quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Instituto Histórico de Blumenau - IHB no Centro Cultural


A primeira reunião do Instituto Histórico de Blumenau - IHB, em 2013, aconteceu no C.C. 25 de Julho de Blumenau. 

Na reunião estiveram presentes:

Sra. Terezinha  Heimann
Sr.Adalberto Lauro Cordeiro
Sr. Lauro Bacca
Sra. Êdela Bacca
Sr. Evaristo Kuhnen
Sra. Mabeli Espíndola
Sr. Marcos Schroeder
Sra. Carmem Regina Goldacker
Sra. Ana Maria Ludwig
Sra. Suel Petry - Sócia do C.C. 25 de Julho de Blumenau
Sr. Sávio Abi-Said 
Sra. Angelina Wittmann - Diretoria de Comunicação - Site/Blog do C.C. 25 de Julho de Blumenau
Sra. Daniela
Sr. Clau Jensen - Criador Site /Blog do C.C. 25 de Julho de Blumenau
Sr. Nelcio Lindner
Sr. Hans Prayon  - Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau

Na pauta da reunião, entre outras questões estivem em destaque o relato dos projetos em  andamento dentro do IHB; a definição  e prioridades de projetos para o ano de 2013 e a coleta de dados para elaboração de cartas para o Prefeito Municipal de Blumenau - Sr. Napoleão Bernardes,  Secretário de Turismo - Sr. Ricardo Stodieck e para o Presidente da Fundação Cultural de Blumenau - Sr. Sylvio Zimmermann.

Em destaque -  a criação do Blog do IHB, com a coordenação do Sr. Clau Jensen, integrante da Equipe e criador do Site/Blog do C.C. 25 de Julho de Blumenau. 

Além das questões da pauta, foi comentado:
  • A publicação, em dois volumes, do Deutsche Kolonie Blumenau;
  • A Exposição Fritz Müller está na cidade de Munique;
  • Apontamentos e sugestões de Projetos, da região, para a Programação Alemanha + Brasil 2013 e 2014.
A próxima reunião do IHB acontecerá no dia 18 de Fevereiro.
Algumas imagens da noite...









 


Debates sobre História e Cultura, na cidade de Blumenau!






5 comentários:

Adalberto Day disse...

Senhora Angelina
Parabéns pela postagem, pelas fotos postadas e pela seriedade dos trabalhos executados, e a pauta das reivindicações.
Trabalhos sempre voltados para se obter bons resultados para nossa comunidade. Precisamos ainda melhorar muito em nossa cidade. Contratação de museólogos para nosso arquivo histórico, e outras funções. Aproximar mais pesquisadores e historiadores, pois não devemos ter apenas uma opinião ou um(a) historiador(a). Carecemos de muito mais para que possamos progredir ainda mais.
Precisamos rever alguns conceitos sobre nosso patrimônio maior que é nosso centro Histórico, principalmente na Avenida Duque de Caxias, para que não seja mais ainda descaracterizado que está. Já comentei muitas vezes sobre isso, para depois não sermos cobrados no futuro e só ver fotos antigas.
Claro que compreendo que devemos compartilhar o antigo com o novo, mais temos outros lugares para fazer dessa forma, neste local do início da XV até a ponte Pedro da Silva, como Av. Duque de Caxias, Rua Alwin Schrader, devemos preservar o máximo, e novas construções com características que lembrem nossa origem, é só uma parte da cidade. Acompanho muitos, mais muitos turistas reclamando este fato.
Temos que agir, jamais aceitar que nosso novo arquivo histórico seja sem alguma característica Germânica, ou até quem sabe agrupando Italiana, pois este é o nosso ponto de referencia histórica. Não podemos mais esperar, o novo arquivo histórico precisa sair do papel, caso contrário podemos perder muita história importante por falta de espaço que há muito tempo deixa a desejar.
Também precisamos que nessa cidade alguém tome providencias urgentes sobre o prédio ou esqueleto do C.N. América, uma vergonha para nossa cidade e centro histórico....até quando esse descaso esse desmando que não conseguimos resolver.
Prefeito novo, secretário novo da cultura e as esperanças se renovam.
Procuro sempre colaborar no que posso, e agradecer por me manter no grupo IHB – sem poder estar presente as reuniões, devido minhas dificuldades.
Parabéns a todos pela dedicação.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história.

Angelina Wittmann disse...

Boa noite Sr. Adalberto... Sempre bom as trocas de idéias sobre a História e a Cultura, com Senhor. Sim, há muito que fazer, muito mesmo. É preciso rever a atualizar alguns conceitos e munir aqueles que decidem de informações técnicas e análises sérias sobre as várias questões da cidade no que tange espaços, história, memória, atividades culturais e sociais dentro destes espaços. Enquanto existir fagulhas de boas trocas, com olhares para a mesma direção, temos esperanças. Agradecemos seu depoimento e estimamos que em breve... Muito breve o tenhamos, junto com esta equipe... Contribuindo de maneira brilhante, com os trabalhos. Abraço fraterno.

Adalberto Day disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adalberto Day disse...

Obrigado Senhora Angelina
Admiro seu trabalho em prol de nossa cultura, nossa gente
Parabéns
Adalberto DAy

Angelina Wittmann disse...

Somos uma boa Equipe!
Abraços...