quarta-feira, 18 de maio de 2011

Um pouco de História...Schützenfest

Os primeiros imigrantes alemães chegaram ao Vale do Itajaí em 1850 e com eles surgiram algumas tradições adequadas à região, naquele período histórico - atualmente, mantidas e readequadas ao tempo presente.


Chegada dos primeiros 17 imigrantes - 2 de setembro de 1850

Por que isto aconteceu?

O governo brasileiro, para estimular a vinda dos imigrantes europeus, desenvolveu intensa campanha propagandista. O Brasil vivenciava, nesse tempo, as dificuldades de um país recém-declarado independente, que buscava a sua consolidação política. Era necessário colonizar áreas no Sul do Brasil, como também preencher os grandes vazios demográficos nas regiões de fronteiras, as quais assegurariam a manutenção da integridade geográfica do Império.
Nesse contexto de âmbito mundial, nacional e estadual, chegaram, no dia 2 de setembro de 1850, em uma balsa improvisada, pelo rio Itajaí-Açu, 17 imigrantes alemães, acompanhados de Reinold Gaertner, sobrinho do Dr. Blumenau.


Em 1848 o governo brasileiro instituiu, conforme artigo 16 da Lei geral n. 514, que cada Província teria o direito a 36 léguas quadradas de terras virgens. Os agricultores e imigrantes não seriam proprietários de suas terras, se em cinco anos as mesmas não fossem cultivadas. Esta lei permitiu a criação de colônias provinciais e que regeu o sistema fundiário até a proclamação da república, em 1889.

Em 1850, então é instituída a Lei de Terras, regulamentada pelo Decreto 1.318 de 1854, acelerando o processo de povoamento na Província.


Plano dos primeiros lotes da Colônia Dr. Blumenau - 1865
 


Em 1859, a colônia de Blumenau contava com 943 habitantes que ocupavam 169 lotes coloniais e urbanos.

A ocupação e a transformação do solo no Vale do Itajaí, como também em outras regiões, que adotaram a política de colônias foi trabalhosa e com muitos desafios a serem vencidos. Os primeiros imigrantes ocuparam um território desconhecido, sem muito apoio da administração da província, do governo brasileiro e desprovidos de qualquer infra-estrutura básica, além da limitação do idioma, pois não falavam português ou guarani, com raras exceções.

Os obstáculos, nos primeiros momentos, não impediram que buscassem alternativas de lazer e manutenção cultural familiar.

Habituados à guerra, pois eram filhos e contemporâneos dos conflitos armados que deram forma a nova configuração geográfica européia da época, tinham habilidade no manuseio de armas.


No Vale do Itajaí,  por segurança mediante a convivência e confronto com índios e animais de grande porte que viviam na mata, e até mesmo, a aquisição de alimentos, através de caças, os imigrantes alemães sentiam necessidade de manter e treinar a habilidade com as armas, tornando também esta prática, uma prática de lazer e de encontro social. A partir destas premissas, criaram a Sociedade de Tiro, conhecido como Schützenverein.

O Schützenverein foi o que melhor se adaptou ao meio, como modalidade de recreação e interação entre os imigrantes.

Lembramos ainda, a característica do perfil social germânico, já postado aqui no Blog do C.C. 25 de Julho, do apreciar o convívio e lazer nas Sociedades. Leia novamente A vida social dos alemães - Associações - Kulturverein(Clique sobre).

Mas continuando...
Aos domingos e feriados eram comuns as disputas de tiro, que por serem praticadas ao ar livre representavam um perigo para a vizinhança.

Em 1859, após a doação de um espaço de terra de 2.500 m2 para a prática de tiro, foi criada a primeira sociedade recreativa - o Schützenverein Blumenau. A doação das terra foi feita por Dr. Blumenau - o fundador e idealizador da Colônia Blumenau.
O  Schützenverein Blumenau é o atual clube Tabajara Tênis Clube localizado na rua Alwin Scharader - Centro, na época bem próximo da rua das Palmeiras. A sociedade foi fundada para a prática do Tiro e hoje, não mais tem em seus espaços sociais tal prática.

Frequentavam e atiravam no Schützenverein Blumenau , os primeiros alemães que se fixaram no - Stadtplatz Blumenau.

Schützenverein Blumenau 

Em 1862, foram enviados os estatutos do Schützenverein para o Governo da Província , a fim de serem aprovados. O que aconteceu em 1863, um ano após. Na época o Presidente provincial, localizada na cidade de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis.



Nossa Senhora do Desterro -  Inicío século XIX - Atual Florianópolis

O Presidente da Província aprovou os estatutos com algumas observações:

- O stand de tiro deveria estar localizado distante da vila e cercado, para evitar perigos ao transeuntes;
- Era proibida a presença de pessoas estranhas no local;
- Restringir o número de armas à 10 e as munições apenas ao necessário.


À partir de 1875 começaram a surgir outras associações de tiro, seguindo o modelo do Clube Blumenau. Os núcleos urbanos dentro da grande Colônia de Blumenau eram distantes uns dos outros, o que muito contribuiu para o surgimento dos novos clubes.



É sempre bom lembrar, que até a década de 30 do século XX, o território da  Colônia de Blumenau praticamente coincidia com o atual território do Vale do Itajaí.


Mapa inferior - mapa da antiga Colônia Blumenau - Superior - Vale do Itajaí

Na época, e mesmo até os dias atuais, um dos acontecimentos mais esperados nas sedes dos clubes foi e é os Schützenfest, a Festa do Rei.
A festa era realizada uma vez ao ano, geralmente no mês de maio, e duravam durava três dias.
O primeiro dia era reservado ao festejo religioso, o segundo dia era de competições de tiro, aonde os atiradores, se reuniam para dar início ao desfile e seguir conforme a programação. Neste dia, como ainda acontece hoje, valiam os prêmios de "rei do alvo" e "rei do pássaro".


No terceiro dia, após a finalização do "tiro ao pássaro" e a entrega da bandeira da Sociedade acontecia a proclamação dos vencedores do tiro de "rei do alvo" e "rei do pássaro" e seus cavalheiros que eram os classificados a partir da colocações: em segundo e terceiro lugar com melhor tiro. Após, o início do grande baile social.





















Fotos (3) anteriores) do Site Associação do Clubes de Caça e Tiro
Os atiradores ostentavam em seu colete todas as medalhas que representavam o número de conquistas e títulos.


Desfile de representantes de Caça e Tiro
 na comemoração de aniversário da cidade de Blumenau - 2009

Além do tiro, surgiram práticas como: bocha, bolão, canastra, futebol, voleibol, basquete, dominó, danças folclóricas, entre outras, são realizadas nos clubes.



Mais tarde, além da festa do Rei, os clubes adotaram também a escolha da Rainha.

Em 1999 foi criada a Olimpíada Cultural dos Clubes de Caça e Tiro, onde todas as sociedades participam e interagem entre si. Na edição deste ano, pela primeira vez o C.C. 25 de Julho estará presente com seus representantes.
 
Estivemos na Festa de Rei e Rainha, no último sábado, da Sociedade Esportiva Recreativa Cruzeiro localizada na Estrada da Tatutiba I – Itoupava Central.


Algumas imagens...

A Rainha Sra. Vera Behling nos convidou




Solenidade

Entrega das faixas

Sr. Engelberto Seiler - Líder da banda Musical Germânica que abrilhantou
o baile de Rei e Rainha da SCT Cruzeiro




Sr. e Sra. Schroeder aproveitando o baile de rei e rainha
do SCT Cruzeiro  ao som da Banda Germânica
   

Vale a pena conhecer "Um pouco de História..." para compreender o por que das tradições....

Por Angelina Wittmann











Sede antiga do CCT Alto Rio do Testo


2 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber o contato da pessoa responsável pela pesquisa e elaboração do texto intitulado "Um pouco de História... schützenfest? ao meu ver, excelente produção.
tenho algumas contribuições à fazer, para tanto, gostaria de saber este contato,
por favor,
para retorno: e-mail
haskellady@bol.com.br
muito agradecida,
abçs.

Centro Cultural 25 de Julho disse...

Boa noite!!!
Ficamos satisfeitos que o texto mencionado foi apreciado e melhor ainda, que pode receber sua contribuição. O Blog do C.C. tem, como um dos objetivos fomentar o diálogo em torno da cultura destes primeiros imigrantes e de sua história e cultura.
Entre em contato conosco através do e mail postado na página principal do Blog do C.C. 25 de Julho: angelina.wittmann@25dejulho.org.br
Ficamos aguardando seu contato.
Abraços fraternos.
Equipe do Blog do C.C. 25 de Julho de Blumenau