quarta-feira, 11 de abril de 2012

Integração cultural no C.C. 25 de Julho


Os grupos culturais e esportivos do C.C. 25 de Julho tem contato frequentes com grupos culturais situados em determinadas cidades da Alemanha e Áustria











Por exemplo, já escrevemos sobre a Palestra-apresentação que abordará uma pesquisa e observações da Sra. Rowitha Ziel (Instrutora de danças do Blumenauer Volkstanzgruppe) feitas durante os festejos do Kerwa 2011- na cidade de Geldersheim - Francônia. Francônia é uma região situada ao norte da Baviera. Mais detalhes, nas palavras da Sra. Ziel...


"...O direcionamento deste trabalho estava em participar, registrar e pesquisar a festa de Kirchweih - Kerwa no dialeto franco - que acontece anualmente na cidade de Geldersheim, na Baixa Francônia. As festas de Kirchweih são realizadas em toda a Francônia mas em Geldersheim tem sido preservada em sua forma mais autêntica. Isto se deve ao trabalho do Trachtenverein Geldersheim que há muitos anos resgata também a indumentária antiga possuindo em seu acervo centenas de peças originais do século XIX.
O Centro Cultural 25 de Julho e a Blumenauer Volkstanzgruppe tem fortes laços de amizade com o Trachtenverein Geldersheim e está associada ao Trachtenverband Unterfranken desde 2008, fato que permeou também o projeto permitindo várias atividades complementares durante a estadia.
Para divulgar o resultado deste trabalho fomentado a nível nacional - o que dá a ele relevância considerada - estarei apresentando juntamente com a Blumenauer Volkstanzgruppe e Die Tanzelmusi em uma palestra-apresentação imagens, música e dança desta festa de Kirchweih da qual pude participar." Roswitha Ziel


Hammeltanz               Foto: Roswitha Ziel
Fichtenpaare                         Foto Roswitha Ziel
A Palestra -apresentação será aberta à Comunidade, próximo sábado - dia 14 de abril. Você que está no Alto Vale do Itajaí, Médio Vale do Itajaí e gostaria de fazer algo  interessante no sábado à noite venha para o C.C. 25 de Julho de Blumenau Terá e oportunidade  de conhecer melhor parte da cultura dos antepassados de familiares que ajudaram a fundar o centro cultural. 
Lembramos e convidamos os amigos da cidade de São Bento do Sul. Sabemos que visitam o Blog do C.C. 25 de Julho assiduamente - amigos do Jäger Volkstanzgruppe. Uma oportunidade de passear em Blumenau e reencontrar amigos. Também, amigos de Indaial, Timbó, Pomerode...O Vale todo! 


Compareçam neste momento de conhecimento, lazer e tradição.
Jäger Volkstanzgruppe
Vejam o Folder no Final deste Post.
------
No ano de 2013, os grupos: Blumenauer Volkstanzgruppe e parte do Die Tanzelmusi, pretendem fazer uma excursão para a Europa - Alemanha e Áustria. 
Seus integrantes estão, desde o início dos trabalhos deste ano, pesquisando e vivenciando o folclore brasileiro de todas as regiões do país - e ensaiando coreografias para apresentar para os amigos além mar. 

Em um dos trabalhos, o grande grupo de folcloristas foram divididos em três grupos e estão pesquisando sobre:

Um momento após um dos ensaios do Blumenauer  - em 2011

Teatro: 
Contos e lendas do Brasil 

Canto: 
Cancioneiro folclórico brasileiro 

Percussão: 
Instrumentos de percussão.

Ontem a noite estávamos no centro cultural, e foi muito bom observar o grupo de teatro usando e interagindo no palco, recém reformado. Estavam envolvidos com os preparativos de sua equipe de trabalho cuja apresentação acontecerá no próximo ensaio, domingo.
Palco do C.C. 25 de Julho de Blumenau - reformado em 2011
Para saber mais sobre a reforma - clicar sobre: 
O Diário de uma Reforma - O Palco do C.C. 25 de Ju...

É o aprendizado e a integração através da cultura acontecendo no espaço do centro cultural.

Não fotografamos (Contrariando nosso primeiro ímpeto, no intuito de registrar momentos especiais como este) em respeito ao fator surpresa para o grande grupo que aprenderá um pouco mais com os trabalhos dos amigos. A troca acontecerá simultaneamente, através da apresentação dos trabalhos dos três grupos no ensaio deste próximo dia 15 de abril - final de tarde de domingo.

Também, anotem em suas agendas - Dia 4 de Maio - Tanz im Mai. 

Aniversário de 58° aniversário do C.C. 25 de Julho de Blumenau
Seu ingresso poderá ser adquirido, com direito à reserva de mesa, com os integrantes do grupo folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe ou na Secretaria do C.C. 25 de 25 de Julho de Blumenau - horário comercial.



Nenhum comentário: