sábado, 30 de novembro de 2013

Advento – tradições


Existem várias tradições referentes a este tempo de advento, tempo de espera, que remetem a meditar ou simplesmente a diferenciar e encurtar esta espera. Principalmente para as crianças esta época é muito esperada em função do Natal com suas festas e presentes. 


Uma forma tradicional que em muitas casas e também igrejas pode ser vista é a Coroa de Advento. Nela estão simbolizados os 4 domingos de advento através de 4 velas. Estas são acesas a cada domingo uma a mais. A simbologia da vinda da luz de Cristo está associada nesta coroa e no acender das velas.


Uma forma ainda mais direta é o calendário de advento. Neste calendário, que pode ter aparências diversas, são contados os dias de 1º a 24 de dezembro. A cada dia algo de novo acontece e uma surpresa aparece. A forma mais tradicional seria um desenho com pequenas portas ou janelas que a cada dia mostram uma figura relacionada a esta época. 

De uma forma geral aqui no Brasil esta época de advento é pouco lembrada. Muito se fala e ouve de Natal, os pinheiros já invadem as casas e quando chega finalmente a data tão esperada o suspense não existe mais. O comércio leva a antecipar os eventos e festas de uma forma que as datas comemorativas acabam quase que desaparecendo no seu real significado. Com certeza uma consequência também da vida tumultuada que vivemos hoje.

Quem sabe podemos nos voltar um pouco para este pensamento de espera, de expectativa e voltarmos a pensar no advento. Assim com certeza o Natal terá outro significado também.
 
Fonte: http://de.wikipedia.org/wiki/Advent

Nenhum comentário: