sábado, 14 de janeiro de 2012

Música clássica acessível a todos - André Rieu


André Léon Marie Nicolas Rieu virá para sua primeira turnê em terras brasileiras no ano que se inicia - 2012. André Rieu, como é conhecido, atrai multidões em seus shows. Isto não ocorre somente na Europa, mas em todos os continentes, nos quais se apresenta. Na Europa, André Rieu ficou e é conhecido como o Rei da Valsa. É violinista, maestro e compositor, nascido na cidade de Maastricht - Holanda, em 1° de outubro de 1949. 

Maastricht - Holanda
















Responsável pela criação da Johann Strauss Orchestra, que o acompanha nas Turnês. 
















Krebbers Herman
Seu pai, que também se chamava Andre, foi regente da Orquestra Sinfônica Maastrich. Com cinco anos, Sr. Rieu já estudava violino. Muito jovem já apreciava ouvir a música da orquestra, na qual seu pai era regente. Estudou violino no conservatório Real de Liége e no Conservatório de Maastricht ( 1968-1973). Teve como professores: Sr. Jô Judá Sr. Krebbers Herman. 

De 1974 a 1977, estudou na Academia de Música de Bruxelas, com Andre Gertler. Nesta Academia recebeu o Diploma Prix do Real Conservatório de Bruxelas. 
Andre Gertler


Valsas
Enquanto era violinista da Orquestra Sinfônica de Limburg, gravou discos independentes. Seu primeiro disco, no Brasil, ficou conhecido como: Valsas. O mesmo disco, nos Estados Unidos era conhecido como: Da Holanda, com amor. Independentemente dos nomes diferentes, o resultado foi sucesso de público e crítica

André Rieu se casou com Marjorie Rieu, em 1975. A Sra Rieu coordena a empresa Rieu. É a grande companheira do músico que cuida de tudo, nos mínimos detalhes. 
















Marc Rieu
Em 1977, André e Marjorie Rieu tiveram seu primeiro filhoMarc. Neste ano, André Rieu criou a sua primeira orquestra: a Orquestra de Salão de Maastricht. Passou se apresentar nos Países Baixos - Holanda, na Alemanha e nos Estados Unidos. Nessa mesma época (até 1989), André assumiu funções de violinista na Orquestra Sinfônica de Limburgo. 





Pierre Rieu
Nasceu o segundo filho do casal, em 1981 – Pierre Rieu
Em 1987, criou a Johann Strauss Oschestra e sua a própria Companhia de ProduçãoJohann Strauss Orchestra começou com 12 músicos, atualmente se apresentam com 40 a 50 músicos. Ensaiavam durante meio ano consecutivo para um show. Neste período criaram a empresa André Rieu Productions





 Na virada do ano de 1988, fizeram o primeiro concerto (nos moldes atuais), com André Rieu e a Orquestra Johann Strauss. Após, se apresentaram na Alemanha e outros em outros países. Em 1997 André Rieu grava o CD Stille Nacht, realizando um desejo pessoal. Selecionou músicas de Natal dos natais de sua infância. Lembranças da casa paterna e das missas, nas quais cantava no coro

Também gravou: Romantic Momentos (1998); Em 3 de junho de 1999, quando completava 100 anos da morte de Johann Strauss, André Rieu lança 0 album 100jaar Strauss e comenta: “A minha admiração por este compositor é tão grande que quis homenagear sua memória e o 100 anos de sua partida neste álbum".
No final de 1999 gravou o CD Fiësta. Em 2000, gravou a valsaLa Vie est Belle, composição que fez junto com seu irmão Jean-Felippe e no ano seguinte , em 2001, faz a primeira turnê pelo Japão. Também em 2001 montou seu próprio estúdio de gravação e passou a produzir seus próprios CD´s e DVD´s. Gravou, então, Dromen (Sonhos)




Pai e Filho
Pierre Rieu começa a trabalhar na empresa, no ano seguinte - 2002, na parte da Produção Técnica das gravações dos concertos e gravações. O segundo trabalho feito na gravadora, foi Tour d´Amour, editado em 7 idiomas para todo o mundo. 



Foram inúmeros os shows e excursões em todo mundo: Alemanha, Áustria, França, USA, Canadá, Inglaterra, África do Sul, México e neste ano de 2012, no Brasil 

Curiosidades 

André Rieu encanta seu público com falas e piadas ao longo do show. Muitos desconhecem que, quem escreve e dirige esta parte do show é sua esposa: Marjorie Rieu, 64 anos. 

Clicar para ampliar
Marjorie Rieu, evita o estrelato e não adota o glamour. Sra. Rieu dirige e supervisona tudo, como o mecanismo de um relógio - disciplina. Muitas vezes são até 500 pessoas envolvidas em um espetáculo sob sua coordenação. Quem a conhece afirma que irradia uma autoridade natural e nada escapa a sua atenção crítica
Ela supervisiona cada detalhe.Quando ela ordena algo, ouve a resposta do comandado: "Oui seg général" Sim meu general .

Há um ditado popular que diz: "Por trás de cada homem de sucesso há uma grande mulher". Provérbio apropriado para o casal Rieu. São casados há 36 anos. 

Frase de ambos - André e Marjorie: 

"Nosso sucesso se deve à minha esposa que desde o início esteve ao meu lado" - André Rieu
 
“ A glória pertence somente ao meu marido, eu só estou trabalhando no terreno de volta." - Marjorie Rieu
A modéstia da Sra. Rieu é a razão pela qual ela nunca quis ser fotografada com o marido. Existe uma ou outra fotografia somente.

Honras 

André Rieu recebeu: 

Cavaleiro da Ordem do Leão da Holanda (Países baixos – 2002) 
Medalha de Honra da Província de Limburg (Holanda – 2009) 
Cavaleiro da Ordem dês Arts ET dês Lettres (França – 2009) 

Palavras de André Rieu... 


Pelos menos, nos últimos 20 anos, minha vida pessoal está junto com o meu trabalho. A minha história está ligada a minha carreira e música. Minha esposa acompanha tudo desde o início de minha carreira. Minha vida é a música. Sempre fazemos a música e com a música, não há tempo para rotina. Mesmo, na minha infância eu era fascinado pelo mundo da música. Meu pai foi um maestro. Eu me lembro de sua orquestra enorme e o som maravilhoso que fazia. De todos os arcos que se deslocam juntos. Eu achava maravilhoso. Ao mesmo tempo, eu ficava surpreso como todos eram tensos e sérios em todos os shows. Não se podia tossir ou rir, mesmo que a música me pareceu irradiar muita alegria! Procuramos fazer música e tocar a música em uma atmosfera diferente da atmosfera solene de uma tradicional sala de concertos de música clássica, para não permitir as pessoas intimidadas e sérias. A nossa orquestra é composta de jovens músicos entusiastas que colocam seu coração e alma na música e deixam isto transparecer em nossos shows aonde todos percebem isto e se divertem juntos. Embalam, cantarolam e dançam com a música. Batem palmas, pulam, tudo acontece! Toda noite de espetáculo é uma nova experiência maravilhosa, e em minha opinião não existe um maior prazer para um músico. Quando eu estava violino na Academia de Música, alguém me pediu para tocar em uma orquestra de salão. Foi lá que eu toquei a valsa 'Gold und Silber "por Frantz Léhar pela primeira vez. Eu fiquei fascinado por aquela batida que, anos mais tarde, tornou-se o ritmo da minha vida: 3-4 tempo, o ritmo da valsa. Mas a nossa Orquestra toca, também outras melodias. Meu sonho é tornar a música clássica acessível a todos.Para conseguir isso, eu tenho o meu próprio estúdio de gravação e estamos trabalhando duro para fazer novas gravações do repertório clássico. Espero que eu tenha muitos anos ainda, para poder fazer pessoas felizes através da minha música! André Rieu

















As imagens deste show, cuja parte está no vídeo a seguir, foram feitas no Palácio Schönbrunn, em Viena. Foi o Palácio onde viveu a imperatriz Sissi e sobre a qual já postamos aqui no Blog. O Palácio tem aproximadamente 1440 ambientes e é considerado um dos maiores e mais bonitos do mundo. Sua história está associada à da Família Habsburg – família importante dentro da própria história da Nação da Alemanha e também européia. Teve no poder por aproximadamente 600 anos. Dizem os historiadores que a Áustria era seu país e o Schönbrunn seu castelo. 
O casal da bailarinos, no vídeo, representam a Imperatriz Sissi e o Imperador Franz I da Áustria e depois , também, Imperador do Império Austro Húngaro, cujo herdeiro foi assassinado na Sérvia - estopim para o início da Primeira Guerra mundial. (Ler : Um pouco de História...Império Alemão)










Esperamos, poder assistir um dos shows do Brasil, e trazer imagens para o Blog do C.C. 25 de Julho!






3 comentários:

Cláudia coutinho disse...

Eu e minha família estamos muito felizes por podermos ,enfim, realizar nosso sonho de ver e ouvir André Rieu e sua orquestra.Isso será uma de minhas maiores realizações em vida.
Minha neta, de três anos de idade, é apaixonada por ele .Elatem alguns problemas de saúde,a linguagem está um tanto atrasada,mas gesticula ,fazendoo gesto de tocar violino, quando quer ouvir o André.Uma das primeiras palavres que está exercitando é, certamente, André Rieu.Bianca diz, à sua maneira, que vai tocar violino como André.
Para mim, André deveria ser imortal, pelo bem que ele faz atodos, pelo seu carisma e seu talento inigualável. Costumo dizer que ele toca a música clássica de forma contemporânea.André já é de casa para nós. É alguém com quem eu gostaria de bater um longo papo e de oferecer um cafezinho à mesa da cozinha.Que Deus o abençõe sempre e lhe dê muita saúde para continuar sua sublime missão.
Cláudia Coutinho.

Centro Cultural 25 de Julho disse...

Bom dia Sra. Claudia. Que bom que a senhora poderá estar no mesmo ambiente que André Rieu, absorvendo o som das melodias feitas por seu violino e a sua Johann Strauss Orchestra. A música é uma das únicas unanimidades na área da filosofia, aonde se acredita que exista no céu e no “céu” e tem o poder de comunicação dentro das mais variadas nações e “universos”. Tem a capacidade de elevar nossas vibrações e fazer nosso estado de alma se inserir na mais profunda paz. Para dar veracidade a estas reflexões nos deparamos com seu lindo depoimento logo cedo.
As crianças são sensíveis, muito mais que os adultos, pois ainda tem contato com o “céu” e sua netinha mais ainda. Quanto ao cafezinho, quem sabe a senhora, não terá a oportunidade real de um dia o convidá-lo para um cafezinho na sua cozinha? Somos da opinião que tudo é possível e temos certeza que ele, pelo que sabemos de sua vida e sensibilidade ficaria muito feliz com o convite, agora também conhecendo sua oração intima zelando por sua saúde. A Equipe do Blog estará no Show do dia 07 de Junho, fazendo algumas imagens e sentindo a mesma emoção que a senhora. Seria muito bom encontrá-la por lá.
Tudo de bom para a senhora e sua família. Vibramos para que façam boa viagem a São Paulo e gostaríamos, se possível, nos enviasse fotografias para postá-las no Blog.
Abraços da Equipe do Blog do C.c. 25 de Julho de Blumenau

Shari disse...

Adoro e flui em mim a experiência de liberação espiritual. Flui toda a beleza que vem de encontro ao Amor romântico, feliz é eterno.