terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

A Cultura da paisagem da cidade - Ponte Nova no Centro


O C.C. 25 de Julho de Blumenau "antenado" com a paisagem da cidade  na qual está inserido desde a década de 50 do Século passado.

Este projeto é considerado um ponto focal? Talvez sim, por que agride visualmente e não respeita a escala local da cidade. É desprovido de qualquer sintonia com a cidade preexistente e segue a tendência internacional.

Quem já não viu obra semelhante, deste porte, seguindo esta tipologia e usando este material em várias cidades, não somente do Brasil, mas também em outros países, no momento presente?
Ponte Nova de São Paulo
É algo massificado que está sendo "pipocado", por grupos e que inconscientemente seguem uma tendência, sem reflexão local. Não é algo que ficará integrado à cidade e nem que criará algo diferente. É sim, algo que agride agredirá o Sky line da cidade de Blumenau, que apresenta uma paisagem característica formada pela presença do rio, este integrado ao casario da Rua XV de Novembro.

A cidade é um organismo vivo, onde, qualquer "cirurgia" feita no seu tecido deve ser criteriosa e deve ser considerada a escala local, as tipologias, as cores, sua história e todos que vivem neste espaço, indistintamente, por que são todos que dão as características da cidade. Este cuidado é para que a interferência final seja harmônica e nesta paisagem e para esta tenhamos vontade de ficar olhando e inseridos sem conseguir descobrir o “por que”. As mulheres de gosto e que conhecem um pouco de maquiagem sabem que a melhor maquiagem é aquela que não é percebida, mas faz a diferença.

Sua construção é defendida, antes de ser feito um estudo abrangente de todo o sistema viário e dos caminhos do município, os quais não se resumem e não devem resumir somente no caminho do automóvel. A partir deste estudo, naturalmente surgirá a argumentação necessária e surgirá, também naturalmente, o local, onde deverá ser construída a nova ponte

Proposta Blumenau 2050
Perguntaram-me ontem se nós tínhamos participado desta ou daquela reunião para decidir o local da ponte. Respondemos que não. Depois compreendemos a intenção na pergunta. A pessoa defende a construção da ponte nova no centro de Blumenau e teve uma intenção na sua pergunta. Complemento nossa resposta. Somos contrários à debates públicos para concluir qual o lugar da ponte. Em nossa opinião isto existe para mascarar a ausência de conhecimento, do levantamento patológico e o diagnóstico necessários, dentro de um universo maior, que o ponto imediatamente em volta da intervenção. Sem precisar a opinião e sugestão de pessoas que sequer são especialistas da área. Realmente especialistas. 

Corredor de ônibus implantado no
 Statdplatz de Blumenau, no primeiro Boulevard 
em meio ao resto do casario histórico que ainda resta.
Exemplo: se tivéssemos uma pessoas sofrendo um mal cardíaco, fosse ser feito embates e debates públicos para construir uma ponte de safena e local que este deveria ser construída. Errado. É preciso fazer vários exames e análises, estes estudos por uma equipe de médicos das várias especializações, coordenados por um cardiologista e depois concluiriam o local exato da interferência e passariam a família a descrição e o por que da intervenção. Esta poderia ser que não fosse uma ponte de safena – o cardiologista na cidade, neste caso é o Urbanista. Cada situação é uma situação e requer o estudo único. Não podemos reaproveitar estudo de uma área em outra intervenção ou patologia e mesmo em outro paciente. No caso, o corredor de ônibus implantado em Blumenau, sabido de todos, que é um projeto feito para Curitiba e foi colocado aqui, sem qualquer reflexão.
Ouvimos a argumentação de quem defende a construção da ponte nova no centro da cidade, ontem, que esta tipologia presente  no centro de Blumenau será um ponto focal adequado e diferente na e para a cidade, como se este fosse a única maneira existente para atrair o visitante e turista.

O que chama o visitante é o ambiente bonito, limpo, agradável, com história, inteligente, encantador, com sua população feliz, complementando, pois o mesmo só tem sentido quando há vida, ou....pessoas dentro de um cenário urbano com identidade diferente daquele de seu local de origem. 

Se quisermos fazer de nossa cidade, um lugar diferente para se visitar, a qual, as pessoas tenham vontade fotografar, temos que resgatar e manter aqueles elementos que são encontrados somente aqui e que faça parte desta história, elementos que caracterizem Blumenau e faça o cidadão que cresceu, nasceu e mora em Blumenau, ter orgulho de ter nascido e de residir em Blumenau. Que o visitante venha para Blumenau conhecer estes ícones, que definitivamente não são encontrados em sua cidade de origem. Ao contrário disto, vemos uma cidade muito mal tratada no que tange estes elementos. 

Projeto para verticalizar a área histórica

Primeiro Boulevard da cidade de Blumenau e do Vale do Itajaí
Como elementos que devem receber a real atenção da administração pública e ser colocados no patamar de “pontos focais” de Blumenau, podemos citar, em uma rápida percepção: A Macuca, o patrimônio ferroviário, o casario da Rua XV de Novembro, o Centro Histórico - Statdplatz, as reservas naturais, o rio Itajaí Açú, as ilhas fluviais, estudo de opções de outros caminhos que não sejam somente o do automóvel (caminho fluvial, do pedestre e da bicicleta, só para começar).
O dia que as pessoas que acham que decidem, através de seu patrimônio real ou virtual, necessitarem de uma equipe médica para resolver alguma patologia, em si ou em algum membro de sua família. É certo que não permitirão que, quase sempre, em torno de uma mesa, seus colegas e amigos, ou mesmo enquetes na cidade, decidam o que deve ser feito para sanar e suprimir o mal que possuem ou seu familiar. Procurarão uma equipe especializada e seguirão o tratamento à risca, sem titubear para que o conforto e saúde sejam restabelecidos.


C.C. 25 de Julho é tradição na Cidade 
e faz parte da identidade da Cidade!



Nenhum comentário: