quinta-feira, 22 de março de 2012

Os trajes da Blumenauer Volkstanzgruppe - 1984

A história da Blumenauer Volkstanzgruppe pode ser contada também através de seus trajes. Nestes quase 30 anos muitos visuais deram um colorido às apresentações do grupo. Vamos rever um pouco desta história.

Com o início dos trabalhos em julho de 1984, a Blumenauer Volkstanzgruppe já teve diversos trajes. Inicialmente estes eram de propriedade particular, mais tarde foram incorporados trajes tipo uniformes que então eram de propriedade de grupo.
Nesta época inicial ainda não se tinha muita informação sobre as possibilidades e se optou por algo que apresentasse o visual de um Dirndl, traje genérico da Baviera.

Os primeiros vestidos foram confeccionados em flanela estampada em modelos iguais mas em 3 cores e estampas diferentes.

Traje usado na primeira apresentação em 1984 
– Foto de Marlies Gutjahr, à esquerda de frente
Optou-se pelo decote redondo com acabamento de viés e na frente havia um cordão trançado passado por ileoses. A blusa branca com babado acompanhava o decote do vestido de forma que o transpassava.
O avental também branco com bordado inglês na barra e amarrado nas costas.
Logo se adotou também a meia de tricô branca.

O traje masculino era composto por uma calça ¾ em veludo cotelê preto, sendo que algumas ainda apresentavam um friso claro. O suspensório era de grega ou tecido.
A camisa branca ornada por uma fita de veludo com laço acompanhando a meia branca também de tricô.

Um modelo do vestido ainda se encontra no acervo do grupo e foi usado em no desfile do dia 2 de setembro de 2004 por ocasião dos 20 anos da Blumenauer Volkstanzgruppe.


Desfile 2 setembro 2004 - Traje de 1984 a direita

Nenhum comentário: