segunda-feira, 25 de julho de 2016

Dia da Imigração Alemã no Brasil

Na data de hoje comemoramos a chegada dos primeiros imigrantes alemães no Brasil. Esta teria sido a primeira imigração organizada pois antes destes já outros haviam aqui chegado.

Para comemorar esta data aconteceu no sábado na Fundação Cultural de Blumenau uma homenagem com a participação de grupos culturais. O Coral Masculino Liederkranz do nosso Centro Cultural também esteve presente. Cantando o Hino da Alemanha e o Hino Nacional Brasileiro foi uma abertura emocionante.

O Pastor Flávio Luiz Peiter, proferiu algumas palavras como representante da Igreja Luterana, confessionalidade dos primeiros imigrantes que chegaram em Blumenau. Este destacou que na bagagem traziam o que lhes era mais importante para este novo início: a Bíblia, o Hinário e o Catecismo. Estas foram também as bases para a construção de suas vidas, base também para o trabalho educacional: até os 14 anos era necessário aprender a ler, escrever e cantar.
Pastor Flávio Luiz Peiter - Foto: Roswitha Ziel
A professora Sueli Petry, representando a Fundação Cultural relatou sua emoção quando da sua estada em Hamburgo, principal porto de saída dos imigrantes, ao ver o Rio Elba. Ali recordou das inúmeras cartas escritas pelos imigrantes na sua despedida da terra natal. Emoção que a fez entender mais ainda a imensa coragem que os levou para este grande passo em suas vidas.
Também o prefeito municipal Napoleão Bernardes fez uso da palavra parabenizando a todos que lutaram e ainda lutam pela causa da cultura alemã, base de nossa cidade.
Professora Sueli Petry - Foto: Roswitha Ziel
Prefeito Napoleão Bernardes - Foto: Roswitha Ziel
Após as falas foram colocadas flores no monumento Dr. Blumenau, na praça em frente à Fundação Cultural.
Monumento do Imigrante - Foto: Roswitha Ziel
Corbélia do Consul Hans Dieter Didjurgeit - Foto: Roswitha Ziel
Corbélia do Centro Cultural 25 de Julho - Foto: Roswitha Ziel
Retornando para a Fundação o Coral Masculino Liederkranz executou algumas canções populares alemãs.
Liederkranz do CC 25 de Julho - Foto: Roswitha Ziel

Em seguida um grupo de folcloristas da AFG apresentou danças folclóricas com valsa, polca e mazurca. Os presentes tiveram também oportunidade de participar dançando com os folcloristas. Esta prática das danças de integração com troca de parceiros é muito comum no folclore e proporciona a todos uma sensação de alegria por poderem fazer parte do grupo, de sentir que a dança é universal e une a todos que participam, sem distinção.
Apresentação Grupo da AFG - Foto: Roswitha Ziel

Apresentação Grupo da AFG - Foto: Roswitha Ziel

Apresentação Grupo da AFG - Foto: Roswitha Ziel

Integração na dança - Foto: Roswitha Ziel

Dança de Integração com o Grupo da AFG - Foto: Roswitha Ziel

O almoço em seguida esteve a cargo do chef alemão Heiki Grabole do Senac, que trouxe um prato especial: Erbseneintopf - Ensopado de ervilhas. Este prato é muito comum na Alemanha e traz além da ervilha ingredientes como batata, cenoura, salsão. É servido com salsicha bock ou viena.

O evento teve apoio do Centro Cultural 25 de Julho, da Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí -AFG e da Associação das Atrações Germânicas de Blumenau - AAGB. Também estiveram presentes os Clubes de Caça e Tiro com seu trio de realezas.
Realeza dos Clubes de Caça e Tiro - Foto: Roswitha Ziel



Grupo de apresentação da AFG - Foto: Roswitha Ziel

Um comentário:

Renate Sybille Odebrecht disse...

Obrigada pelos textos e pelas fotos, cara Roswitha Ziel. Já por dois anos consecutivos um forte resfriado nos impediu de comparecer à homenagem aos imigrantes nossos avós e bisavós. No passado comparecíamos sempre,ficaram na nossa lembrança as manhãs muito frias, o prazer de ouvir o Coro Masculino do Centro Cultural 25 de Julho, o gostoso café quente e as cucas servidas após, lá aos pés do Monumento.
De fato, os valores culturais trazidos pelos nossos antepassados, temos que resgatá-los para podermos ser herdeiros deles. O principal valor é a língua. A língua é a expressão de uma cultura.