domingo, 8 de dezembro de 2013

Advento - segundo domingo


O segundo domingo de advento tem o tema referente ao povo de Sião, em latim: 
Populus Sion, ecce Dominus veniet ad salvandas gentes.
Porque o povo habitará em Sião, em Jerusalém; não chorarás mais; certamente se compadecerá de ti,
à voz do teu clamor e,ouvindo-a, te responderá. Isaías 30:19
Assim nos voltamos para o aspecto de libertação concedida por Deus. O Salvador age de formas diversas, tanto pelo seu nascimento como pela sua morte na cruz. Sua vinda é associada a libertação do sofrimento do mundo, isto quer dizer que o Senhor, com sua vinda, finalmente tirará de nós a tristeza. 
Fonte: http://de.wikipedia.org; http://www.daskirchenjahr.de
 
Por mais que estivermos voltados para os aspectos mundanos, as datas festivas tem sua essência nas festas religiosas. E este de alguma forma acaba nos marcando, nos alcançando em algum momento. Símbolos de Natal estão por todo lugar: pinheiros enfeitados, papai noel, anjinhos, luzes, estrelas, velas. Estes tem sua apelação comercial mas a origem está na data religiosa. A festa tem seu começo e fim no comércio, desvirtua a origem e, apela para um adiantamento da mesma. Assim muitas vezes nem sabemos mais ao certo quando afinal é realmente a festa. Fazemos festas de encerramento de atividades diversas nas quais o temos pinheirinho decorado, presentes, papai noel. Soam canções de Natal e até um Noite Feliz é cantado, sem falar que todos desejam Feliz Natal. Nossas casas ostentam o pinheiro enfeitado já no início de novembro - logo após finados.
Mas... e daí? Nosso aniversário festejamos com um a dois meses de antecedência. Com certeza não! Por que então o fazemos com o Natal? Quando finalmente chegamos na véspera de Natal nem queremos mais ouvir nada do que deveria fazer esta festa tão especial. Estamos cansados das canções, dos votos de felicidade, das guloseimas, das comidas. Já no dia de Natal, 25 de dezembro, pensamos somente em arrumar as trouxas, fechar a casa e ir para a praia - Natal já era...
Quem sabe possamos refletir nesta época de advento, um pouco sobre este nosso agir. Refletir sobre o seu significado e seu valor para nossa vida. Independente de religião, pode ser um tempo de rever nossas atitudes, fomentar bons pensamentos e reposicionar esta festa para o seu sentido original. Podemos tentar... talvez chegamos a um resultado que nos traga alguma satisfação e tranquilidade de espírito. 

Fica o convite para refletir...

Porque o povo habitará em Sião, em Jerusalém; não chorarás mais; certamente se compadecerá de ti, à voz do teu clamor e, ouvindo-a, te responderá.
Isaías 30:19
 

Nenhum comentário: