terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Concerto de Natal 2013 - As novidades

Na noite de ontem, 9 de dezembro, tivemos mais uma vez o Concerto de Natal dos grupos culturais do Centro cultural 25 de Julho. Este evento a cada ano marca o término oficial das atividades dos grupos.
Pudemos nos alegrar com um grande público presente para prestigiar as apresentações. O salão principal lotado sempre é motivo de alegria e uma satisfação para todos.


Também esteve presente a Sra. Alda Niemeyer, que com seus 93 anos conduziu o início das apresentações. Há 30 anos ela organiza o programa com versos introdutórios à cada grupo. Esta programação é apresentada em alemão e português, resgatando assim também o questão da língua, fato importante para a cultura da cidade.
D. Alda Niemeyer e Dieter Berner - Foto: Roswitha Ziel
O Grupo de Harmônicas fez a abertura da noite que trazia algumas novidades.


A primeira novidade foi a estreia do novo Grupo de Teatro. De forma especial para D. Alda foi uma grande alegria e satisfação poder ver novamente a cortina de abrindo para a representação em alemão. O antigo grupo, que se desfez em razão de falta de atores, foi dirigido por ela, que também atuou na última peça que este apresentou no ano de 2000 - Dinner for One. Os antigos integrantes do grupo de teatro receberam uma salva de palmas pelo seu trabalho.


O novo grupo é dirigido pela Sra. Rita. A peça apresentada - Ein Kaffee - contou com 7 atores entre adultos e crianças. A peça, uma comédia, trazia a estória de um senhor que, tendo por um feliz acaso encontrado um livro, entrou em contato com a proprietária trocando cartas com ela. Resolveram então se encontrar em um café na estação ferroviária. Para que pudessem se reconhecer, ela levaria uma rosa vermelha e ele o tal livro. Como a moça ficou receosa em último momento, entregou a rosa para uma senhora que estava prestes a entrar no mesmo café. Assim não foi reconhecida o que levou a alguns desentendidos que acabaram esclarecidos no final.
Foi a primeira de muitas apresentações que esperamos poder presenciar no palco do nosso clube e fora dele. 
Desejamos ao grupo muito sucesso e com certeza muitas horas de estudos - mas também de risadas - estão por vir.




Outra novidade deste Concerto de Natal foi a apresentação do grupo Blumenauer Schuhplattler. Este grupo é formado somente por rapazes solteiros que se dedicam à arte do sapateado alemão, uma forma de dança que se expressa com batidas das mãos no corpo assim como batidas de pé e pulos. Muito bonito foi ver a sincronia e força demonstrada pelos rapazes o que implica em muita disciplina nos ensaios. O grupo é liderado por William Weiland que neste ano também foi um dos ensaiadores da Blumenauer Volkstanzgruppe.

Tivemos ao longo da noite também as apresentações dos demais grupos culturais já conhecidos: Grupo de Dança Senior, Blumenauer Volkstanzgruppe, Coral Misto, Coral Masculino "Liederkranz" e Die Tanzelmusi.

Com um grande buffet coletivo a noite foi encerrada em clima de confraternização e desejos de boas festas.





Nenhum comentário: