sábado, 1 de setembro de 2012

40 anos do Clube da Radiamadores de Blumenau - CRB

O Clube de Radiamadores de Blumenau - CRB está situado desde 1984, na sede do C.C. 25 de Blumenau. Fazem parte da CRB, alguns sócios e até o Presidente do centro cultural, Sr. Hans Prayon. Entre os sócios, o destaque é a Sra. Alda Niemeyer, que faz parte da CRB, desde 1973, ou seja, 39 anos. No C.C. 25 de Julho de Blumenau, a Sra Alda é presença frequente e sempre lembrada pelo trabalho que efetuou no grupo de teatro, cuja fagulha permanece acesa.

Antes de continuar sobre o jantar festivo de comemoração sobre os 40 de aniversário do CRB, vale a pena reler um texto, enviado por Sra. Alda , há algum tempo atrás...

A data de 5 de novembro é o Dia do Radioamador. Até o ano 1978 era comemorado o dia 22 de Outubro, em virtude de que nesta data em 1934 era realizada a sessão da Assembléia Geral dos Radioamadores Paulistas e Cariocas, fundindo as duas entidades em uma só: a Liga Brasileira de Radioemissão. (LABRE)Depois de um meticuloso trabalho de pesquisa, e analisado a fundo, foi aprovado pelo Conselho da LABRE em 1978, por unanimidade o dia 5 de novembro como Dia do Radioamador, em razão de que neste dia, em 1924, o Diário Oficial da União ter publicado o Decreto Nr. 17.657, regulamentando as estações de radioamadores existentes no Brasil, tirando eles assim da candestinidade.

Os Radioamadores brasileiros tem como Patrono o Padre Roberto Landell de Moura, padre jesuíta de Porto Alegre. Este Padre cientista é o primeiro radioamador do mundo, pois transmitiu a palavra humana, música e o tic-tac de um relógia via éter da Avenida Paulista até o Alto de Santana, -- três anos antes que Marconi transmitiu os sinais de telegrafia.

Os Radioamadores tem a própria legislação. Torna-se radioamador quem passa por exames, estabelecidos pelo Ministério de Telecomunicação,(ANATEL). É preciso ter conhecimentos específicos para ser radioamador. Estes conhecimentos básicos são exigidos de radioamadores do mundo inteiro.

O serviço de radioamador é muito mais do que um hobby, é uma ocupação séria. E, o conceito deste serviço voluntário, prestado sem remuneração a quem precisa e usa, sofreu uma grande reforma, depois do atentado as Torres Gêmeas em Manhatten, dia 11 de Setembro, 2001. Toda a comunicação entre os grupos de salvamento e ajuda foi feita por radioamadores. Notou-se o valor deste serviço, que daí por diante foi reconhecido no mundo inteiro.

Blumenau já teve a oportunidade de ver e sentir a importância dos radioamadores, durante as grandes enchentes 1983-1984 e, na catástrofe em 2008. A Defesa Civil e os Radioamadores de Blumenau serviram de modelo para o país inteiro, quando se formou a RENER, Rede Nacional de Emergência de Radioamadores. 

O Clube de Radioamadores de Blumenau tem sua “Sala de Radio” e, seus encontros semanais às 5a-feira à noite, nas dependências do C.C.de 25 de Julho. Estão sempre prontos para servir a comunidade ou pessoas que precisam e pedem os serviços de comunicação.
É trabalho de voluntários que foi chamado por um senador como: - “serviço mais eficiente e mais barato do Brasil!”
O Jantar festivo de aniversário encheu o grande salão do C.C. 25 de Julho de Blumenau de radiamadores de Blumenau, da Região e de outras regiões, além de amigos e simpatizantes. Também presentes a equipe do Site do C.C. 25 de Julho de Blumenau e o Vice-Presidente do centro cultural e sua família - Sr. Dieter Berner.

Vamos mostrar um pouco do que foi a noite atrás das fotografias e  vídeos (os quais serão postados amanhã).


Equipamentos doados ao CRB - para o acervo do futuro museu






Sra Alda Niemeyer - PP5ASN  e um dos Sócios fundadores, em 1972
 e sua esposa  - Sr. Harry Boos - PP5ACF


Equipamento doado pelo Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau
Sr. Hans Prayon

Ao centro Sr. Claudio Moraes - PP5CL - Presidente do CRB
e Sr. Sr. Harry Boos - PP5ACF

Bolo de aniversário




Atual Diretoria




















Parabéns ao Clube de Radioamadores de Blumenau - CRB!
Abraços dos amigos do C.C. 25 de Julho de Blumenau!

Vídeos!










Felicidades e Parabéns a todos os radioamadores do CRB.


Nenhum comentário: