quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Pomerânia - Por José Carlos Heinemann


As tipologias das construções pomeranas eram diferentes
 das tipologias construídas no sul da Alemanha.
"Casa típica no interior da Pomerânia. Casa coberta com feno, e acima, está cruzada uma figura de águia para espantar os maus olhados (superstição). Mulher de colono pomerano alimentando seus gansos. Ao lado, sua horta, e ao fundo, pequena mata e pessegueiros. No tempo de colheita, faziam-se compotas, frutas cristalizadas e sopa doce e quente de pêssego, para os dias de inverno." Heinemann

Os pomeranos que viveram na costa báltica ("Vorpommern" - costa norte da Alemanha e Polônia), trabalharam junto ao mar, confeccionando redes, barcos, cordas e durante décadas dedicaram-se à pesca de caracóis, mariscos, moréias, ostras, salmônidos, focas, arenques ("Hering" = sardinhas); a vida de marinheiro lhes garantiu o seu sustento.
No interior, as terras aráveis serviam no cultivo de cânhamo e beterraba branca da qual extraiam o açúcar e faziam a bebida vodka. Desses produtos agrícolas, os mais importantes consistiam em, centeio, cevada, batata e milho.
Nos vales dos rios "Oder" e "Peene" haviam ricos campos de pastagem, principalmente para os criadores de ovelhas. Na fronteira sul com a região de "Brandenburgo", na cidade de "Gartz', fundada em 1249, haviam as plantações de tabaco e em "Pölitz" as de lúpulo e na região de "Ueckermunde", fundada em 1260, grandes extensões de bosques.
Em "Stettin", a diversidade de trabalhos abrangia as famosas plantações de maçãs, a fábrica de papel e na região portuária, um intenso tráfego de embarcações, as quais continham um contingente de pomeranos trabalhando como mão-de-obra de baixo custo, na descarga e suprindo os navios com as mais diversas mercadorias perecíveis e duráveis.Na antiga cidade de "Wollin" (fundada em 1279), havia um campo de experimentação de melhoria de raça na propriedade dos Schelske. Uma das famílias acostumadas com o trato de suínos, tinha o sobrenome Buss, conhecedores e exímios criadores. Uma vez no Brasil, não se saíram tão bem na parte agrícola e sim na criação de animais diversos e suínos.As famílias pomeranas cujos sobrenomes são Ramalow, Nienow e Randow, são de procedência de povos eslavos (wenden) que já habitavam as terras pomeranas antes de 1250, particularmente junto ao rio Oder, na parte oriental sul polonesa.
Não podemos esquecer, porém, que por volta do século XV famílias alemãs procedentes das regiões da "Westfália" e da "Baviera', imigraram também para terras do norte da Europa e para costa do mar báltico. A região a leste do rio Oder, no povoado de "Strahlsund" (cidade hanseática da parte pomerana alemã, fundada em 1243 que no final do século XVII continha uma população de 50.000 habitantes), havia os chamados "gutsber" (fazendeiros), preparavam frutas secas como pêras, maçãs, ameixas e conservas de repolho em tonéis de carvalho (pipas).
Nas outras regiões da Pomerânia, principalmente no interior da cidade de "Belgard", de onde veio a famíliaKnack, os colonos criavam gansos. Esta fama percorreu o mundo no século XVIII, ao ponto de exportarem penas de gansos para os países vizinhos para confecção de acolchoados, principalmente para a Dinamarca.
As reservas salinas encontravam-se nas cidades de "Kolberg" (da parte polonesa, cidade fundada em 1235) e "Greifswald" (conhecida como "a cidade dos intelectuais", fundada em 1456 e nesse ano já possuía uma universidade). Estas duas cidades utilizavam as suas reservas salinas somente para fins medicinais.
Poucos pomeranos possuíam terras, porém a grande maioria trabalhava nas propriedades dos nobres e os que não possuíam bens. Viviam como diaristas ou empregados para certos períodos específicos, como na colheita de alguma fazenda. Cada trabalhador diarista com sua família recebia pelo dia trabalhado o equivalente a 3 Pfenning que correspondia a compra de um pão ("Brot") e um ganso para alimentação familiar.
Os que possuíam terras, seguiam as regras do "Instituto do Mogardio da Propriedade Paterna" e buscavam seu ganha-pão com o próprio suor, cabendo a herança das terras a apenas um único filho, o qual tinha a incumbência de zelar pelos pais até as suas mortes.
O maior rio do território pomerano chama-se "Oder" que forma um lago abaixo da cidade de "Stettin" e desemboca em uma baía do mar Báltico (Haff), junto com os rios "Peene", "Swine" e "Divenow". Os pomeranos utilizavam esses rios e outros menores, assim como os muitos lagos ao sul como meio de locomoção e para deslocarem seus produtos.
Suas terras tinham o solo arenoso e não muito produtivo. Entretanto na "Pomerânia Anterior", junto às cidades de "Pyritz" e "Stargard", existe uma faixa paralela junto ao mar, que é muito fértil. A região de "Neumark", anexada à Pomerânia, tinha um solo leve e arenoso e em poucos lugares era arável.
A Pomerânia limita-se a oeste com "Mecklemburgo", ao sul com "Brandeburgo", a leste com a "Prússia Ocidental" e ao norte com o "Mar Báltico". Possui uma superfície de 30.120 Km2 com uma população de 668.000 habitantes. A Pomerânia tem uma das terras mais baixas de toda a Alemanha e alguns grupos de colinas costeiras, elevam-nas a 159 metros, na região de "Harthaberg" e em "Gollenberg" a 144 metros e no interior, perto de "Bütow" chega a altura de 256 metros.
Em minerais, a Pomerânia não possuía o suficiente para o seu próprio consumo. Havia o minério de pântano, que era fundido na cidade de "Torgelow", alúmen, sal, âmbar (principalmente na região de "Stolp/Neugard"), cal, calcário argiloso e turfa. A indústria era pouco expressiva, com a fabricação de peças de linho, o qual aproveitavam para um ativo comércio interno e externo.
Nas terras pomeranas também sobressaiam-se as fábricas de tabaco, tecidos de lã, de artigos de algodão, fábrica de açúcar (que era extraído da beterraba branca em "Stettin") e de uma indústria de âncoras.
No passado, toda essa região recebeu figuras ilustres como a do pintor artístico Caspar David Friedrich (1774-1840) que imortalizou em seus quadros a vida simples dessa gente, os penedos brancos de "greis" (calcários) e algumas praias cobertas de cascalhos, restos das últimas glaciações de "Würm" (Plistoceno Superior-65.000 anos - Pomerânia Sul), da costa do mar Báltico e na Ilha de "Rügen" (Alemanha) coberta nas encostas atualmente por pequenas matas pela erva "sanfeno".
O compositor clássico Johann Sebastian Bach (Eisenach 1685 - Leipzig 1750), passou por terras pomeranas em outubro de 1705 saindo da cidade de "Arnstadt", na Turíngia. Caminhou a pé por um trecho das estradas em direção ao norte, por não possuir recursos financeiros. Seu objetivo maior consistia em conhecer e aprimorar seus conhecimentos musicais, com um dos maiores organistas e compositores de sua época de nome Dietrich Buxtehude. A sua estada na cidade de "Lübeck", junto ao mar Báltico, até fins de janeiro de 1706 permitiu um contato com uma pequena parcela da população pomerana e principalmente com as comunidades luteranas locais. Sem dúvida dessa experiência resultou mais tarde a inspiração para compor algumas de suas obras clássicas para corais, prelúdios e fugas para teatro.




Pintura de Caspar David Friedrich


Nenhum comentário: