sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Em ritmo de Campanha um pouco de História

Estamos acompanhando de perto a campanha política municipal de Blumenau aos cargos de Prefeito, Vice Prefeito e Vereadores, já no aguardo do Oktoberfest 2012.
Um pouco de história do Maestro que idealizou o grande Coro Misto e depois revitalizou e recriou o Coro Masculino Liederkranz, criou um grupo de canto e teatro e foi um dos mentores da Sociedade Dramática Carlos Gomes.- Heinz Geyer
Esta fotografia pertence a família do Sr. Dieter Altenburg de Blumenau. É uma fotografia da segunda década do século passado, quando ainda não existia o Carlos Gomes.

Heinz Geyer - lado direito do violoncelo

Como já postamos aqui, o Maestro Heinz Heinrich Geyer nasceu no dia 27 de junho de 1897 na cidade de Mülheim an der RuhrRenânia – Alemanha. Portanto, hoje está completando 115 anos de seu nascimento - véspera do Concerto Viver é Lutar. Seu pai era o Sr.Karl Heinrich G. Geyer   e sua mãe era a Sra. Gertrud Geyer, ambos nasceram perto do ano de 1845, próximo data da vinda dos primeiros imigrantes alemães para o Vale do Itajaí -1850.

Google Maps. - Para ampliar - clicar sobre a imagem
Formou-se no Conservatório de Duisburg com 16 anos de idade. Aprendeu a tocar com desenvoltura: flauta, piano e violino. Como flautista foi solista da Orquestra da cidade, participando também de montagens de óperas.
Teatro de Duisburg - Alemanha
Com idade adulta ingressou na escola de composição do Professor Poalid e na escola do Professor Thomas Moeller. Embarcou para o novo mundo com 24 anos de idade, em 1921 (mesmo ano que nascia, também outro imigrante ilustre que escolheu Blumenau para residir - o Arquiteto Hans Broos - Ver: Um pouco de História... Arquiteto Hans Broos). Fixou residência na cidade de Blumenau
Blumenau que o Maestro conheceu - quando aqui chegou
Fixando residência em Blumenau, Sr. Geyer logo integrou-se e ficou muito à vontade na comunidade. Foi regente do Club Musical (fundado em 1898), da Banda Musical de Hermann Christian Ruediger, da Sociedade Musical Lyra e finalmente do Coro Masculino Liederkranz, fundado em 1909. Estes são os principais grupos que regeu, registrando que haviam outros pequenos trabalhos.
Em 10 de fevereiro de 1923  casou-se com Hedi Hiendlmayer. 
Quando esteve à frente da Sociedade Teatral e Musical Frohsinn (fundada em 1932), a vida cultural e social da cidade e região deu uma guinada. O Sr. Heinz Geyer então, organizou a primeira Orquestra de cordas e sopros.
Sociedade Teatral e Musica Frohsinn 
No dia 16 de agosto de 1936, a partir da união do Coro Masculino Liederkranz, e a Sociedade Teatral e Musical Frohsinn surgiu Sociedade Dramático- Musical Carlos Gomes, cujo teatro foi inaugurado no dia 12 de Fevereiro de 1939.


Lançamento da pedra fundamental do Teatro Carlos Gomes
Rua XV de Novembro - 10 de dezembro de 1935


Durante a Construção do Teatro Carlos Gomes
Novo Teatro, nova rua central assim determinada pelos comerciantes
Fugindo do projeto original do fundador - Rua XV de Novembro.
Linda fotografia inédita do Maestro que criou o Teatro Carlos Gomes - Agradecemos ao Sr. Dieter Altenburg.


Abraços da Equipe do Site do C.C. 25 de Julho de Blumenau.



Nenhum comentário: