sexta-feira, 16 de março de 2012

O estresse hídrico na terra e no mar

Deustche Welle

O aumento do nível do mar, escassez de água está crescendo: As Perspectivas Ambientais da OCDE 2050 mostra pode ser como a água para a ameaça para bilhões de pessoas. Mas há também prescrições políticas contra ele. 

Mais perto da água em Quiribati, ninguém quer mais. Mesmo que a ilha é abençoada com cerca de 100.000 habitantes sonhadores praias e baías turquesa, a água é na ilha do Pacífico na linha do equador, só percebida como uma ameaça. "Quando as ondas chegam as nossas casas e aldeias, o nosso povo tem que ir", disse o presidente Anote Tong Quiribati no início de março no Baikiri capital.
Seu problema: Embora a mudança climática e os níveis do mar por muitos países desenvolvidos e em desenvolvimento é uma visão terrível do futuro, ele vai para os três grupos de ilhas e atóis dos 32 já para as conservas. O arquipélago está localizado no ponto mais alto de três metros acima do nível do mar. Aumento nas emissões de gases de efeito estufa como o Outlook Ambiental da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), aprovada em 2050 (ver gráfico), então o aumento da temperatura também é provável sido muito maior do que os cientistas do clima como o limite definido dois graus Celsius marca.

Cidades debaixo de água

Em Quiribati, não haveria 2050 para aterros e reservas de mangue já é tarde demais: as previsões com um flush sobre a ilha do Pacífico em 25 anos. Para Heino von Meyer, chefe do escritório alemão da OCDE, o caso de Quiribati, "certamente a ponta do iceberg." No entanto, o show na quinta-feira (2012/03/15), em Berlim apresentou o Relatório Ambiental da OCDE de 2050, Quiribati destino que ameaça muitos. "Há certamente uma série de outras grandes cidades que estão perigosamente perto da costa."
Heino von Meyer, chefe 
de Berlim da OCDE escritório 
A OCDE Environmental Outlook para 2050 são as consequências para o homem ea natureza revelado, o homem decide continuar vivendo como antes. "O cenário descreve o que acontece quando nada acontece", disse Heino von Meyer. Assim, o rápido crescimento da população se concentrará principalmente em megacidades costeiras.
Em 1970 um terço da humanidade vive em cidades, já é metade."Espera-se que os 2050 dois terços da população do mundo estarão localizados nas grandes cidades." Xangai, Hong Kong, Guangzhou, Bangkok, Mumbai e Calcutá - as cidades mais mega-são aninhado à direita no mar, a mais dramática foram os efeitos da elevação do nível do mar causado pela mudança climática, diz o relatório. Ficaram feridas hoje, enquanto cerca de 100 a 200 milhões de pessoas por ano em desastres naturais ou mortos, incluindo o Outlook Ambiental da OCDE um óctuplo aumentar o número de vítimas não é suficiente.

O estresse hídrico e aumento da demanda de água

Mas não só inundações e desastres naturais, mas também uma escassez aguda de água formam a imagem de um futuro que evolui de acordo com as leis atuais de política, economia e sociedade.Projeções da OCDE Ambiente Relatório 2050, o abastecimento de água potável em muitas regiões do mundo mais uma vez bastante breve. O número de pessoas com "estresse hídrico", que é grave falta de água é aumentar de 1,3 bilhões atuais para 3,9 bilhões de pessoas. ", 40 por cento da população mundial em 2050 vivem em áreas de estresse hídrico, se ele não vem em um uso mais racional dos recursos hídricos", nomes de Heino Meyer, chefe da OCDE, na Alemanha, uma das mensagens-chave do estudo.
Ainda hoje mais afetados são a Coréia, Japão, EUA, México ou Turquia. Mas em vez de menor consumo de água, as projeções dos pesquisadores da OCDE a partir de um aumento significativo na demanda global por água. "O consumo de água vai aumentar em 2050 mais de 50 por cento", diz Meyer. Especialmente na produção da indústria (+ de 400 por cento), de energia elétrica (+ 140 por cento) e famílias (+ 130 por cento) é - sem um curso político em frente - para ir de uma parte de um aumento dramático da procura de água.

Maior demanda por água, o que também significa mais competição pela água limpa. Assim, o Perspectivas Ambientais da OCDE prevê um aumento significativo na poluição das águas subterrâneas e uma diminuição na qualidade das águas superficiais, especialmente no norte e sul da África, bem como do Sul e Ásia Central. Em 2050, já ameaçou um quinto de todas as águas interiores para estar em risco de crescimento de algas perigoso.
O crescimento contínuo da população elevada é esperada para fazer todo esse progresso no campo do abastecimento de água e saneamento nada a temer o pesquisador da OCDE. Então, em 2050 será de pelo menos 1,4 bilhão de pessoas tiveram de ser assumido que eles devem viver sem abastecimento adequado de água e saneamento. Ali estavam o composto na industrializado nações da OCDE unidos obrigação, Heino von Meyer diz: "Acima de tudo, ajudar os países em desenvolvimento deve ser o estabelecimento de sistemas de gestão da água, tanto de assistência técnica e financeira, bem como a construção do conhecimento."

A água tem um preço - e uma de gestão?

Terrenos em: 100.000 pessoas
 logo perdem sua Quiribati casa?
 
Para salientar a água para atender a longo prazo, coloca o Perspectivas Ambientais da OCDE 2050 perto de soluções políticas. "Se não é o recurso escasso de água não é fornecido com um preço, então era diligente e eficiente", diz Heino von Meyer sobre uma das conclusões do relatório, que desenha um monte de perguntas sobre si mesmas. Finalmente, no âmbito dos Objectivos do Milénio das Nações Unidas têm o direito à água na Carta da comunidade internacional foi estabelecido.
Para evitar conflitos, propondo a organização sobre os decisores políticos a pensar sobre as tarifas de água de base regional. "Você pode muito bem dizer, por exemplo, os primeiros 50 litros por dia são gratuitos para todos", diz Meyer. Quem também começar a regar seu jardim, para regar o gramado ou enchimento da piscina, que por tarifas adequadas apenas bater mais forte. "As pessoas que se sentam em favelas e não tem acesso à água, porque não há dinheiro para investimentos que têm que comprar a água cara e muitas vezes sujo de caminhões-tanque." Da mesma forma, existe um aumento politicamente orientada no custo de água realmente resultar em receitas resultante da utilização de água.
Para o gerenciamento de água inteligente, no caso de Quiribati, no Pacífico, no entanto, já é tarde demais. Isso fez com que o local o presidente Anote Tong, agora a tomar medidas drásticas: ele negociou, em nome dos pequenos, as pessoas desesperadamente pobres através da compra de até 2.000 hectares de terra em Fiji Südpazifikinsel para realocar seu povo ali. Ele não queria que a água vende seu povo - que ele estava lutando por uma "migração com dignidade."



Nenhum comentário: