sábado, 18 de setembro de 2010

Grupo de Harmônicas Blumenau

Antes de postar o compromisso do Grupo de Harmônicas Blumenau do C. C. 25 de Julho com a Oktoberfest 2010 - Blumenau, vamos conhecer uma história interessante.

Um tempo atrás, o Coral Masculino ensaiava toda sexta feira no espaço do clube. Depois do ensaio, a maioria de seus integrantes permaneciam um pouco mais, para conversar. Em 1994, em uma destas sextas feiras, o maestro do coral, Senhor Erwin Knaesel, levou uma gaitinha de boca. Foi um sucesso entre todos presentes além do que,  ele a usou no acompanhamento do ensaio do coro. Em outra sexta feira de ensaio, o senhor Robert Hirt e Fausto Emmendoerfer, também levaram suas gaitinhas. Neste dia, o maestro Erwin Knaesel disse ao grupo de amigos que possuia um baixo. Propôs  a formação de uma orquestra. O Senhor José Carlos Oechsler se prontificou tocar o baixo e assim ficou determinado. O grupo de amigos conseguiu uma vineta (Gaita especial de acordes) emprestada, que passou a ser tocada pelo Senhor Wilfried Volkmann, atual coordenador do Grupo de Harmônicas Blumenau e o narrador desta valiosa história.

Jornal Santa Catarina - 11 Set. 2010 - Destaque - Sr. Volkamann
Após tudo organizado e combinado, aconteceu o primeiro ensaio do Grupo de Harmônicas Blumenau em 2 de Agosto de 1994, data de sua fundação. Sua primeira apresentação aconteceu na Empresa Waltec - no Bairro do Salto Weissbach - Blumenau, em 23 de Dezembro deste mesmo ano.

A iniciativa dos amigos formou, assim,  uma orquestra somente de gaitas de boca, que hoje conta com 16 anos de idade e, já participou de mais de 340 apresentações na região de Blumenau, em Santa Catarina, Curitiba. Participou tembém, de 14 apresentações na Áustria e 2 na Alemanha.
Vista de Blumenau
Possue 2 CD´s gravados (podem ser adquirido em lojas especializadas) e faz parte da programação oficial da Oktoberfest - Blumenau, desde o ano de 2000.



Programação da Oktoberfest

O Grupo fará parte de todos os desfiles da Oktoberfest:  dias 8 , 14, 19, 21 de Outubro de 2010.
Durante a Oktoberfest farão retretas na Rua XV de Novembro, próximo ao Banco do Brasil, das 15 às 18h.


O Grupo de Harmônicas Blumenau é do C. C. 25 de Julho -  uma parte da história da História da cultura e arte da cidade de Blumenau - SC.
Atualmente faz parte do Grupo, os senhores: Otto Puff – baixo, Wilfried Volkmann – vineta e coordenador, Almiro Nardelli – solista, Arnaldo Garcia e Wilmar Medeiros – harmonia e Fausto Emmendoerfer e Katwaldo Roedel – melodia.

Se algum músico de gaita quizer conhecer mais sobre este trabalho ou mesmo, interesse em participar dos ensaios, entrar em contato conosco, que teremos prazer em efetuar esta "Ponte".



Postado por Angelina Wittmann






Nenhum comentário: