terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Conversando um pouco sobre História

Antes leia o Post Um pouco de História...Império alemão


Conversando um pouco sobre a cultura e hábitos germânicos do povo alemão e seus descendentes...A partir da "grande colcha de retalhos", culturamente falando, da qual é resultado.

Após ler um pouco sobre os primeiros imperadores alemães, após a unificação do Estado alemão (1871) observamos e entendemos o porquê, ao descrever o nativo que habita as regiões do norte  (Prússia?) e as regiões do sul (Bavária?) da Alemanha atual.


Para saber um pouco sobre a Prússia acesse (clicando sobre o link): Um pouco de História - Prússia e Alemanha - Centro Cultural 25 de ...

Como já lemos aqui no Blog, a unificação das regiões e povos germânicos aconteceu sob forte disciplina (militar) e diminuição das diferenças existentes entre as várias cidades dos povos germânicos, sob uma mesma legislação e idioma (língua oficial - sem dialetos). Suas lideranças, políticas, econômicas e sociais, unidas, enfraqueceram qualquer possibilidade de interferência externa (catolicismo e socialismo), temendo o desmantelamento do Estado Alemão ali na frente. Ação muitas vezes confundida com nacionalismo extremo, racismo, entre outras coisas interpretações.

Mapa da alemanha - Atual
Através da disciplina e do trabalho, bem orientado por uma rígida legislação, os líderes da época conseguiram com que a Alemanha, menos de 50 anos após a sua unificação, fosse uma grande potência européia no início do século XX, fazendo a preocupação de antigas nações como o Reino Unido, França e Rússia.. O povo que habitava a região dos antigos povos germânicos, nesta época, demonstraram que, realmente, a "união e o foco fazem a força.

Mapa da Alemanha - 1871
A necessidade, perseverança e obstinação, fizeram com que estes povos, liderados pela Prússia, atingissem seu objetivo – unificação e sobrevivência. É claro, que características culturais mais a herança cultural centenária encontrada em cada um destes povos – povos germânicos (que cultuavam a liberdade no espaço livre e natural) perdura e é ainda encontrado nas gerações do presente. O ano de 1871, historicamente, é ainda ali.
Por que a população do sul é mais alegre e informal que a população do norte da Alemanha?
Pelo menos comentam por aí.

Acreditamos que está em sua origem e liberdade de expressão permitida pelo governo central, final do século XIX e início do século XX, do novo estado alemão aos povos dos estados como: Bavária e Saxônia, que não seguiam a rígida disciplina militar vivida pelos povos da Prússia e arredores, mesmo depois da unificação.

Também refletimos sobre a data da vinda da primeira leva de imigrantes ao Vale do Itajaí. Foi em 1850, período que antecede toda a movimentação social/econômica/política na Europa que culminou com a unificação da Alemanha e de outras nações, mas em específico da Alemanha. Mesmo depois da Alemanha unificada, continuou e vir levas de imigrantes, munidos e imbuidos com o sentimento de unidade nacional, de ser ou não "alemão", manter a hegemonia da comunidade, não misturar, não enfraquecer, desenvolver, dar certo, disciplina, caça e tiro, desenvolvimento, industrialização, escola, ... Alemanha.
Compreenderam? Era um povo, fruto de uma região aonde era necessário este comportamento social para que seu país vingasse e desenvolvesse na unificação. Faziam-no com paixão.
Cia Hering - Blumenau - Santa Catarina - Brazil - Início  Sec XX

Irmãos Hering


Cidade vizinha de Blumenau - Indaial - Início do Século XX

Escola
Embarcações no rio Itajaí Açu caminho dos primeiros imigrantes na região
 
Estrada de Ferro Santa Catarina - Início Século XX - Blumenau. Menos de 60 anos após a chegada dos primeiros imigrantes à região - Foi inaugurado o primeiro trecho ferroviário - única no Brasil, com tecnologia alemã - O espírito era o mesmo existente além mar, no mesmo período.


Transporte de gado no rio Itajaí Açu sobre balsa - Tipo de embarcação Fluvial


Nada mais do que ler a História sob óticas antropológicas, para compreender, sem o etnocentrismo que nos é peculiar.




Nenhum comentário: