segunda-feira, 5 de março de 2012

Primeiro dia de Ensaio do Blumenauer Volkstanzgruppe - 2012



Quando chegamos à sede do centro cultural, por volta das 17:25 do último domingo, já ouvíamos, antes de entrar no ambiente, o som de música, risos, burburinhos....alegria.

O reencontro dos amigos que dividem o prazer da dança e da música, maior expressão do corpo e de alma no C.C. 25 de Julho de Blumenau. 
Temperatura alta, como vem ocorrendo nos últimos tempos na cidade de Blumenau e região - em torno de 35°C, com sensação térmica perto de 40°. 
Mas quem notava?

Adentrando o salão, antes mesmo do início do ensaio, casais dançando...

A presença da pesquisadora da cidade de Köln - Alemanha, Dra. Claudia Heiln. "Um material" de valor  imensurável para analisar e pesquisar.
Ao Centro - Coordenador e folclorista  do grupo folclórico
Blumenauer Volkstanzgruppe  e  Presidente do
C.C. 25 de Julho de Blumenau - à sua direita - Dra. Claudia  Hieln
Foram chegando um, outro e outros folcloristas...até que todos estavam presentes. Sem registros de faltas.












O início do ensaio, foi  "tipo mata" saudades e sem compromisso. Foram repassadas canções e coreografias conhecidas. Dra. Claudia observava.




Passando algum tempo,  a pesquisadora foi  formalmente apresentada ao grupo pela Instrutora de danças do Blumenauer  - Sra. Roswhita Ziel. A professora Hiel se apresentou e comentou sobre sua pesquisa - Estudo dos grupos que falam o idioma alemão no mundo - fora da Alemanha.


Ela explicou que já esteve em vários países, como Austrália e países da África. Mais tarde conversou com alguns coralistas do Blumenauer Volkstanzgruppe que falam fluentemente o idioma alemão.




















Ano Novo - Novas folcloristas



Após o primeira parte do ensaio - com o repasse de danças já conhecidas por todos, Sra Ziel, convidou o grupo para assistir vídeos feitos na Alemanha, na ocasião da última excursão do grupo àquele país - em 2006. Foi apresentada uma síntese das apresentações e coregrafias do grupo no encontro com o grupo de  amigos da cidade de Geldersheim.


















Para saber um pouco mais sobre os laços entre o grupo folclórico do C.C. 25 de Julho - Blumenauer Volkstanzgruppe e o grupo folclórico de Geldersheim, através do casal Ziel - Clicar sobre os link´s dos Post´s a seguir:
Intercâmbio cultural - Parte I
Intercâmbio Cultural - Parte II

O grupo foclórico Blumenauer Volkstanzgrupe terá em sua programação deste ano: ensaios e o preparo de Coreografias inéditas do folclore brasileiro - das mais variadas regiões, para se divertir e apresentar aos amigos da Alemanha, durante a excursão que farão àquele país, em 2013.
O intercâmbio acontece, em duas vias, entre as duas cidades, dois países através da música e dança. 

Final do Primeiro Ensaio 2012 - Um Registro











A música e a dança, constroem pontes e fazem acontecer a comunicação através do prazer de dançar. 






Nenhum comentário: