terça-feira, 19 de junho de 2012

O Retorno Ferroviário no Vale do Itajaí - Seminário de Chapecó

O ministro dos Transportes, Sr. Paulo Sérgio Passos anunciou, durante o seminário “Ferrovias e Desenvolvimento Regional”, nesta segunda-feira , dia 18 de junho - Chapecó - SC, que as primeiras ações para implantação do sistema ferroviário em Santa Catarina iniciam neste ano. 
O evento, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e pela Frente Parlamentar das Ferrovias do Congresso Nacional reuniu lideranças políticas, entidades de classes do Estado e Comissões. 
Foi publicado o edital de contratação dos estudos e projeto do trecho que fará a ligação entre Chapecó e Porto de Itajaí - cerca de 400 quilômetros de extensão. São os procedimentos iniciais para a implantação da Ferrovia da Integração no Estado. A licitação deverá ser concluída até agosto de 2012. Lembramos que mais ou menos no leito previsto para a Ferrovia da Integração foi construída, a partir de 1907 e inaugurada em 1909, a única ferrovia construída com tecnologia alemã - EFSC - e não com tecnologia inglesa, predominantes na maioria da ferrovias, na mesma época, em território brasileiro.
EFSC - leito ferroviário linear ao traçado da rua Bahia em  dois tempos distintos. 
Foto da década de 70 - Século XX e  foto de Angelina Wittmann - ano de 1996.

De acordo com o Ministro de Transportes, Sr. Passos, o estudo avaliará a articulação com o Corredor Ferroviário do Paraná, além de definir o melhor traçado da linha férrea no Estado e os modos e modelos operacionais do transporte. Até então, era sabido que seria pelo Vale do Itajaí.
Além deste trecho, outros dois projetos ferroviários estão previstos nos Programas de Aceleração de Crescimento - PAC1 e PAC2: a Litorânea e a Norte/Sul.

Ministro dos Transportes - Sr. Paulo Sérgio Passos 

Há rumores de que há lobe para que se tire
 o traçado do Vale do Itajaí. 

Contamos com nossas representações políticas, 
para que isto não passe de especulações!


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