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domingo, 17 de julho de 2011

Mostra sobre Irmãos Grimm vai além dos contos da carochinha

Deutsche Welle
Evento reúne tecnologia e fantasia


Projeto do Instituto Goethe correrá o mundo. Bosque virtual de 80 metros quadrados promete destilar o essencial dos contos de fada, assim como redescobri-los em nosso tempo. E, ao fim, terá nascido um novo conto mundial.


 A gata Borralheira, A Bela Adormecida, Os três porquinhos: na Alemanha, na Europa e muito além, quase todo mundo conhece as narrativas compiladas por Jacob e Wilhelm Grimm a partir do folclore oral. Há 200 anos, os dois irmãos nascidos em Hanau, na região do rio Meno, publicaram sua coletânea de "contos infantis e domésticos", e o Instituto Goethe aproveita a ocasião para lançar uma mostra itinerante. Após a abertura em novembro, em Munique, ela dará a volta ao mundo. Entretanto a exposição se propõe a bem mais do que recordar os velhos contos da carochinha.

O mundo dos contos em 80 metros quadrados

Um mundo distante com personagens fantásticas, começando com "Era uma vez..." e concluindo com "... e viveram felizes para sempre". Esta é a imagem que a maioria das pessoas faz dos clássicos contos de fada. Porém a mostra itinerante do instituto cultural alemão não se contenta em repeti-los.

Jacob e Wilhelm Grimm
Os clássicos dos Irmãos Grimm e seu jubileu histórico são apenas um pretexto, pois a meta é comunicar conteúdos essenciais, explica Robert Müller, diretor de criação da agência facts & fictions, que organizou a exposição.

Trata-se de destilar o que há de genérico na estrutura dos contos de fadas, estabelecer uma espécie de gramática subjacente. Pois toda história precisa de heróis e vilões, vitoriosos e perdedores, personagens boas e malvadas. Por mais fantásticos que sejam, os contos sempre seguem padrões recorrentes. Além disso, ensinam regras claras: no fim, os virtuosos sempre vencem, traição e mentiras são punidas. Na mostra do Instituto Goethe, os conteúdos narrativos são apresentados através de focos temáticos, instalados num bosque artificial, de maneira multimidiática e bem visual, com pouco texto e frases curtas e concisas.

Para abrigar essa ideia e, ao mesmo tempo, criar uma atmosfera propícia, a diretora do projeto, Kristine Klein, criou árvores de fácil execução, a partir de moldes recortados em madeira, encaixados uns nos outros. A fim de que a exposição possa realmente ser levada a todo o mundo, o material tinha que ser extremamente prático, de fácil transporte, resistente ao calor e à umidade elevada. Árvores e equipamento técnico tinham que caber num área de 80 metros quadrados e poder ser transportados em sete caixotes. Ainda assim, a floresta multimídia pesa algumas toneladas.

Conto de fadas mundial


Uma das estações interativas do projeto que dará volta ao mundo















Através de fones de ouvido, a mostra oferece duas modalidades de narração dos contos: uma tradicional e uma em forma de rap. Além disso, diversos jogos ilustram o relato das histórias e as numerosas formas de apresentá-las. Para compreender melhor os cantos da carochinha, Kristine Klein desenvolveu uma teoria de tipos, contendo três figuras boas e três más. A estação dedicada às heroínas, por exemplo, explica a Bela Princesa, a Pobre Menina e a Velha Sábia.


Além disso, procura-se sempre estabelecer a relação com o tempo atual. Afinal de contas, também nos romances fantásticos modernos existem heróis, e a publicidade também recorre ao mundo das fadas. Assim, por exemplo, os cremes antienvelhecimento são, no fundo, uma espécie de poção mágica. Um baú de tesouros, que complementa o bosque de fantasia, contém sugestões para outras analogias e comparações.


A mostra tem um caráter eminentemente educativo, e se presta tanto a apoiar os professores do Instituto Goethe em suas aulas, como a ser explorada pelos visitantes individualmente. Mas, além de proporcionar a oportunidade de escutar, ler e entender melhor as narrativas, diversas estações do bosque convidam o frequentador a inventar seu próprio conto fantástico: através de um iPad instalado sobre um pedestal, todos têm a oportunidade de participar da criação de um conto sem fim.


E assim, o organizador da exposição Robert Müller espera que, ao fim da turnê, tenha nascido um novo conto de fadas mundial.

Autor: Günther Birkenstock / Augusto Valente
Revisão: Carlos Albuquerque


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