sexta-feira, 10 de junho de 2011

Biografia - A História de um músico – Wilson Schaade


  

Neste ano que passou escrevemos muitas vezes o nome do músico, Sr. Wilson Schaade nos Post´s do Blog do C.C. 25 de Julho de Blumenau.

Hoje resolvemos conhecer um pouco mais sobre a vida deste músico, quase onipresente nas muitas atividades culturais do  C.C 25 de Julho de Blumenau e sócio, juntamente com sua família: esposa – Sra. Anita Schaade (Folclorista); Sra. Lidiane M. Schaade (Folclorista) ; Genro – David Simas(Folclorista) e neta – Stephanie Lopes (Folclorista).


Sr. Wilson Schaade e Sra. Anita Schaade
 Atividades culturais no C.C. 25 de Julho:

  Projeto dançando na Praça
Die Tanzelmusi


  • acompanha, através de sua música, as danças do  grupo folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe.
  • participa do mais novo grupo cultural – o Grupo musical Die Tanzelmusi.
  • é integrante do Coro Masculino Liederkranz somando sua voz ao grupo de vozes masculinas do coro e quando é necessário se faz presente com seu acordeon.





Sr. Wilson Schaade tocando na
"Churrascada entre amigos" C.C. 25 de Julho de Blumenau 
 07 setembro de 2010


Sr. Wilson Schaade com músico da banda de Rödelsee
Oktoberkafee -  2010
No próximo final de semana o grupo folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe fará uma apresentação na cidade da família do Sr. Wilson Schaade e achamos que este era o momento para conhecermos um pouco mais sobre o músico e sua vida.

Sr. Wilson Schaade nasceu no alto Vale do Itajaí em 1952  - no trajeto ferroviário da Estrada de Ferro Santa Catarina -  na cidade de Trombudo Central.

Trombudo Central - 2009
Ele, como quase todos os primeiros imigrantes da região do Vale do Itajaí e seus primeiros descendentes nascidos na região, trabalhou na terra.  

Foi agricultor até a idade de 28 anos. A música sempre esteve presente em sua vida.
Em Agrolândia, cidade para a qual se mudou com a família em 1958, tocava harmônica com 15 anos de idade.


Agrolândia Antiga


Clicar para ampliar

Sr. Gerhard Schaad

Observando o filho, Sr. Gerhard Schaade, seu pai lhe presenteia com um acordeon no ano seguinte, quando o jovem Wilson Schaade tinha, então, 16 anos de idade.




Em 1969, com 17 anos, Sr. Wilson Schaade tocou pela primeira vez em público, no baile do clube Floresta de Agrolândia. Tocou com a banda The To Shines, formada por 9 músicos que mais tarde, ficou conhecida como  Os Meteoros.

The To Shines - Clube Floresta - Agrolândia
  Junto com Os Meteoros, gravou o primeiro LP com a banda.

LP com o s Meteoros
Tocou na banda  Os Meteoros até 1979, onde sua última apresentação com o grupo foi na cidade de Timbó no baile de Fim de Ano.
Em 1980 o Sr. Schaade e sua família se mudaram para Blumenau. Trabalhou na empresa da Teka até se aposentar, mas nunca deixou praticar a música.
Em 1981, aceitou o convite da banda Cruzeiro de Blumenau e com a banda, tocou nos estados de: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul com mais freqüência. Com a banda Cruzeiro gravou 3 LP´s e um CD. Permaneceu junto com a banda cruzeiro até o ano de 2000.

Banda Cruzeiro
 A partir do ano de 2000, tocava com a banda Estrela do Vale que ficou conhecida no ano seguinte como Oktobertanzkapelle – banda do sócio do C.C. 25 de Julho Blumenau – Sr. Harold Letazsow. Sr. Schaade, tocou por 5 anos nesta banda, nas mais variadas cidades, desde: Brasília, São Paulo, Salvador...

Estrela do Vale

Oktobertanzkapelle
 Ainda em  2001, o Sr. Wilson Schaade começou como músico do Blumenauer Volkstanzgruppe, grupo folclórico do C.C. 25 de Julho de Blumenau, junto com o grupo, se apresentando e possibilitando a dança folclórica com música ao vivo a partir de partituras originais da região da Baviera – Alemanha.
Parte do grupo folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe

Oktoberfest 2010

Como músico de banda, em 2005 até 2007, tocou com a banda Germânia, nos estados de Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro.

Banda Germânia - Em frente ao Museu do Ipiranga - São Paulo

Atualmente toca no grupo Os Vilanenses e no Die Talzelmusi do C.C. 25 de Julho.

Os Vilanenses


Die Tanzelmusi


Se tivesse tempo sobrando, Sr. Wilson, já deixou entender, que participaria dos ensaios do grupo de Harmônicas Blumenau do C.C. 25 de Julho - instrumento que deu início a sua carreira musical.

Quem sabe no futuro!



Uma vida e um belo exemplo de persistência para a prática da atividade de sua vocação – a música, não importando os percalços. A música, com a qual, o Sr. Schaade constrói pontes e se torna exemplo para a sua família que o acompanha maciçamente nas atividades culturais do C.C. 25 de Julho de Blumenau e com quem comunga as inúmeras amizades conquistadas nesta rica trajetória cultural.

No final de semana, o Grupo folclórico do C.C. 25 de Julho de Blumenau, estará dançando e participando de comemorações festivas da família Schaade, em Agrolândia - as bodas de Diamante do Sr. Gerhard e Linda Schaade, pais do Sr. Wilson Schaade.



Família Schaade - no momento das Bodas de ouro do
casal Gerhard e Linda Schaade
   Estaremos lá!!!





Nenhum comentário: