sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Musik in der Nacht

Guten Abend Freunde!!
Último dia de setembro de 2011, com música.

A última sugestão da noite, de um total de 5, doravante, sempre será uma música clássica de um compositor alemão ou austríaco.









Ludwig van Beethoven
Ludwig Van Beethoven nasceu em 17 dezembro de 1770 na cidade de Bonn, na Alemanha, à beira do Reno. Seu pai, Johann Van Beethoven, era músico, trabalhando a serviço do príncipe local. De ascendência holandesa, o músico Johann, que já havia perdido vários filhos, só tinha uma ambição: que seu filho Ludwig fosse um novo Mozart.





Bis Morgen!!

Os 10 mais de Hoje...

Apresentamos os 10 Post´s mais acessados no dia de hoje, com destaque para o Post do ano de 2010 - Entrada Gratuíta para a Oktoberfest.
Escreveremos, ainda na semana que inicia, um post  sobre este tema tão atual, aqui na cidade de Blumenau.

Clicar para ampliar
Na sequência e na ordem de acessos, os 10 post´s mais visitados no dia de hoje.


Para os acessar, basta clicar sobre.

1 - Entrada Gratuíta na Oktoberfest...
2 - Bocha no C. C. 25 de Julho
3 - Recado da Áustria...
4 - Um pouco de História... Arquiteto Hans Broos
5 - Acessos de muito longe...Estados Unidos
6 - Amigos que nos visitam de muito longe...Portugal
7 - Udo Teske...depoimentos
8 - Porque comemoramos o Dia do Colono no dia 25 de Ju...
9 - Oktoberkaffee - Reservas limitadas
10 - Um pouco de História...A Independência do Brasil ...





Coro Masculino Liederkranz - Programação da Oktoberfest 2011

A capa do caderno de músicas - Oktoberfest 2011 -  apresenta uma
silenciosa  homenagem ao amigo que estará presente, através da música.

Estivemos há pouco tempo na sede do centro cultural e encontramos o Liederkranz fazendo seu terceiro ensaio da semana, para sua apresentação na 28° Oktoberfest.

Estão cantando muito!

Emociona!
















O repertório é formado, predominantemente, por músicas do folclore  germânico.


 Programação:

Ficamos conhecendo o horário das 5 apresentações do Liederkranz no 28°Oktoberfest.

Além das 5 apresentações, o Coro Masculino do C.C. 25 de Julho participará da abertura oficial da festa que acontecerá no dia 06 de outubro, após o desfile oficial, a partir da 21:30h. As vozes do Liederkranz interpretarão os dois Hinos Nacionais: Alemão e Brasileiro com a harmonia da Banda Alemã.

Participação da  abertura da Oktoberfest 2010.
Sua primeira participação.



A estréia dos Camaradas será no Biergarten da Oktoberfest 2011, no dia 11 de Outubro às 21:30h. Depois acontecerá, no dia 12 de outubro, também às 21:30h, dia 19 de outubro - às 21:45h e no dia 23, às 20:00h.

OKTOBERFEST BLUMENAU 2011

06/10/2011  (5a feira) - 21:30 hrs.
Abertura com banda Alemã. Apresentação dos hinos nacionais do Brasil e Alemanha.
VILA GERMÂNICA Setor 2

11/10/2011 (3a feira) - 22 hrs.
VILA GERMÂNICA Biergarten

12/10/2011 (4a feira) - 21:30 hrs.
VILA GERMÂNICA Biergarten

19/10/2011 (4a feira) - 21:45 hrs.
VILA GERMÂNICA Biergarten

20/10/2011 (5a feira) - 21:45 hrs.
VILA GERMÂNICA Biergarten

23/10/2011 (domingo) - 20:00 hrs.
VILA GERMÂNICA Biergarten

Imagens do ensaio do Liederkranz, na noite de hoje, no cenário, do palco em reforma.


































Mudanças com música.
Ensaio de música embalando mundanças!
Isto é C.C. 25 de Julho de Blumenau.



Prossegue...Diário de uma reforma

...E os trabalhos no palco do C.C. 25 de Julho prosseguem.

Hoje a tarde, enquanto a equipe da Empresa Rossmark estava na marcenaria executando parte do fechamento do fundo do palco que fará a limitação entre o mesmo e a sala de música, o Sr. Rolf Haas (Patrimônio) estava com sua equipe in loco,  executando parte da estrutura que receberá os painéis de tecidos,  paisagem, iluminação e outros acessórios.
A Sra. Sônia prossegue com o feito das novas cortinas em seu atelier.
O Cronogramada obra rege que na semana do dia 9 esteja tudo finalizado e que tenhamos o prazer de vislumbrar o palco reformado no Oktoberkaffee. Neste dia, 9 de outubro, também, estará chegando no Aeroporto Hercílio Luz, Florianópolis, o grupo amigo do grupo folclórico Blumenauer VolkstanzgruppeOriginal Altenberger Schuhplattler da Áustria. Após um giro em Florianópolis, rumam para Blumenau, aonde serão recepcionados no C.C. 25 de Julho Blumenau. Acompanhe a estadia do Original Altenberger Schuhplattler, aqui no Blog do C.C. 25 de Julho de Blumenau.



Altos do palco, pé direito "triplo" o que possibilitará levantar "cenários"



Altos do palco

Sr. Antônio - Equipe do Sr. Rolf Haas

Sótão

Imagem feita no alto do andaime por Sr. Antônio - Equipe do Sr. Haas

Leia todo o diário acessando os link´s abaixo:

1 - O diário de uma reforma - Palco do C.C. 25 de Julh...
2 - Diário de uma reforma...Palco do C.C. 25 de Julho


Equipe unida, êxito nas metas...
Isto é C.C. 25 de Julho de Blumenau.

Oktoberkaffee - Reservas limitadas

Alertamos às pessoas que desejam prestigiar o Oktoberkaffee do C.C. 25 de Julho, entrem em contato com a Secretaria do centro cultural, o quanto antes, para garantirem suas resevas, que, infelizmente, são limitadas.


Lembramos que o evento propicia a oportunidade de usar o traje típico germânico, saborear um café típico, ouvir e dançar músicas folclóricas germânicas. Use seu traje!
Aliás, qualquer evento que aconteceça no ambiente do C.C. 25 de Julho, é uma real oportunidade de estar adequadamente trajado usando o traje germânico.


Ein Prosit!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Musik in der Nacht

Guten Abend Freunde!
Música na noite, para dormir bem...
















Bis Morgen!!



Os 10 mais de hoje

Os Post´s do Blog do C.C. 25 de Julho mais visitados no dia de hoje.

Clicar sobre para ampliar

Para acessar os Post´s disponibilizados abaixo, de acordo com a ordem de visitas, basta clicar sobre  o Título.









Agenda - Outubro


Clicar para ampliar
 










Cervejeiros entre os folcloristas do Blumenauer Volkstanzgruppe


É sabido que, quando as primeiras famílias de imigrantes alemães chegaram à região do Vale do Itajaí, a partir da metade do século XIX, também trouxeram suas tradições hábitos e costumes.
Nos primeiros tempos não havia a industrialização da cerveja e, muito menos, sua distribuição. Quase toda família tinha sua própria produção de cerveja artesanal, hábito que paulatinamente vem sendo resgatado  nos dias atuais.

No último final de semana, integrantes do grupo folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe do C.C. 25 de Julho, combinaram naturalmente e se encontraram na residência da família Ziel e, em um ambiente descontraído, fizeram a cerveja que, é claro, teve um tempero adicional...Amizade.


 (Em breve mais fotos)

 Observem a reportagem da Folha de São Paulo a seguir....

Mencionam, que o fazer cerveja artesanal vem sendo muito praticada nos Estados Unidos. País que, também, recebeu muitos imigrantes alemães e recebeu forte influencia da cultura levada por estes imigrantes àquela região, exatamente como aconteceu aqui, no Vale do Itajaí e outras regiões do Sul do Brasil. Independentemente da classe social, era uma cultura praticada em quase todas as famílias e não um hobby elitizado como mostra a reportagem a seguir...

Quem não tem os velhas garrafas do Opa, ou mesmo do Opa do Opa guardadas com carinho?

Imaginemos que a qualquer momento, um grupo de mulheres se reúnam para fazer seu próprio pão em casa, porque estão cansadas de consumirem pães industrializados e praticam a atividade, como hobby e lazer. Geralmente, são profissionais bem sucedidas etc...etc...
Algumas até, podem vir  produzir pão como profissão. Como se isto não fosse uma prática do dia à dia, em outros tempos.
Foi inevitável o paralelo...

Matéria da Folha de São Paulo
Fabricação caseira de cerveja cresce no Brasil e busca mercado 

"Existe uma turma que já não se contenta mais em reunir os amigos em torno de uma mesa de bar, estender o braço e pedir ao garçom uma cerveja gelada. Nas horas livres, eles se recolhem à cozinha de casa para produzir sua própria cerveja, num processo que, de cara, leva oito horas (e, depois, quase um mês para a bebida maturar).
Cultura antiga e superdifundida em países como os Estados Unidos, a produção caseira de cerveja não é nova no Brasil, mas está em ascensão e tem ganhado cada vez mais adeptos, os chamados "home brewers". Com eles, surge uma leva de associações, concursos e blogs.
Gilvan Barreto/Folha Imagem
Cerveja artesanal feita por Leonardo Botto na cozinha da casa da mãe, no Rio
Cerveja artesanal feita pelo
advogado Leonardo Botto, no Rio

Fundada, como convém, na mesa de um bar, a ACerva Carioca foi uma das pioneiras. A associação nasceu como uma brincadeira entre amigos e, em menos de um ano de existência, chega à segunda edição de um concurso nacional de cervejas artesanais. No último sábado deste mês (29 de setembro), serão julgadas 49 cervejas, contra as 25 de 2006.
"Com o advento da internet, as pessoas que faziam, timidamente, cerveja em casa começaram a descobrir outros que também fabricavam, e a coisa cresceu", diz Sergio Fraga, 38, um dos fundadores d'ACerva.
Competição como a da associação carioca já tem pares em outras cidades. Em agosto, Campinas sediou o 1º Concurso de Cervejas Caseiras de São Paulo. Na capital mineira, a terceira edição do BH Home Bier está prevista para novembro.
E até uma microcervejaria artesanal, a catarinense Eisenbahn, está promovendo um concurso para eleger um cervejeiro caseiro. O vencedor fabricará um lote de sua receita (3.000 litros) em Blumenau. "Temos mais é que nos unir e desenvolver um mercado em comum. Fazer o brasileiro perceber que cerveja não é sinônimo de pilsen estupidamente gelada", diz Juliano Mendes, diretor do grupo catarinense.

Bisavó cervejeira

O mundo dos cervejeiros caseiros é formado, predominantemente, por homens na faixa de 30 a 40 anos. Em geral, são profissionais bem-sucedidos que compartilham a paixão pela bebida e fizeram da fabricação artesanal um hobby.
Curiosamente, alguns foram influenciados por mulheres. É o caso do advogado Leonardo Botto, 30, vencedor das duas categorias (com mais de uma colocação) do primeiro concurso d'ACerva Carioca. "Minha bisavó alemã fazia cerveja em casa, no Rio. Não a conheci, mas minha mãe vivia contando histórias das garrafas que estouravam", diz. "Comecei a estudar sem pensar em fazer. Era um sonho para o qual eu não via possibilidades."

De casa para o bar

Mais que inspiradora, uma vizinha de origem alemã foi quem ensinou o, à época, adolescente Gustavo Dal Ri, 37, a fazer cerveja. Depois de muitos anos de produção caseira, o engenheiro químico virou microcervejeiro e hoje vende a produção da gaúcha Schmitt.
"Trabalhei numa cervejaria multinacional e sempre almejei ter a minha. Hoje sou concorrente deles", brinca. "Foi uma grande batalha. Vários lotes ficaram intragáveis. A sorte é que os meus amigos eram exigentes. Sabia que, se conseguisse agradá-los, não teria problemas para vender fora."
No Brasil, não há uma definição legal do que é uma microcervejaria artesanal. Mas, entre as pessoas do meio, há alguns consensos: 1) ser independente (não pertencer a uma cervejaria industrial); 2) ser tradicional (usar cereais maltados, como cevada e trigo, que melhoram o sabor da bebida); 3) produzir até 200 mil litros/mês.
Outro cervejeiro caseiro que se prepara para entrar no mercado é o gerente de projetos da área de informação Sergio Fraga, d'ACerva Carioca. "É um orgulho ver a bebida saindo, dando certo, e os amigos elogiando. Aliás, quanto mais cerveja você faz, mais amigos aparecem. Há uns caras-de-pau que mandam a garrafa vazia para eu encher", diz. "Até que um deles se interessou, achou que era viável e está capitalizando o projeto."
Visto por muitos "home brewers" como uma transição natural, o sonho de transformar a produção artesanal em profissão não é acalentado por todos. Apesar de ter uma parte de sua produção vendida em bares, o engenheiro agrônomo João Gonçales, 36, da Dana Bier, diz que "ainda é um cervejeiro caseiro". "A comercialização aconteceu por acaso. O objetivo não é ganhar dinheiro com cerveja. Se eu tiver de investir, deixará de ser um hobby prazeroso para virar pressão."
No caso do ex-cervejeiro caseiro Marco Antonio Falcone, 44, deixar a empresa de engenharia elétrica onde trabalhava para abrir com dois irmãos a microcervejaria mineira Falke Bier, em 2004, foi um processo planejado. "Nós incentivamos novos empreendedores porque existe uma demanda grande por produtos de qualidade. Hoje, há uma legião de apaixonados por cerveja artesanal que não consegue mais beber essas cervejas estandardizadas", diz. "


Ein Prosit!!


Pessoas e a Ferrovia na região...


Fotografia dos idealizadores da EFSC publicada no Jornal de Santa Catarina JSC do dia 27 de setembro, terça feira. A EFSC foi a única ferrovia construída no Brasil com tecnologia alemã...


"Idealizadores e construtores da Estrada de Ferro de Santa Catarina, no início do século 20.
Sentados da esquerda para direita: Dr. Castilho, o engenheiro Musika, o alemão Werner, inspetor e auxiliar técnico Roepcke.
De pé, os técnicos Ludwig Muzika, Pfau, Gelbert, os engenheiro Hanz Meyer e Schwingt, Mike, Goldner, Schroeder, Otto Rohkohl, Wehlert e Otto Baumeier.
Sentados da esquerda para direita: Dr. Castilho, o engenheiro Musika, o alemão Werner, inspetor e auxiliar técnico Roepcke.
De pé, os técnicos Ludwig Muzika, Pfau, Gelbert, os engenheiro Hanz Meyer e Schwingt, Mike, Goldner, Schroeder, Otto Rohkohl, Wehlert e Otto Baumeier."





Manifestações e lembranças nas famílias diante de tão rica história. Depoimento do Sr. José Pfau ao ler o jornal JSC.

...Meu pai foi mecânico de trem na Estrada de Ferro, inclusive contava que fazia a manutenção do vapor Blumenau. Razão pela paixão por esta história do nosso trem. Meu vô Guilherme era funcionário da Rede, em São Francisco do Sul e foi transferido, com nove filhos, para Mafra. Meu pai era também atleta e jogava futebol pelo "Peri" de Mafra, que era o time dos ferroviários. O Dr. Antônio Vitorino Avila Filho, depois superintendente da EFSC, foi o padrinho de futebol e trouxe seu Osmênio Pfau para Blumenau, para jogar no Brasil e depois, no Palmeiras. De título ele tem, como "beque central", a medalha de campeão do Centenário. 
Sobre este técnico Pfau, acreditamos que seja irmão do vô Guilherme. (Veja o blog da familia Pfau) Um deles era Reynaldo Pfau - farmacêutico na Rua São Paulo, em Blumenau, próximo a fábrica de gaitas. Por outro lado, num site de localização de ruas, em São Paulo, temos um nome de rua dada a um cidadão de SC, de nome Pfau, que foi de profissão agrimensor. Pode ser ele. 

Zé Pfau


Muito bom receber os "ecos" diante de fatos e movimentações históricas de nossa região. Afinal, prosseguimos escrevendo seus capítulos no tempo presente a partir destes elos. Nosso agradecimento, pela manifestação Zé!

Liederkranz anunciando o Oktoberfest no Jornal do Almoço - RBS - Hoje



Sr. Espercort da  RBS TV observando o Ensaio dos Die Kameraden


















repórter cinematográfico da RBS TV, Sr. Beto Espercot esteve, ontem à noite, prestigiando o ensaio extraordinário dos Camaradas, no C.C. 25 de Julho de Blumenau e nós também.
Sr. Espercort fez imagens do anúncio, cantado pelo coro, que  faltam  somente 7 dias para o início da Oktoberfest 2011.

Só uma semana!!!



O ensaio aconteceu sobre o palco do C.C. 25 de Julho, em reformas e no qual acontecerás as apresentações do evento do Oktoberkaffee.
Também, o Sr. Oswin Reistenbach, também presidente da  Liga do Vale do Itajaí, fez um pequeno depoimento, mencionando que é a segunda vez que o Coro Masculino Liederkranz participa da Oktoberfest.

Sr. Krieger e Sr. Reistenbach

   



















O Coro Masculino Liederkranz se apresentou pela primeira vez na Oktoberfest, no ano passado, em 2010 e recebeu o prêmio Destaque na festa, concedido pelo Oktoberzeitung JSC.

Momentos do ensaio de ontem à noite...









 O Coro Masculino Liederkranz fará parte da programação da Jornal do Almoço  da RBS TV, hoje, a partir de meio dia.


Ein Prosit!!!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Os 10 mais de Hoje

A partir de hoje, diariamente, apresentaremos os Post´s mais acessados durante o dia que termina.

Clicar sobre para ampliar
Os Post´s estão apresentados na ordem de preferência. Para acessar, basta clicar sobre.


Imperatriz do Brasil -  D. Leopoldina
























1 - Um pouco de História...A Independência do Brasil ...
2 - Um pouco de História...Parte I - Dos Germanos ao s...
3 - Entrada Gratuíta na Oktoberfest...
4 - Porque comemoramos o Dia do Colono no dia 25 de Ju...
5 - Um presente de natal! Uma biografia - Alda Niemeye...
6 - O diário de uma reforma - Palco do C.C. 25 de Julh...
7 - Acessos de muito longe...Estados Unidos
8 - Noite de Queijos e Vinhos
9 - Visitantes chegando no dia da Oktoberkaffee - Orig...
10 -Um pouco de História...Schuhplattler



Musik in der Nacht

Guten Abend Freunde!!
Hoje, à noite, estivemos no C.C. 25 de Julho e como vem acontecendo no mês de setembro, muita música  no ambiente do centro cultural. Música do Liederkranz....
Inspirados no ensaio do Liederkranz, vamos ouvir um pouco de música.
Amanhã, tudo sobre a noite de hoje, no C.C. 25 de Julho de Blumenau.












Bis Morgen!!

Diário de uma reforma...Palco do C.C. 25 de Julho


Os trabalhos da reforma do palco do C.C. 25 de Julho de Blumenau, prosseguem...

Antes de seguir, se você não conhece as primeiras ações do diário de um reforma, clique em: O diário de uma reforma - Palco do C.C. 25 de Julh...


Projeto ilustrativo - Março 2011
Dando seqüência ao diário...
Os arabescos do palco estão guardados na Secretaria do C.C. 25 de Julho e serão colocados após a execução da pintura da parede  frontal e testada, sobre a qual serão colocados.

 A Diretoria do Patrimônio, através do Sr. Rolf Haas encomendou a paisagem que será colocada nos fundos do palco, após os trabalhos que vem sendo desenvolvidos pela Empresa Rossmark.
Rossmark executa o grande painel formado por 4 portas de correr em cores preta, colocadas como separador do palco e a sala de ensaio dos coros.
Imagem ilustrativa no palco existente - paisagem
A Arte é uma cortesia de K Soluções Criativas

A paisagem escolhida para compor o fundo do palco, apresenta um conjunto de cores harmônico, passando profundidade e com isto "aumentando" a sensação espacial do palco. Os tons, por estarem apresentados através de uma graduação de tons que varia de azul, passando pelo cinza até o verde, irradia uma tranquilidade e não interfere nas atividades do palco, mas sim, complementando-as. Não apresenta muitas informações.


Ontem, a Sra. Sônia, fornecedora das cortinas, retirou a cortina antiga para a execução da nova cortina, que acontecerá nos próximos dias.






 


Nesta e na próxima semana, os trabalhos estarão acelerados.
No Oktoberkaffee, teremos, se tudo fluir conforme cronograma de trabalhos, um "palco novo".

Já reservou o dia 09 de setembro em sua agenda?

Encontros de amigos...Ou reencontros.
Ein Prosit!




Ensaio do Liederkranz

Hoje à noite, pela segunda vez nesta semana, os coralistas do Liederkranz tem encontro marcado no C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Já sabemos e podemos nos programar para as noites, nas quais, o Coro Masculino Liederkranz se apresentará no espaço do Biergarten na 28° Oktoberfest.
Dias de apresentação: 11, 12, 19 , 20 e 23 de outubro.
Não estamos fazendo vídeos dos ensaios, para, juntamente com o grupo, deixar um gostinho de surpresa, quanto ao novo repertório ensaiado. Mas fazemos imagens e como prometemos, a seguir, imagens do ensaio da última segunda feira.




















Ein Prosit!