terça-feira, 12 de junho de 2012

Ensaio para o Concerto Viver é Lutar - 30 anos sem o Maestro Heinz Geyer


Ontem à noite estivemos no primeiro ensaio dos Coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Misto e Liederkranz no grande palco do Teatro Carlos Gomes - Sala Heinz  Geyer.
 
Sr. Roberto Rossbach conversando com o
 Maestro José Carlos Oeschler
Os coros estão ensaiando há mais de 3 meses um programa a partir da obra do grande maestro - Heinz Geyer, que trabalhou por mais de 50 anos na música. Foi um dos mentores da fundação do Teatro Carlos Gomes.

Durante o ensaio da última noite, tivemos a alegria de encontrar os pesquisadores e coordenadores deste   grande concerto - que acontecerá no próximo dia 28 de junhomusicólogo Roberto Rossbach e o estudante do curso de Licenciatura em Música da FURB - Tiago Pereira. Eles nos falaram um pouco sobre este trabalho e como surgiu. Também falaram sobre a vida do Sr. Geyer, que oportunizaremos para postar mais uma edição de "Um pouco de História...".

Roberto Rossbach e Tiago Pereira
Palavras de Rossbach e Pereira...

Acervo Heinz Geyer

 
"É crescente o interesse na catalogação de documentos musicais no Brasil com o objetivo de resgatar e disponibilizá-los a pesquisadores da área de musicologia. Em Santa Catarina as iniciativas ainda são tímidas, restritas a programas de iniciação científica em cursos de graduação e pesquisas em nível de Mestrado (strictu sensu). O potencial para pesquisa em musicologia histórica na região de Blumenau também é notório. Algumas ações já foram realizadas e outras estão em andamento, ligadas ao curso de Licenciatura em Música da FURB e à Escola de Música do Teatro Carlos Gomes (EMTCG).

Em março de 2011 foi iniciado o projeto de catalogação do acervo musical pertencente ao maestro e compositor Heinz Geyer, material integrante da Biblioteca da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. Este trabalho, subsidiado pelo projeto de aprimoramento do corpo docente das escolas de balé, música e teatro através do Convênio com o Ministério da Cultura do Governo Federal, visa resgatar, preservar e disponibilizar a obra do compositor, dando a ela visibilidade e possibilitando sua execução. A catalogação conta com o trabalho do estudante do curso de Licenciatura em Música da FURB, Tiago Pereira, sob a coordenação do musicólogo Roberto Rossbach."


Curiosidade:  

..."Sua obra mais antiga datada, pertencente a este acervo, consiste no impresso de sua “Suíte Brasil”, para voz solista, coro e orquestra, de 1937, porém incompleta. Seu arranjo mais antigo, também impresso, é da canção “Eintracht und Liebe”, de Friedrich Ferdinand Flemming (1778-1813), arranjada para coro misto em junho de 1934." - Roberto e Tiago 

Foi durante o trabalho de catalogação que foram selecionadas obras e arranjos de Heinz Geyer para a montagem do concerto em sua homenagem. O concerto Viver é Lutar conta com a participação dos coros: Misto e Liederkranz do C. C. 25 de Julho de Blumenau e das orquestras: Prelúdio e da FURB. Parelamente ao concerto, o público poderá apreciar uma exposição de fotos, objetos e materiais áudio-visuais relacionados ao maestro Heinz Geyer.





Em Breve mais sobre o Concerto Viver é Lutar.

Agora?
Imagens do ensaio de ontem à noite...





















 Arte, harmonia, amizade, memória, homenagem, história, identidade, sensibilidade, ...música.

 




Nenhum comentário: