terça-feira, 14 de julho de 2015

Assembleia Extraordinária da Federação dos Centros de Cultura Alemã no Brasil (FECAB)

Mensagem recebida por e-mail...

"A FECAB - Federação dos Centros de Cultura Alemã no Brasil - realizou uma Assembleia Extraordinária, no dia 04/07/2015, nas dependências do Centro Cultural 25 de Julho, em Porto Alegre. A FECAB é sucessora da antiga Federação dos Centros Culturais 25 de Julho e tem por objetivo coordenar as atividades das associações de cultura alemã no Brasil, servindo de elo de ligação, de intermediadora, entre estas entidades com entidades afins da Alemanha, Áustria e Suíça, bem como com entidades do gênero em outros países. 
Desde o trágico falecimento de seu presidente, sr. Jorge Wolfgang Globig - (em Berlim, Alemanha, em 21/06/2013) - e poucos meses depois da sua esposa, sra. Labrisa Globig, a FECAB estava quase desativada. Assim mesmo, segundo depoimentos dos presentes, as associações culturais alemãs no Brasil continuam ativas. Umas, com crescentes dificuldades; outras, com avanços dignos de nota.
Em Caxias do Sul, por exemplo, onde a colonização e a cultura italiana são notáveis, foi fundada a "Associação Cultural Alemã ALLES GUT". O Coral do Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre já empreendeu cinco (5) tournées à Alemanha, Áustria e Suíça. Em Santa Maria do Herval (Teewald), o "dialeto Hunsrückisch" é ensinado nas escolas municipais com o objetivo de preservação cultural. Este dialeto é reconhecido, por Lei Estadual, como "Língua-Patrimônio Cultural do Estado do Rio Grande do Sul". Grupos folclóricos, danças típicas e outras atividades culturais estão em atividade em diferentes Estados do Brasil. 
    
Para "re-embalar a FECAB", foi eleita uma Diretoria, que ficou assim constituída:
- Presidente; Décio Krohn, de Porto Alegre;   Vice-Presidente: Ademir Rost, de NovaPetrópoilis;
- Secretário: Arlindo Mallmann, de Porto Alegre;  2º Secretário: Dieter Kleine, de Gramado;
- Tesoureira: Verônica Sônia Kühle, de Porto Alegre;   2º Tesoureiro: Dênis Simões, de Porto Alegre;
- Diretor de Comunicação: Nelson Bergmann Peter, de Caxias do Sul;  Vice: Mabel Dewes, de        Santa Maria do Herval (Teewald);
- Diretor de Patrimônio: Cláudio Rufino, de Ijuí;  Vice: Solange Maria Johann, de Santa Maria do Herval (Teewald);
- Conselho Fiscal: Erlo Adolfo Endruweit, de Ijuí (RS);
                              Altair Reinehr, de Maravilha (SC);
                              Stefan Graf von Galen, de São Paulo (SP);
- Suplentes: Dieter Berner, de Blumenau (SC);
                    Newton Schner, de Ponta Grossa (PR);
                    Hilda Braun, de Domingos Martins (ES).
As diferentes Associações de Cultura Alemã no Brasil, filiadas à FECAB, poderão regularizar a sua situação com a Entidade Maior e as ainda não filiadas estão sendo convidadas a se filiar também."

Foto do Facebook do Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre

Nenhum comentário: