domingo, 1 de dezembro de 2013

Coroa de advento - origem


A coroa de advento tem sua origem no ano de 1839, tendo sido criada pelo teólogo evangélico-luterano Johann Heinrich Wichern, que viveu na região norte da Alemanha, sendo esta destacadamente luterana. Cerca de 100 anos mais tarde esta tradição também pode ser encontrada em regiões da tradição  católica.
Pelo que sabemos o teólogo luterano Wichert de Hamburgo adotou algumas crianças carentes abandonadas. Com elas foi viver no Rauhes Haus, uma instituição diacônica luterana. As crianças sempre ficavam muit anciosas na chegada do Natal e a toda hora perguntavam quanto tempo faltava até a data tão esperada. Então, em 1839 teve a ideia de, em uma roda de carroça, montar velas brancas e vermelhas, como se fosse um calendário. 
As 4 velas brancas representando os domingos de advento e para cada dia entre elas uma vela vermelha menor. A cada dia as crianças podiam agora acender uma vela e assim podiam contar e visualizar os dias faltantes até o Natal. Esta "coroa" pode ter de 18 a 24 pelas pequenas, dependendo do dia da semana que será o 4º domingo de advento. Se este coincidir com o dia 24 de dezembro serão apenas 18 velas vermelhas. Sendo a véspera de Natal no sábado, as velas vermelhas serão 24. As velas brancas sempre serão 4 em função dos domingo de advento estarem assim definidos.
Uma coroa de advento neste estilo ainda pode ser vista no Rauhes Haus e na Igreja Sankt Michaelis em Hamburgo.



Desta forma tradicional se desenvolveu a coroa de advento que hoje conhecemos, com apenas 4 velas, uma para cada domingo. Aproximadamente desde 1860 a coroa de advento é feita também com galhos verdes de abetos. No ano de 1925 pela primeira vez uma coroa de advento foi colocada em uma igreja católica, na cidade de Colônia, já em 1930 viu-se a primeira coroa em Munique.

Algumas tradições referentes ao acendimento das velas existem no sentido de que somente devem ser acesas na ordem em que estão na coroa, preferencialmente em sentido anti-horário. Acender a vela que está no lado contrário da coroa, neste sentido estaria errado.
A simbologia do acender das velas está tematizada em cantos e versos. o verso infantil mais conhecido neste sentido seria:
Advent, Advent,
ein Lichtlein brennt.
Erst eins, dann zwei,
dann drei, dann vier,
dann steht das Christkind vor der Tür.

Advento, advento
uma luz brilha
primeiro uma, depois duas
depois tres, depois quatro
e então Cristo bate à porta.

Na canção Wir sagen euch an den lieben Advent, Maria Ferschl tematizadas em cada estrofe os 4 domingos com uma mensagem para este tempo de espera. A melodia é de Heinrich Rohr, 1954 (1902–1997).
Assim a primeira estrofe remete ao tempo santo que inicia e para o qual preparamos o caminho (Mateus 3,3).
A segunda estrofe lembra o amor ao próximo no exemplo de Jesus (Romanos 15,7).
Já a terceira estrofe tematiza a luz que brilha para iluminar o mundo escuro.
Na quarta estrofe então a passagem de Isaías 60,1 - o envio para que nos tornemos luz, com a vinda do Senhor Jesus que vem a nós com sua luz.

 

Wir sagen euch an den lieben Advent

1. Wir sagen euch an den lieben Advent.
Sehet die erste Kerze brennt!
Wir sagen euch an eine heilige Zeit,
Machet dem Herrn den Weg bereit!.
 

Estribilho
|: Freut euch ihr Christen, freuet euch sehr!
Schon ist nahe der Herr.:|

2. Wir sagen euch an den lieben Advent.
Sehet die zweite Kerze brennt!
So nehmet euch eins um das andere an,
Wie euch der Herr an uns getan.

3. Wir sagen euch an den lieben Advent.
Sehet die dritte Kerze brennt!
Nun trag eurer Güte hellen Schein
Weit in die dunkle Welt hinein.

4. Wir sagen euch an den lieben Advent.
Sehet die vierte Kerze brennt.
Gott selber wird kommen. Er zögert nicht.
Auf, auf ihr Herzen und werdet licht!


Fonte: http://de.wikipedia.org/wiki/Adventskranz

Nenhum comentário: