os resíduos urbanos são insignificante se comparados a produção do lixo industrial".

Günther Birkenstock
2012/04/22



Nenhum comentário: