domingo, 17 de junho de 2012

Momentos - Noite Alemã de Queijos e Vinhos - Ein Fränkisher Abend


Aconteceu, na última sexta feira - dia 15 de junho, mais um evento do calendário permanente do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Ein Fränkischer Abend - Noite Alemã de Queijos e Vinhos. Este evento foi uma adaptação do evento criado pelo C.C. 25 de Julho - Queijos e Vinhos. Nesta adaptação mudaram as iguarias servidas no evento, estas da culinária alemã da região da Francônia - norte da Baviera  - Alemanha. É sabido por muitos que é desta região a origem de algumas famílias fundadoras do C.C. 25 de Julho de Blumenau e uma das maiores produtoras de vinho - naquele país. Por conta disto há folguedos e festivais tradicionais  relacionados à colheita da uva e à produção do vinho, produto da fruta de seus vinhedos

Para relembrar...
Francônia

 
Início do século XIX
 



A Francônia é um região geográfica e histórica da Alemanha, localizada ao norte do estado da Baviera.


A região  tem uma área territorial de 23.006 quilômetros quadrados equivalente a aproximadamente, a 1/3 do território do estado da Baviera.
















O estado de Baden-Württemberg está localizado ao sudeste de Francônia, ao seu norte está o estado  Turíngia e ao leste está a República Checa. As três maiores cidade da região de Francônia são: Nurenberg, Würtzburgo e Fürth. A região  é atravessada pelo rio afluente do Rio Reno – Rio Meno do sentido leste ao oeste e também pelo canal d´agua Reno-Meno-Danúbio que faz ligação entre o Rio Danúbio e Rio Meno.
Nurenberg
 














Francônia é dividida em três Distritos administrativos (regierungsbezirke) que pertence ao estado da Baviera:
Fracônia Superior (Oberfranken): Capital -  Bayreuth
Fracônia Central (Mittelfranken): Capital  - Ansbach
Francônia Inferior (Unterfranken): Capital - Wurtzburgo

Clicar para aumentar
Na região de Francônia é produzido o vinho com maior qualidade e até mesmo, com garrafas diferenciadas, as quais apresentam volumes e formas diferentes das comumente usadas –  conhecida como “Bocksbeutel”.

Em toda a região, as uvas são colhidas manualmente, envolvendo todas as famílias, desde crianças aos avós. Geralmente, contam com a presença de familiares que residem na cidade e em outras cidades, para ajudar na colheita.
Weinernte


Com o término da colheita, quando a uva se encontra em tanques de fermentação, a satisfação é muito grande e todos comemoram com alegria e agradecimento, na festa do vinho – Weinfest.
Para o Weinfest, é escolhida, entre as moças da comunidade - A Weinprinzessin - Princesa do Vinho. 
Como aconteceu com a filha Teresia de um músico do  Winzerkapelle Rödelsee da cidade Rödelsee - Herr Ullrich Hess. Herr Hess feliz e honrado nos comunicou a notícia, estampadas nos jornais da sua região, de que sua filha fora escolhida a nova Princesa do Vinho.

clicar para ampliar
 Srta. Teresia Hess representando Rödelsee em uma festa na cidade de Hammelberg (cidade mais antiga da Francônia).
 
(Da esquerda) o presidente da Sociedade de Vinhos, Marcel Hümmler - Vinho Wirmsthal - princesa Bárbara Brand, Vinho Kleinlangheim - princesa Anna Komander, Vinho Francônia  - rainha Melanie Unsleben, Vinho para carnes de hambúrguer - Princesa Julia Schaefer, Vinho de Rödelsse - princesa do Teresa Hess e o prefeito de Hammelberg - Sr. Ernst Stross.
Foto: Barbara Oschmann

Na noite de sexta feira no C.C. 25 de Julho de Blumenau, os convidados começaram a chegar  antes de 20:30h. - horário previsto para o início,  para não perder nenhum momento da noite cultural e gastronômica promovida.

Ein Fränkisher Abend - Noite Alemã de Queijos e Vinhos iniciou com a apresentação da Weinprincezessin 25 - pelo Sr. Rolf Haas,  que fez muito bem as honras da casa   no lugar do Presidente e do Vice Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau, os quais não puderam estar presentes no momento para iniciar o evento. 

A nova e primeira Weinprinzessin do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Srta Vanessa Santiago, folclorista do grupo folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe  recebeu a faixa do Sr. Wilfried Volkmann - Ex Presidente do centro cultural e pesquisador, que nas horas de folga vem dedicando o seu tempo para resgatar a história do clube - com o o objetivo de publicá-la em breve.


A Srta. Vanessa irá representar o centro cultural, com a faixa de rainha do C.C. 25 de Julho de Blumenau, nas próximas Olimpíadas Culturais da ACCTB, nos meses de julho e agosto, contando deste já com o engajamento de muitos sócios  em mais este evento importante na cidade de Blumenau, através de suas participações nas várias modalidades deste encontro. Em Breve mais informações.
Na Noite alemã de Queijos e Vinhos, nossa Weinprincezessin conversou com os convidados, sócios e amigos do centro cultural, presentes na noite festiva e distribuiu a carta de vinhos alemães.

























Srta Vanessa Santiago, com seu noivo, também folclorista do Blumenauer Volkstanzgruppe - Sr. Ferdinand Wagner. Sr. Ferdinando e outros folcloristas do grupo folclórico do C.C. 25 de Julho de Blumenau, sob a coordenação da Sra. Roswhita Ziel, serviram as bebidas e principalmente, vinho. Tradição no centro cultural neste evento, em especial.

A música...


Quem tocou na noite foi o grupo musical do centro cultural - Die Tanzelmusi, que apresentou músicas originárias da região da Francônia. Seu coordenador, Sr. Stefan Ziel, mantém laços com músicos daquela região e a partir de partituras originais, ensaiam o repertório do Die Tanzelmusi para suas mais variadas apresentações, seja com o grupo folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe, no Oktoberfest ou nos eventos do centro cultural. 

Sua música pode ser, em um primeiro momento, desconhecida para muitos, mas é o resultado de um bonito trabalho de resgate efetuado pelo Sr. Ziel e seu grupo, durante seus momentos de folga. Resgate da música alemã original folclórica de raiz. Segundo Sr. Ziel - é um tipo de música que está correndo riscos de desaparecer se os jovens não resgatá-la ou mesmo tocá-la. Nós que estivemos  na noite de sexta no C.C. 25 de Julho de Blumenau, tivemos o privilégio de poder ouvir a arte musical a partir da originalidade da manutenção cultural  dos antepassados de alguns familiares que ajudaram o fundar o C.C. 25 de Julho de Blumenau.







Um pouco de imagens da noite de sexta feira - Noite Alemã de Queijos e Vinhos...



 




Sr. Hans Jürgen Jopp (Sptiz) (Esquerda) retornou de viagem pela Europa e Austrália
Festejado e abraçado pelos amigos.  Nesta foto - com o  Sr. Oswin Reinstenbach.
Sr. Jopp é músico e pianista do Coro Masculino Liederkranz


Brasão da Frencônia nos trajes de alguns senhores presentes













Logo foi servido o jantar, com pratos da culinária da Francônia - Baviera - acompanhado de queijos e vinhos.












Die Tanzelmusi tocando durante o jantar
Sorrisos, alegria e espaço para dançar ao som do folclore da Francônia...

Valsa da Weinprinzessin do C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Outros momentos...













O C.C. 25 de Julho de Blumenau cria oportunidades e apresenta seu espaço àqueles que preservam e apreciam suas tradições e cultura - através da música, dança e gastronomia.



Nenhum comentário: