sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Biografia - Richard Wagner

1813 - 2013
200 anos de seu nascimento
Herr Wilhelm  Richard Wagner
Um dos grandes nomes da música clássica alemã, nasceu no dia 22 do mês de maio de 1813, portanto, estará completando 200 anos de aniversário de nascimento em maio de 2013. 
Richard Wagner, como é mundialmente conhecido, já vem recebendo homenagens do bicentenário de nascimento nos 4 cantos do planeta.
Nasceu em Leipzig, cidade do centro leste da Alemanha.



Casa onde nasceu
Richard Wagner em 1813
Herr Wagner nasceu em um bairro judeu de Leipzig - conhecido por Lípsia. Leipzig foi uma cidade, na qual viveram muitas personagens conhecidas por sua arte, como por exemplo: Bach, Shumann, Mozart, Mendelssohn, Goethe. 


Sra. Johanna
Richard Wagner era filho e mais outros oito irmãos, de Carl Friederich Wagner e Johanna Rosine. Há boatos de que seus pais não eram casados. Richard Wagner ficou órfão de pai quando tinha seis meses de idade. O amigo de seu pai, o ator e dramaturgo Ludwig Geyer tornou-se seu padastro, quando passou a viver com Johanna, logo em seguida. Casaram-se no ano seguinte, em 1814. Mesmo que toda a família mudou  para Dresden. Por conta disto, até os 14 anos de idade, Wagner era conhecido como Wilhelm Richard Geyer (Sobrenome de seu padastro). Levantou-se até a hipótese de que o Sr. Geyer fosse seu pai biológico.
Richard Wagner cresceu no meio artístico. Os "dois pais" eram atores. Sr Geyer - seu padastro, também era pintor e dramaturgo. Escreveu a peça Der Bethlehemitische Kindermord (O Massacre dos Inocentes). Duas irmãs do compositor  - Rosalie e Louse, também seguiram a carreira de atrizes. Uma terceira, a Klara,  era cantora de ópera.
Sr. Ludwig Geyer
Quando o padastro, Sr. Geyer ficou muito doente, Wagner passou um tempo morando com seu  tio Adolph que tinha muita cultura e uma grande e munida biblioteca. Este contato trouxe conhecimento e cultura para o compositor que naturalmente era autodidata. "Herdou" do padastro, o amor pelo teatro que o transportava para mundos diversos, distante da monotonia diária. Até mesmo no modo de vestir, desde a tenra idade, o fazia de maneira diferenciada.
..." exercia uma sedução subtil, um tal charme sobre minha imaginação, que meu coração batia loucamente quando eu tocava um daqueles vestidos." 

Textos do compositor em uma autobiografia - Mein Leben, quando mencionava o fascínio que o guarda roupa cênico de suas irmãs mais velhas exercia sobre si.
Ele também contou nesta autobiografia que ficou muito impressionado com elementos góticos de Der Freischütz de Carl Maria von Weber.
Em 1920, no final do ano, Richar Wagner foi matriculado na escola Pastor Wetzel em Possendorf, onde recebeu aulas de piano.
Perdeu seu padastro, com a idade de 8 anos de idade. Sr. Geyer faleceu em  1821. No ano seguinte o compositor ingressou em uma escola de Dresden. Nesta época, lia Goethe e Schakespeare, os quais o inspiram.  Escreve Leubald und Adelaide, assinando a obra com o nome Richard Geyer. Três anos após, em 1825, começou a ter aulas de piano com o professor Humann. Em 1826, sua família muda-se para a cidade de Praga e o compositor fica na escola em Dresden, dando prosseguimento aos seus estudos. 

Dresden de Richard Wagner
Blick aif Dresden bei Mondschein - Óleo sobre tela -   78 x 130cm - Casper David Friedrich (1774-1840)


Em Dresden - 1826, traduziu os doze volumes de Odisséia a partir do original - grego antigo. A família e Richard Wagner voltam  a residir em Leipzig no ano de 1827. Nesta época existia uma orquestra, muito respeitada e conhecida - Gewandhaus. Na  Gewandhaus começou a se apresentar como Richard Wagner e foi onde conheceu a música de outra personalidade mundial da música clássica alemã - Ludwig van Beethoven. 

Sra. Wilhelmine Schöder-Devrient
Na época ficou encantado com a Sétima Sinfonia e foi visível a influencia da obra de Beethoven em sua obra e nos momentos mais turbulentos de sua vida. Em 1828, começou seus estudos de Harmonia com Christian Gottlieb Müller - músico da Gewandhaus. No ano de 1829, ouviu Wilhelmine Schröder-Devrient no Fidelio a qual já tinha sido vista por Beethoven neste papel. Richard Wagner ficou fascinado com a artista e escreveu... 

"uma artista como eu nunca vi igual sobre o palco" R.W.

Entre os anos de 1829 e 1830, Richard Wagner compõe duas sonatas para piano e um conjunto de cordas.
Herr Wilhelm  Richard Wagner


















Teve aula de violino com Robert Stipp, outro músico da  Gewandhaus (1830) e aulas teóricas de contraponto, fuga e os princípios da forma de sonata com o cantor da igreja da cidade - São Tomás - Christian Theodor Weinlig.

Christian Theodor Weinlig
Um ano depois, Richard Wagner iniciou seus estudos na Universidade de Leipzig. sua mãe foi sua maior incentivadora. Tinha então, 18 anos de idade e já tinha composto uma sinfonia em ré maior e que foi executada pela Orquestra Filarmônica de Gewandhaus. Também em 1831, começou a compor uma ópera - Die Hochzeit, que foi foi destruída por ele mesmo, porque sua irmã Rosalie não gostou.

Die Fee (As Fadas), foi sua primeira obra completa (1834). É percebido o forte amor à sua terra natal, às tradições locais e com a Mitologia Germânica, a qual, mais a frente "desta viagem" vamos compreender melhor.

Para ler mais sobre - Clicar sobre:
Centro Cultural 25 de Julho: Germanos e sua Mitologia - Crenças e ...
Centro Cultural 25 de Julho: Germanos e sua Mitologia - Crenças e ...
Estréia em 1888


Esta ópera só estreou em 1888, após a morte do compositor. O método de trabalho que foi usado na Die Fee, foi o mesmo usado em toda sua obra. Se resumia em um pequeno livro (libretto) em prosa e a partir dele, eram feitos versos e por fim, musicado. O libretto de Richard Wagner foi baseado no livro La donna serpente (1773) do renascentista veneziano Carlo Gozzi,  o qual foi traduzido por tio -  Adolph,  para o idioma alemão.
Herr Wilhelm  Richard Wagner







Neste período, Richard Wagner entrou em contato com a obra de Bellini, a qual passou a ser uma de suas inspirações. Em especial, apreciava: Norma, Capuleti e Montecchi. 
Wagner tinha mais sintonia com a ópera italiana. Escreveu um artigo no Jornal de Leipzig - Neue Zeitschrif für Musik, dizendo que as óperas alemãs são laboriosas, insossas e sem paixão. Ao contrário das italianas, que possuem melodia e vozes agradáveis de ouvir. O Jornal Neue Zeitschrif für Musik foi o primeiro jornal que publicou ensaios escritos de Richard  Wagner.


Herr Wilhelm  Richard Wagner
Richard Wagner tornou-se regente quase ao acaso. Ou poderia se dizer, a partir do processo natural de sua carreira e obra. Quando lhe ofereceram o cargo de regente no teatro de Magdeburgo, o diretor do teatro lhe informou que a primeira tarefa seria reger Don Giovanni, no domingo seguinte. Isto aconteceu duranta a entrevista. Sem qualquer tempo para ensaio, o compositor estreou como regente. Conquistou a crítica e o público, no papel de regente, o qual fazia com paixão, vigor e energia. Regia como ninguém a Sétima Sinfonia de Beethoven e fez ressurgir a Nona Sinfonia, que estava esquecida desde o ano de sua estréia - em 1824. 

Em 1835, faleceu seu amigo e tio - Adolph, ano que escreveu a composição Das Liebesverbot - sua segunda ópera. Vale registrar que ele sempre escreveu seus próprios livretos de suas óperas. Não confiava importante trabalho a ninguém  embora sempre achasse de que não era um bom poeta.



Esta obra, foi a primeira ópera de Richard Wagner apresentada em público. O próprio Richard Wagner a conduziu e foi um grande fracasso. Wagner sempre vivia com problemas financeiros por vários motivos: jogo, luxo nos móveis, roupas, perfumes e festas. Sempre esteve endividado, até conhecer Ludwig IIPríncipe da Baviera o qual tinha fascinação pelo compositor de Leipzig  e o adotou como mecenas. (Mais sobre no post). História melhor detalhado na frente
Para compreender melhor a dimensão do luxo do reino de Ludwig II , clicar sobre : Ludwig II
Herr Wilhelm  Richard Wagner 

Christina Wilhelmine Planner

Sua primeira esposa foi Christine Wilhelmine Planner - Minna. Casou-se com Minna em 24 de novembro de 1836. Minna era atriz e se conheceram em Magdeburgo, dois anos antes do casamento. Tinham diferenças que interferiram na relação do casal durante toda a vida de viveram juntos. Era sabido que a Sra. Wagner não possuía dotes intelectuais e culturais e seu espírito era  doméstico demais para acompanhar as extravagâncias e o espírito inquieto de Richard Wagner.




No final do ano de 1836, Richard Wagner teve que sair da Alemanha, pelo constrangimento dos inúmeros credores que o procuravam. Corria risco de ser preso. Seu amigo Lous Schendelmeisser, intermediou um contato com Karl von Holtei, diretor do teatro de Riga, na Letônia. Richard Wagner foi nomeado regente do teatro da cidade em setembro de 1837.
Riga
Não teve bons momentos na cidade Riga, cuja estadia foi de 1837 a 1839.
Teve problemas pessoais com o Diretor do teatro da cidade - Karl von Holtei.
Karl von Holtei
Sua esposa Minna foi assediada pelo diretor do teatro - Holtei e Wagner, por responsabilidade igualmente de Holtei, teve sua vida em risco, por conta de uma febre tifoide que pegou a partir de insistentes excursões feitas pelo diretor.  Richard Wagner foi demitido pelo sucessor de Karl von Holtei e convidado a se retirar da cidade, por conta do grande vulto de dívidas. Os credores estavam por perto. 
Quando partiu da cidade de Riga, não possuía passaporte, porque as autoridades locais foram orientadas pelos credores a não lhe fornecer o documento para  dificultar sua fuga.

Giacomo Meyerbeer

Fugiu por mar até Londres e depois seguiu para Paris - em 1839. Na cidade francesa tinha um concorrente de peso - Giacomo Meyerbeer. Era o nome de sucesso na  Ópera de Paris, o qual ofuscava qualquer tentativa de outras apresentações que não as suas.
Wagner tentou apresentar Das Liebesverbot. Foi um fracasso e as dívidas aumentaram, resultando na sua prisão em Paris,  em outubro de 1840.



Rienzi


Na prisão terminou sua terceira ópera: Rienzi, que tinha iniciado em Riga. Quando saiu da prisão iniciou a ópera  Le Vaisseau Fantôme que ficou pronta em 19 de novembro de 1841.

Le Vaisseau Fantôme


Franz Liszt
Em Paris, Wagner conheceu Liszt, Berlioz e Meyerbeer, e este fez tudo que foi possível para ajudar Wagner, como a confecção de cartas de  recomendações a vários teatros da Alemanha. 
Wagner também ganhou um pouco de dinheiro fazendo arranjos de partituras de óperas de Donizetti para canto e piano.

Em março de 1841, Meyerbeer escreve a seguinte em uma carta ao diretor da ópera de Dresden - Alemanha.
"Herr Richard Wagner de Leipzig é um jovem compositor que tem não somente sólida educação musical mas também muita imaginação; além disso ele tem ampla cultura literária e sua situação merece a simpatia de seu país natal em todos esses aspectos. seu grande desejo é ter sua ópera "Rienzi" representada em Dresden. eu achei algumas partes que ele tocou para mim dessa obra cheias de imaginação e considerável efeito dramático."  Meyerbeer
Richard Wagner lhe respondeu escrevendo...
"Que Deus lhe de alegria em todos os dias de sua vida e preserve seus olhos de todo pesar é a prece sincera de seu mui devotado discípulo e servidor, Richard Wagner."
A Família Wagner partiu de Paris em direção a Dresden em  abril de 1842.
Graças a ajuda do colega francês, Richard Wagner estreou a ópera Rienzi no Teatro da Corte de Dresden em outubro de 1842 com muito sucesso. Foi nomeado Kapellmeister e regente deste teatro. O cargo era vitalício e o salário muito bom. Em 1842 estreou Der fliegende Hollände que era o trabalho Le Vaisseau Fantôme terminado. Na sequência estreou a ópera Tannhäuserem - 1845.


Visitou o irmão Albert, em Berlin e sua sobrinha Johanna atuou na ópera Tennhauser. Neste período, aumentou seu interesse pelo drama grego - trilogia Orestia de Ésquilo. Leu os clássicos gregos para compor Lohengrin. A exemplo dos gregos, começou a usar elementos da mitologia germânica e lendas no seu trabalho. Leu a obra dos Grimm.

Para saber mais, clicar sobre:Um pouco de História...Irmãos Grimm

Na obra  Lohengrin e Parsifal, Wagner desenvolve o conceito da "melodia contínua". Um de seus escritores favoritos neste tempo era Herr Wolfram von Eschenbach, cujo livro Parzival inspirou Lohengrin e Parsifal.




Tudo ia tranquilo em seu novo emprego no teatro de Dresden, até que Richard Wagner resolveu se envolver com a política. Não concordava com o tratamento e salários dos músicos da orquestra, que eram muito exigidos em seus trabalhos. Wagner tentou implantar reformas, como o reequipamento com novos instrumentos musicais e a readequação salarial, de solistas a músicos no teatro. A promoção, segundo Wagner, deveria ser  baseado no talento musical e não por tempo de serviço. Foi implacável em sua intenções e decisões e começou a ser mal vistos por seus superiores.
Mais ou menso nesta mesma época, outros dois alemães  implantavam reformas sociais e políticas. Marx e Engels, em 1848, publicavam o Manifesto do Partido Comunista. Ao mesmo tempo que estourou na França a revolução, acabando com a monarquia. A Europa estava fervendo sob as novas idéias que animou Richard Wagner a continuar tentando por em prática as suas novas idéias. 

Neste cenário de mudanças políticas na Europa, sua música passou para segundo plano, depois da política. 
Ainda em 1848, o anarquista russo Mikhail Bakunin se refugia em Dresden . 
Wagner e Bakunun ficam grandes amigos.
Mikhail Bakunin
Em comum, os ideais de reforma social no país. Nesta época Richard Wagner repudiava a opulência da Corte de Dresden. Tinham grande sintonia com as idéias anarquistas. Movido pela vontade de mudar e ajudar a criar uma nova sociedade alemã, Wagner entrou para o partido político Vaterlandsverein, fundado em março de 1848. No Vaterlandsverein, Wagner, Bakunin e outros revolucionários debatiam revolução, socialismo, comunismo e anarquismo.
Dr. Otto Blumenau liderou a vinda
 de imigrantes alemães para
a região do Vale do Itajaí, 

a partir deste cenário
 conturbado na Alemanha.
Nesta época, Richard Wagner estava com 34 anos de idade. Sua mãe faleceu, em 9 de janeiro. Em Junho, já com 35 anos, completados em maio. Nesta época decidiu fazer parte da Guarda Comunal Revolucionário, quando publicou dois poemas e um artigo, nascidos dentro destas movimentações. Um deles: Gruss aus Schen an die Wiener (Saudações Saxãs aos Vienenses), saudava os austríacos por terem forçador seu imperador fugir e incitava os saxões fazerem a mesma coisa. O outro poema: Die alte Kampf ist´s gegen Osten (A Velha luta é contra o Leste). Já em seu artigo fazia uma reflexão perguntando que relação existia entre a empreitada republicana e a monarquia. Mais ou menos neste período,  acontecia as imigrações para o continente americano. Contatos já se faziam para chegar o primeiro grupo de alemães no Vale do Itajaí logo mais.

Continuando...


A autoria de um artigo anônimo publicado em 8 de maio de 1849, foi denotado a Richard Wagner. Seu título era Volksblätter  - Revolução. Era um texto muito emblemático e acalorado glorificando a Revolução.


Neste ano de 1849, em abril, Wagner regeu a Nona Sinfonia de Beethoven. No final da apresentação, Bakunin, saiu do meio da platéia e cumprimenta o regente, apertando sua mão lhe disse: que se toda a música que já foi escrita fosse se perder na conflagração mundial, que estava para acontecer, esta sinfonia, pelo menos estaria salva.
Frederico Guilherme IV
O Rei prussiano - Frederico Guilherme IV não aceitou as exigências dos anarquistas e ordenou que a Guarda Comunal fosse desfeita, em 3 de maio de 1849. (Bem curioso,  exatos 6 décadas antes da inauguração do primeiro trecho ferroviário da EFSC na Colônia Blumenau). Os membros do partido Vaterladsverein decidiram não aceitar a exigências e ofereceram resistência. Houve confrontos e Richard Wagner participou das movimentações.
Entre outras ações, Wagner imprimiu panfletos revolucionários. No dia 5 de maio, as primeiras tropas prussianas chegaram em Dresden e o combate tomou conta da cidade. Vale lembrar que neste período a Alemanha ainda não era unificada de maneira integrada. 
Após o Congresso de Viena, havia um conflito de ideologias que fez surgir a revolta que Wagner  participava. Alguns desejavam a unificação dos pequenos estados e reinos alemães, outros não. Em 1834 criaram a Zollverein que excluía o Império Austríaco e a liderança, poder e força prussiana sobre os Estados-membros aumentaram. O Rei Prussiano Frederico Guilherme IV, recebeu a coroa da Alemanha unificada, mas Frederico negou,  alegando que Assembleias Revolucionárias não poderiam conceder títulos reais. Ele tinha seus motivos para isto.
A Unificação da Alemanha somente foi adiada. Era questão de tempo.

Retornando a Dresden de 1849, as tropas de Frederico Guilherme IV invadiram a cidade.
Richard Wagner, no dia seguinte a chegada das tropas , foi em casa e tirou  Minna da cidade, levando-a para Chemnitz (antes chamada de Karl-Marx Stadt). 

Quando Richard Wagner retornou a Dresden, a prefeitura estava ocupada por seus colegas da resistência. Todos da resistência estavam exaustos por estarem 6 dias sem dormir. Wagner foi enviado para Freiberg para chamar reforços, quando retornou a revolta já tinha sido dominada pelos prussianos. Wagner, Heubner e Bakunin foram para Freiberg, quando Wagner sugeriu que eles montassem um governo provisório em Chemnitz. 
Freiberg
A noite, Bakunin e Heubner fugiram. Wagner foi ao encontro da esposa e fugiram da Alemanha.
Bakunin, Heubner e Röckel foram condenados à morte. Mas a pena não foi efetivada pois foi transformada em prisão perpétua. Richard Wagner são não teve o mesmo destino, por que estava fora do país. Passou onze anos longe da Alemanha. Sofreu muito neste período por passar tanto tempo longe de suas origens, de sua terra
Franz Liszt
No exílio, recebeu ajuda de Liszt em Weimar, que o aconselhou a ir para Paris, sendo que Minna ficasse como hóspede em sua casa, em Liszt. E assim aconteceu. 
Em Paris, Meyerbeer evitou Wagner em um encontro público, mas não conseguiu evitar o embaraço, pois Richard Wagner o abordou.
Nesta época Meyerbeer era Oficial da Corte Real da Prússia. Depois de Paris, Richard Wagner seguiu para a Suíça, onde passou maior parte de seus anos de exílio. Após transcorrido seis meses Minna veio ao seu encontro. Apesar do exílio, sua obra continuou sendo apresentadas na Alemanha, o que lhe rendeu dinheiro, mas não o suficiente para acabar as dívidas.
Minna jamais o perdoou por seu envolvimento na revolução de Dresden. O casal brigava constantemente.
Em outubro de 1848,  Richard Wagner inicia o grande trabalho da  saga o Anel do Nibelungo, que duraria 26 anos para terminar.
Otto Wesendonck

Mathilda
No ano que vieram o primeiro grupo de alemães para fundar a Colônia de Blumenau - 1850 - Richard Wagner conhece o casal que chegou dos Estados Unidos - Otto Wesendonck e  sua esposa  Mathilde. Wagner fica encanto com os Wesendonck. Neste ano publica os artigos: em fevereiro - Die Kunst und die Revolution e em setembro - Das Judentum in der Musik. Em 1851  é publicado Oper und Drama, onde Wagner  afirma que a ópera é uma globalidade.

Os Wesendoncks, convidam os Wagner para morar em uma das casas de sua grande propriedade, em 1857. O convite é aceito pelo compositor. O local era perfeito e oferecia a tranquilidade que necessitava para trabalhar. Ele  considerava a Mathilda sua Musa e esta proximidade o fazia feliz, ao mesmo tempo Minna passou a ter um local tranquilo que sempre almejava. 
A relação do triangulo Wagner, Mathilda e Otto era aberta. O marido sabia sobre os sentimentos da esposa e o compositor e não se importava. Somente Minna desconhecia o que acontecia.
Herr Wilhelm  Richard Wagner - 1850

Mathilda -  1850


Mathilda fez poemas a partir dos quais, Richard Wagner compôs cinco canções para voz e piano - entre novembro de 1857 e 1° de maio de 1858. Este trabalho foi batizado por  Wesendonck Lieder. O envolvimento entre o casal é explicito no texto destas canções. Neste período,  Wagner inicia a composição Tristan und Isolde interrompendo a composição Siegfried (Das Rheingold e Die Walküre).


Todas as noites os dois casais se encontravam  para conversar sobre filosofia, literatura e música, onde debatiam sobre Schopenhauer, budismo, arte. Minna ficava isolada, excluída e não se sentia à vontade. Tomava ópio e outras drogas para aliviar uma doença cardíaca que possuía. Em contrapartida, Richard Wagner  via sua relação com Mathilda como algo que transcendia, divino, como se fosse uma comunhão de almas gêmeas que se completavam. Algo além desta dimensão.
Minna
Um dia de abril de 1858, Minna descobre uma carta de amor de Wagner à Mathilda entre os papéis de música. Sua reação foi violenta, esfregando a carta no rosto dos dois apaixonados em tempos distintos. Foi um escândalo. Os Wagner tiveram que sair da propriedade dos Wesendonck, conhecida por Asyl, em função do tamanho do escândalo. Minna voltou para Saxônia e Richard Wagner foi para Veneza. Se divorciaram para sempre, após inúmeras separações com retornos.
Sede da propriedade dos Wesendock - Azyl
Localização  Azyl
 Em 1859, Richard Wagner retorna para Suíça - Zurique, depois de ser expulso de Veneza. Termina  Tristão e Isolda. No final de 1859 viaja para Paris, onde passa uma temporada. Em Paris recebe o convite do Imperador Napoleão III, para montar Tannhäuser, e finalmente monta uma ópera sua em Paris. O espetáculo terminou em tumulto, vaias e hostilidades ao compositor alemão. Ele conclui que são discípulos de Meyerbeer. 


Foi somente em 1860, que Richard Wagner recebe a anistia e a permissão de retornar em território alemão. Em 1861, recomeça a trabalhar na obra Die Meistersinger von Nümberg. Sua situação econômica não era muito boa. Escondia-se dos credores. Em 10 de março de 1864 - Ludwig II torna-se o Rei da Baviera, com 19 anos e nutria uma admiração pelo compositor, como também era um admirador de sua obra. O primeiro ato de governo foi chamar Richard Wagner à sua corte. O encontro aconteceu no dia 4 de maio deste mesmo ano. Ludwig assumiu todas as dívidas de Richard Wagner e estipulou uma pensão, que cobria todos os gastos em fartura e luxo. Wagner que passou a residir  uma mansão conhecida por Villa Pellet, nas proximidades da residência de verão do Rei, junto ao lago Starnberger. Todos os dias a carruagem real via buscar o compositor para conversar com Ludwig sobre arte e música.

Em 1864, Richard Wagner recebe a visita de Hans von Bülow, regente pianista, amigo e admirador de do compositor e sua esposa - Cosima. Ela era filha de Franz Liszt, seu amigo quando Cosima ainda era criança.

Richard Wagner e Cosima só não se apaixonaram, como ela ficou grávida, não do marido, mas do compositor. Liszt ficou consternado com o ocorrido e mais ainda, quando Cosima se converteu ao protestantismo para se casar com Richard Wagner. Ela se divorciou do marido em 1870. Richard Wagner soube do falecimento de Minna já a 4 anos atrás. 
O casal casou no dia 25 de agosto de 1870. A relação dos dois era pautada na confiança, tranquilidade e fidelidade. Chegaram a fazer um pacto, que quando Richard Wagner morresse, ela morreria junto, imitando o final de sua obra Tristão e Isolda.

Richard Wagner teve três filhos com Cosima: Isolda, Eva e Siegfried.


Cosima
Nietzsche
Ludwig II, movido pelas pressões internas devidos as vultuosas pensões destinada ao compositor, teve que  banir Richard Wagner da Baviera. 
Em 1865, mês de dezembro, a família  mudou-se para Tribschen na Suíça. Richard Wagner continuou a receber a pensão do Rei da Baviera até que, em 15 de maio de 1866, o rei escreveu para o casal, dizendo que pretendia renunciar a coroa e morar com a família Wagner. Conseguiram fazer com que Ludwig II mudasse de ideia. Seria uma situação de difícil explicação.


Em 1868, Richard Wagner conhece Nietzsche, que lecionava filologia em Basileia. ficaram amigos e Nietzsche passou a frequentar a residência de Wagner, até o momento que se afastaram por conta de divergências de pontos de vistas divergentes a partir de seus conceitos e filosofias.

Em 22 de setembro de 1869, estreou em Munique  - Das Rheingold, patrocinado por Ludwig II. Wagner não queria esta estréia, pois pretendia fazê-la no   teatro que planejava construir em Bayreuth. Não conseguiu evitar.



Fizera um acordo com o Rei da Baviera, o qual este era dono de todas as suas partituras. Em 26 de junho de 1870 estreou  a Valquíria, no mesmo teatro de Munique, também contra a vontade de Richard Wagner., que não esteve presente em nenhuma das estreias. Nesta estréia estavam presentes na platéia: Liszt, Brahms, Saint-Saëns e o violinista Joseph Joachim. a peça foi um sucesso.

Die Walküre - Solti em Bayreuth 1983

No dia 19 de julho inicia a guerra entre França e Prússia, com a união de todos os estados alemães com a Prússia, até mesmo a Baviera. Com o final da guerra, surge a nação alemã e foi permitido ao Rei da Baviera continuar a usar sua coroa., assim como todos os nobres, mas como suseranos do Rei da Prússia ou Imperador alemão.


Richard Wagner escolheu Bayreuth para construir o teatro que projetara a muito tempo. Escolheu este local, porque ficava na Baviera, próxima da fronteira norte, ocupando a posição geográfica próxima do centro do território alemão e não tinha concorrência por perto que poderia dividir as visitas do público visitante. Descobriu depois o único defeito da cidade - a chuva frequente.

Richard Wagner criou o Patronatscheine, células de patrocínio que dariam direito a poltronas ao portador do documento.O esquema de arrecadação não deu muito certo até que Ludwig II, a Duquesa Helena da Rússia, o Sultão da Turquia e o Quediva do Egito ajudaram no empreendimento.

Bayreuth













Se vida de Richard Wagner, até com certos transtornos e constrangimentos, foi marcada pelo convívio e prazer de poder viver com obras de arte e luxo, não poderia ser diferente com o teatro idealizado para ser a "Meca" de sua obra, localizado em Bayreuth - Baviera - Alemanha.


Continuando...

Em 21 de novembro de 1874 terminou Götterdämmerung e finalmente Anel estava terminada. Em 13 de agosto de 1876 aconteceu o primeiro Festival de Bayreuth. 
Estiveram presentes neste dia: Guilherme I - Imperador da Alemanha, Pedro II - Imperador do Brasil; Ludwig - Rei da Baviera; Friederich Nietzsche e sua irmã Elisabeth; Franz Liszt, Camille-Saint Saën Anton Bruckner, Pyotr Ilyich Tchaikovsky.



A última ópera de Richard Wagner foi Parsifal, que foi iniciada em agosto de 1877 e terminada em 13 de janeiro de 1882. Sua estréia foi em julho de 1877. Neste tempo já sofria de males do coração.


Em setembro de 1882, foi com a família para Veneza e se hospedou no Palazzo Vendramin, pertencente ao Duque della Grazia.
Palazzo Vendramin
Herr Wilhelm  Richard Wagner
Amigo de uma vida e agora sogro
Franz Liszt


Sua família ocupou uma suíte de dezoito cômodos ricamente decorado por ele mesmo. Muitos o visitaram neste tempo, como: Liszt, Hermann Levi, Joseph Rubinstein, Paul Jukovsky, Engelbert Humperdinck. Wagner e Cosima liam Schakespeare, Goethe, Schille e Calderón de la Barca. 
Em sua última visita a Richard Wagner, Liszt tocou La Gondole Lugubre, intuído ser a última. Um mês depois Richard Wagner morreu de repente de um ataque cardíaco, nos braços de Cosima e cercado pelos filhos. 

Foi sepultado em Bayreuth.
Túmulo de Richard Wagner em  Bayreuth
Após a morte de Richard Wagner, a Direção do Festival de Bayreuth passou para Cosima que renunciou para o filho Siefried. Corima e Siegfried falecem em 1930 e a direção passa para a viúva de Siefried - Winifred Wagner. Por ser amiga de Adolf Hiltler, no final da II guerra, Winifred foi condenada à prisão e é afastada do teatro, assumindo seus dois filhos, netos de R.W.; Wieland e Wolfgang. Wieland faleceu em 1966 e Wolfgang continuou no cargo até 2008, depois de 57 anos na frente do Festival. As sucessoras são suas filhas e suas meias irmãs. Apesar das brigas internas pelo controle do Festival, este continua a atrair milhares de visitantes todos os verões. a procura é de 500 mil pedidos, muito maior que 60 mil entradas. As filas de espera giram em torno de 5 a 10 anos.

Uma Senhora história e uma senhora Obra, digna de um livro.
A História de Richard Wagner, no ano 
que completa 200 anos de seu nascimento.
Ficamos felizes por acompanhar esta obra e disponibilizá-la aqui, no Site Blog do C.C. 25 deJulho de Blumenau
Herr Wilhelm  Richard Wagner



3 comentários:

RENATESTHIAGO disse...

Meus parabéns! Achamos fantástica a matéria elaborada sôbre o genial compositor Richard Wagnr.
Mais empolgados ficamos ao verificar que foi publicada pelo Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau, cidade vizinha a nossa Joinville.
Dos sites do Google - e foram muitos os que examinamos - foi o melhor encontrado em conteúdo e qualidade, alusivo ao bicentenário do nascimento de Wagner.
Participamos aqui em Joinville, de um Grupo de Ópera, fundado há 21 anos, onde nos reunímos quinzenalmente para assistirmos num sistema de audio-vídio as músicas dos grandes mestres. Richard Wagner é um dos nossos preferidos, tendo assistido O Anel dos Nibelungos quatro montagens diferentes. Abraços, Renate/Joel Lopes de S. Thiago

Angelina Wittmann disse...

Sra. Renate e Sr. Joel, ficamos felizes mediante o fato de estarmos "construindo pontes" no que tange a questão cultural e muito mais, sabendo que o Post citado, foi lido e apreciado pelos senhores. A Equipe agradece tão importante retorno.

Grande abraço da Equipe do Blog Site do...
C.C. 25 de Julho de Blumenau.

Cláudia da Silva Tomazi disse...

Compositor alemão bem apreciado, Richard Wagner.