terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Conversando sobre: Um pouco de História...

É uma simples reflexão pessoal.


Complemento do Post: Um pouco de História... Primeiros Imperadores Germânicos

Se observarmos este mapa da Europa no século IX, compreendemos um pouco sobre as diferenças culturais, novamente, dos principais países da Europa.
Portugal, Espanha, França e Itália, os conhecidos povos latinos, apresentam fortes diferenças culturais que tem alguma influência deste tempo.
A região onde viviam os povos germânicos, após as conquistas de Carlos Magno, formando o grande Império Carolíngio, fez definir as características dos países oriundos destas regiões, diferentemente dos países da Península Ibérica: Portugal e Espanha tiveram, por séculos, o domínio cultural mulçumano e oriental, infiltrado na arte popular, na culinária, folclore, danças, hábitos e costumes (Cor verde no mapa). Estes, por sua vez, repassados para suas colônias, também via domínio, como aconteceu no Brasil.


Deste domínio oriental, podemos observar a arte barroca, com todos seus significados e seus característicos rebuscamentos. Por exemplo: a obra de Aleijadinho (Um dos principais  nomes da arte barroca brasileira - Início século XIX) apresenta muitos motivos orientais, sendo que o mesmo, jamais tinha viajado para o oriente e não sabia ler, para buscar tal conhecimento em livros. Eram conhecimentos embutidos na cultura popular que tinham presentes características orientais. Estas informações vieram para o Brasil com a Escola de Jesus - Jesuítas.

Obra de Aleijadinho
 Também podemos observar o tratamento e comportamento destes povos diante da religião. Os países da Península Ibérica, são mais fervorosos e apaixonados em sua demonstração da devoção (influência islâmica) e foi onde, a Igreja de Roma, encontrou forças para alimentar a contra reforma (mais tarde deste tempo). A Espanha foi o berço do barroco e da Escola Jesuítica que irradiou pelo mundo ocidental, os fundamentos da igreja de Roma da época. A Escola Jesuítica foi importante para a colonização e formação de inúmeras cidades no Novo Mundo, tanto na colonização espanhola, como na portuguesa.



Somos "resultados" das interações entre Homens, entre raças. Não vivemos isolados, mas temos uma identidade cultural advinda de nossos antepassados, recentes, ou não. Esta, pode estar muito mais longínqua do que imaginamos, ou muito próxima e nem percebemos.


Postado por Angelina Wittmann




Nenhum comentário: