sexta-feira, 23 de março de 2012

Os trajes da Blumenauer Volkstanzgruppe – 1985

No segundo ano de trabalho da Blumenauer Volkstanzgruppe foi então confeccionado o primeiro traje oficial. Este agora, já de propriedade do grupo, apresentava-se de maneira mais uniforme, uma linha que por muitos anos permaneceu como parâmetro para os trajes.

O traje feminino agora se apresentava com um colete preto de malha, sendo abotoado na frente. Trazia um adorno de passamanaria dourada.
A saia era de algodão estampado xadrez no qual prevaleciam listras coloridas. Estas lembravam a bandeira da Alemanha.
Traje de 1985 - Denominado de "xadrez"

A blusa permaneceu branca mas agora o decote era franzido e sem mais adornos.
Para quebrar a uniformidade o avental liso amarrado nas costas vinha em 4 quatro cores: vermelho, azul, verde ou amarelo.


O traje masculino permaneceu o mesmo do ano anterior com calça de veludo cotelê preto, suspensório de grega ou tecido, camisa e meias brancas.

Como nem sempre se conseguia alguém que fizesse as meias de tricô por um bom tempo os rapazes também usavam meião de futebol como alternativa de fácil aquisição.


No acervo da Blumenauer Volkstanzgruppe ainda se encontra um traje feminino com as três peças - colete, saia e avental vermelho. O mesmo foi usado por ocasião do Ato Festivo em comemoração aos 25 anos do grupo em 2009.

Stefanie com o traje de 1985 juntamente com Denis Simões - C.C. 25 de Julho de Porto Alegre
Stefanie com o traje de 1985
juntamente com Denis Simões
- C.C. 25 de Julho de Porto Alegre


Nenhum comentário: