terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Vídeos inéditos - Visita Coros Mosteiro de Vinhedo e um pouco de sua História

Vamos conhecer um pouco do Mosteiro de São Bento - Vinhedo, onde podemos - hoje, ouvir  e ver o som do órgão construído pelo Sr. Georg Jann junto com as vozes dos coralistas dos dois coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau. A nossa opinião é de que esta apresentação caracteriza o ponto alto da visita, excetuando os momentos da emoção do idealizador e construtor do órgão.


Vídeo a seguir...



Um pouco de História do mosteiro de Vinhedo


Em 1649, o Frei Beneditino Gregório de Magalhães, na altura de suas atribuições - (superior da Província Brasileira da Congregação Beneditina Portuguesa), fundou um pequeno mosteiro na Vila de Santos, para que, entre outras atribuições, fosse um abrigo para os monges que viajavam, através do Porto de Santos. E assim, durante 3 séculos, o Mosteiro de São Bento, carinhosamente foi chamado de "mosteirinho de Santos", por ser  pequeno, considerando suas instalações físicas.
Em pleno século XIX, quase que a Ordem Beneditina foi extinta do  solo brasileiro, em função de leis da época. Com o advento da República e a separação da Igreja do Estado, chegaram ao Brasil, monges alemães da Congregação de Beuron e estes injetaram nova vida aos mosteiros, iniciando, novamente a admissão de noviços. Em 1905, o Mosteiro de São Bento de Santos tornou-se Priorado Independente. Durante a Segunda Guerra Mundial, com a presença do Brasil na guerra, foi fechado os Mosteiros, por que estes tinham monges alemães em seus ambientes. Na época, os Monges foram forçados deixar Santos em 24 horas. Estes foram para São Paulo - capital, onde  permaneceram por um ano e depois se deslocaram para Jundiaí, interior do estado de São Paulo, e ali, então permaneceram por 2 anos. Compraram a fazenda Bela Vista, na cidade de Vinhedo, onde se instalaram em 1948. Após o término da guerra, os Monges beneditinos eram 4 e dividiram-se entre Santos e Vinhedo. O Mosteiro passou a ser denominado mosteiro de São Bento de Santos em Vinhedo - como se fosse uma extensão do Mosteiro de Santos.
Em 1963, o prior da época - Frei Martinho Roth - do Mosterio de Santos em Vinhedo, resolveu pedir ajuda à arquibadia de Saint Vicent na cidade de Latrobe, Pensilvânia - USA. Em 1964, foram enviados para o Mosteiro Santos em Vinhedo, os quatro primeiros monges oriundos de Saint Vicent. A partir deste momento, a Comunidade passou a pertencer à Congregação Beneditina Cassinense Americana.
Novo Mosteiro de São Bento - Arquitetura - Hans Broos
 Década de 70 Séc. passado
No início da década de 70 do século passado, a comunidade contratou o Arquiteto Hans Broos que projetou o novo Mosteiro de São Bento, definitivamente na cidade de Vinhedo, onde este, enfim se estabeleceu. E para finalizar, com o comprometimento de muitos, em 2011, é inaugurado o órgão de tubos, construído pelo Sr. Georg Jann. A construção do órgão durou 2 anos e meio. Ele tem 5 metros de altura e 7 metros de largura, com 80 cm de profundidade. Para mostrar toda sua sonoridade foi feito com mil tubos e 17 registros. Foi confeccionado na Oficina do Sr. Jann, em Rodeio SC.

Mais vídeos inéditos da visita dos coros do centro cultural ao Mosteiro de São Bento...






Sr. Georg Jann tocando o órgão da capela do Mosteiro de São Bento - Vinhedo SP, em 27 de janeiro de 2012.




Testo extraído do Site do Mosteiro de Vinhedo
....

Graças à generosidade de nossos benfeitores o Mosteiro de São Bento está construindo um órgão de tubos para a igreja. Instrumento planejado para as necessidades litúrgicas da comunidade, leva em conta as peculiaridades acústicas e arquitetônicas do espaço sagrado. Obra do organeiro alemão George Jann, deverá ser instalado nos meses de setembro e outubro de 2011. Terá aproximadamente 1.400 tubos feitos manualmente de madeira, cobre além de uma liga de estanho e chumbo. Possuirá 3 teclados manuais, uma pedaleira (teclas tocadas com os pés) e 17 registros (tipos de som).... Site do Mosteiro São Bento

Após a visita ao Mosteiro São Bento - Vinhedo, o grupo seguiu viagem para a cidade de Agudos sob forte chuva. A seguir vídeo da chegada do grupo, ao Seminário Franciscano de Santo Antônio - Agudos.




Bis Morgen!


Nenhum comentário: