quarta-feira, 29 de abril de 2015

Dia Internacional da Dança

dancacatarina.com.br
Na data de hoje, 29 de abril, é comemorado o Dia Internacional da Dança. Esta data foi instituída em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Esta data foi escolhida por lembrar do nascimento do mestre de dança francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Em sua época foi pioneiro no balé através de sua obra Letters sur la Danse, conjunto de cartas nas quais teoriza o balé. Esta obra foi lançada em 1760 em Stuttgart e Lyon, mais tarde na versão inglesa em 1783 e, quase meio século mais tarde, as de 1804 e 1807, de São Petersburgo e Paris.

Enquanto a dança tem sido uma parte integral da cultura humana através de sua história, não é prioridade oficial no mundo. Em particular, o professor Alkis Raftis, então presidente do Conselho Internacional de Dança, disse em seu discurso em 2003 que "em mais da metade dos 200 países no mundo, a dança não aparece em textos legais (para melhor ou para pior). Não há fundos no orçamento do Estado alocados para o apoio a este tipo de arte. Não há educação da dança, seja privada ou pública".
Fonte: http://pt.wikipedia.org

Para lembrar a data a Fundação Pŕo-Família de Blumenau está promovendo algumas ações na cidade.

Os idosos do Pró-família se apresentam no Parque Ramiro Ruediger às 14h. Serão apresentações de dança coreografica e dança folclórica.
Pró-Família idosos - Foto: Eraldo Schnaider
Pró-Família idosos - Foto: Eraldo Schnaider
Um grupo de 50 alunos formado por crianças e adolescentes se apresenta às 8h30min e às 14h no ginásio da Pró-família.
Pró-Família Blumenau
Às 14h25min e às 14h40min, o local recebe um espetáculo com mais 60 alunos. A praça ao lado do Terminal Garcia recebe 40 crianças, às 10h, e mais 65 às 15h30min.
Pró-Família Blumenau - Foto: Jaime Batista
Às 14h30min as apresentações acontecem no mercado Cooper do bairro Garcia, com aproximadamente 75 crianças. As atividades encerram às 18h30min, com a apresentação de 25 crianças na Furb.
Pró-dança - Teatro Carlos Gomes - Foto: Jaime Batista
O Pró-Dança também comemora a data com apresentações no jardim do Teatro Carlos Gomes às 19h.
Serão apresentadas 14 coreografias, entre grupos de ballet clássico, sapateado, dança de rua e dança contemporânea, incluindo alunos de diversas idades e níveis técnicos. O evento terá 1h30min de duração e a entrada é gratuita.
Fonte: http://jornaldesantacatarina.clicrbs.com.br
Pró-dança - Teatro Carlos Gomes - Foto: Giovanni Silva

Prestigie e deixe se levar para a dança em seus diversos estilos.

Nenhum comentário: