sexta-feira, 3 de junho de 2011

Um pouco mais sobre Skat


O jogo de cartas Skat pode ser uma das modalidades com representantes do C.C. 25 de Julho na Olimpíada Cultural da Associação dos Clubes de  Caça e Tiro a se realizar no mês de agosto, na cidade de Blumenau.

Imagem feita no C.C. 25 de Julho na última quarta feira
 dia primeiro de junho



















O grupo, que vem jogando todas as quartas feiras, no clube e revisando as regras do Skat, resgata um hábito de lazer dos primeiros imigrantes na região.

Como já foi postado  no Blog do C.C. 25 de Julho, o Skat foi desenvolvido pelos membros do Tarok Brommenche-Gesellschaft entre 1810 e 1817 em Altemburg, atualmente localizado do Estado da Turíngia – Alemanha.


A primeira publicação que divulgou as regras do Skat , data do ano de 1848 e é de autoria do professor do ensino secundário, Sr. Hempel. As regras vigentes nesta época, mudavam de região para região, mesmo com a esta publicação.

Em 7 de agosto de 1886, houve um congresso em Altemburg para uma definição de regras únicas. O resultando foi a publicação  de 1888 de autoria de Theodor Tomás de Leipzig.


Observando as datas, esta última publicação foi feita 38 anos após a chega dos primeiros imigrantes alemães ao Vale do Itajaí. Com isto, concluímos que muitos dos primeiros imigrantes trouxeram consigo, regras, talvez,  não oficiais e regras de acordo com as, praticadas em sua região de origem na Alemanha. Portanto, podendo, uma destoar da outra ou outras, também,  aqui em Blumenau e região.

As regras atuais vigentes, são observadas e respeitadas pelo ISPA e a Federação Alemã de Skat e foram publicadas em primeiro de janeiro de 1999, portanto, muito recente.

O foco principal do jogo são as três variedades coexistindo chamado: Terno, Grande e Nulo, que se diferenciam no tratamento, pontuação e até mesmo na intenção em os adquirir.

Cada rodada, inicia com uma fase de negociação para determinar o declarante e o tipo de jogo. São distribuídas 10 cartas...

Mas...

Quem sabe...
Se quiser saber mais sobre Skat e tem interesse, apareça no C.C. 25 de Julho às quartas feira, início da noite.
As instruções são repassadas pelo Sr. Ziel e estão de acordo com as regras oficiais revisada em 1999.

Para ler mais mais sobre, acesse: Uma modalidade da Olimpíada Cultural de Blumenau da ACCT

Para saber mais sobre o Skat
clicar sobre o link: Skat no 25 - Regras do Jogo

É um desafio interessante àqueles que apreciam as práticas que envolvem intelecto, estratégias e tradição.



Nenhum comentário: