segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Ato de lembrança aos falecidos

No dia 24 de novembro queremos fazer uma pequena lembrança aos sócios do Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau, falecidos neste último ano.
A ideia surgiu no Blumenauer Volkstanzgruppe após terem participado em Geldersheim - Alemanha - de uma celebração deste gênero dentro da programação do Gau-Trachtenfest Unterfranken. Nesta ocasião, no cemitério da comunidade foram lembrados os falecidos, em um momento solene com a presença das bandeiras e dos Trachtler que seguiram em cortejo até o local.

Foto: Adriana Bennertz
a
Foto: Adriana Bennertz
A data foi escolhida por ser o último domingo do ano eclesiástico - domingo que antecede o primeiro domingo da época de advento - denominado de Totensonntag ou Ewigkeitssonntag. Seria o Domingo da Eternidade, o finados da Igreja Luterana. Este foi assim denominado já em 1816 sendo que hoje é também denominado de Domingo Cristo Rei em função do 

"A origem do Domingo da Eternidade remonta à data de17/11/1816." (Karl-Heinrich BIERITZ, Das Kirchenjahr, p.182 in WEIMER)

Quem tiver interesse em saber mais sobre a origem, tradição e história deste domingo pode ler a dissertação de mestrado da pastora Tânia Cristina Weimer no link Domingo da Eternidade.

Assim queremos lembrar nesta data as famílias dos sócios:
Lorena Korb
Carmen Santana
Maria de Lourdes Herwig
Harold Letzow
Wolfgang Krieger
Annemarie Prayon
Alberto Marx 

Convidamos os amigos e familiares para o Culto na Igreja Luterana Martin Luther na Itoupava Seca no dia 24 de Novembro às 9 horas da manhã. Os corais do CC 25 de Julho e o Blumenauer Volkstanzgruppe estarão participando do culto em memória.
Após o culto os familiares estão convidados a se dirigirem ao cemitério da Rua Bahia para uma breve celebração no túmulo da integrante do Blumenauer Volkstanzgruppe Lorena Korb.

Esta será a primeira vez que organizamos uma celebração de lembrança aos falecidos mas acreditamos que poderá ser repetida nos próximos anos, até por termos visto este ato por parte dos Trachtler na Alemanha e acreditamos que é importante para lembrarmos sempre daqueles que estiveram entre nós e aqui deixaram sua marcas.

"Senhor, ensina-nos a contar os nossos dias para que alcancemos corações sábios." Salmo 90, 12
Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.
Salmos 90:12

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.
Salmos 90:12
Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.
Salmos 90:12

Nenhum comentário: