sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Advento - o que é isto?


No próximo domingo inicia a época de advento. A palavra tem sua origem no latim, adventus = chegada, sendo a terminologia original Adventus Domini = chegada do Senhor. Advento tem uma grande significância para os povos cristãos que nesta época se preparam para o nascimento de Jesus. Da mesma forma aponta para a segunda vinda de Jesus, deixando a mensagem de que devemos estar preparados.

Foto: http://mastersdust.com
Originalmente esta época estabelecia também um tempo de jejum, que compreendia o período desde 11 de novembro até a antiga data da festa de Natal, dia 6 de janeiro – Festa de Epifania do Senhor. Por ser um tempo de contemplação e meditação não aconteciam festas nem era permitido dançar. Em 1917 o jejum de advento foi extinguido pela igreja católica.
O advento da forma como hoje é lembrada remonta ao século 7, denominada de tempus ante natale Domini – tempo que antecede o nascimento do Senhor. Na igreja romana ocidental eram comemorados entre 4 a 6 domingos de advento, até que o Papa Gregório I fixou em 4 domingos. Estes 4 domingos relacionavam os 4 milênios que, segundo a escrita histórica da igreja os homens precisaram esperar pelo Salvador após a queda do homem no paraíso. Esta regulamentação foi acatada pelo Concílio de Trento (1545 a 1563) e firmada oficialmente em 1570 pelo Papa Pius V.

Com o início da época de advento inicia também o novo ano eclesiástico. Este ano, o primeiro domingo de advento coincide com o dia 1º de dezembro, o que nem sempre é o caso. 
A real duração da época de advento varia em função de que seu início está atrelado a um domingo e seu final a uma data fixa, 24 respectivamente 25 de dezembro. Assim o último domingo de advento sempre será o domingo que antecede o dia 25 de dezembro, que pode assim variar entre os dias 18 e 24 de dezembro. O primeiro domingo de advento pode então variar entre os dias 27 de novembro e 3 de dezembro.
 
Fonte: http://de.wikipedia.org/wiki/Advent

Nenhum comentário: